terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESPERANÇA PARA QUEM ENFRENTA SOLIDÃO

Você já se sentiu sozinho? Se sua resposta é sim, você não é o único. O que é solidão? O dicionário Aurélio define solidão como um “estado do que se encontra ou vive só, isolamento”. Mas o mesmo dicionário também define a mesma palavra como “situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade”. Talvez você não viva em um lugar ermo ou despovoado, mas esteja se sentindo solitário e sem esperança.

A Bíblia apresenta alguns personagens que enfrentaram a solidão. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Re. 17:1-7). Jó perdeu os bens, família, saúde, e os únicos “amigos” que ficaram ao seu lado o acusavam de pecar. Ele estava acompanhado, porém só. Daniel ficou só na cova dos leões durante uma noite inteira. João ficou só na ilha de Patmos.

Mas talvez a maior solidão tenha sido experimentada por Jesus no Getsêmani e na cruz. Ele ficou só. Os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto (Lc. 22:39-46). Na cruz, Ele também estava só. Seu clamor foi “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” (Mt. 27:46). Ele estava só.

No entanto, o homem não foi criado para viver sozinho. Ao criá-lo, Deus declarou que “não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2:18). Apesar de referir-se ao casamento, este texto também diz respeito aos relacionamentos, por isso Salomão diz que “melhor é serem dois do que um...” (Ec. 4:9-12).

Como vencer a solidão? A melhor receita foi prescrita por Jesus quando disse que “onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles” (Mt. 18:20).
Por isso, em primeiro lugar, tenha um relacionamento saudável com outras pessoas através do ambiente do Pequeno Grupo (“dois ou três reunidos em Meu nome”). Ali a solidão é banida, pois é o lugar onde Deus está presente, amigos se encontram, sonhos são compartilhados e orações são atendidas.

Em segundo lugar, procure relacionar-se com as pessoas através da igreja, comunidade e estreitando a amizade com um amigo. A Bíblia afirma que “há amigos mais chegados que um irmão” (Pv. 18:24), e este certamente poderá lhe ajudar.

E, acima de tudo, tenha esperança e certeza de que Deus está ao seu lado. Ele afirmou: “não temas, porque Eu sou contigo...” (Is. 41:10), e Jesus disse “eis que Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt. 28:20). Isso fará você se sentir feliz e acompanhado.

Pr. Evandro Fávero

1 comentários:

Gostei do texto. Bastante pertinente quando nos asseguro da presença de Jesus em todos os dias de nossa vidas. Um acalento para dias em que nos sentimos fragilizados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More