domingo, 6 de dezembro de 2009

ÉTICA DO CRISTÃO – I

“Naquele tempo não havia rei em Israel, a cada um fazia o que bem queria.” Juízes 21: 25. (BLH)

Não existe cristianismo sem ética. A ética é a ciência da moralidade, e responde à pergunta: “Por quê?” Já a moralidade responde a pergunta: “Como?” A ética repousa em princípios.

Na sociedade atual, a situação é muito preocupante. O desinteresse pelos princípios de ética cristã atingiu uma dimensão alarmante. O último verso de Juízes também pode ser aplicado à sociedade dos nossos dias: a maioria das pessoas faz “o que bem queria”. As CPIs estão mostrando isso.

Há três fatores que devem determinar a ética cristã:

1. A DOUTRINA DO HOMEM:

Neste milênio, mais que nos anteriores, a maioria das pessoas mantém uma visão equivocada a respeito do homem. Uns dizem que ele é produto da natureza, um animal que evoluiu. Outros que ele é resultado de uma guerra entre forças internas e influências externas durante a infância. Alguns que ele é produto de forças econômicas. Ainda há os que acham que “o homem está aqui”, e isso é tudo.

Quando uma pessoa não crê que veio das mãos de Deus, pode-se afirmar que acaba não desenvolvendo uma escala correta de valores. Faz suas próprias normas. Este é o grande problema que enfrentamos hoje. Vivemos num mundo em que as pessoas não sabem de onde vieram, nem para onde vão. Assim, criam os seus próprios caminhos. Onde não há temor de Deus, acaba não havendo boa conduta.

O cristão deve ter uma visão bíblica sobre a origem do homem. Tememos, obedecemos e glorificamos a Deus, porque Ele é o Criador, e nós Suas criaturas. Dependemos dEle em tudo. Deus estabelece o padrão de conduta. Criados a Sua imagem, cremos que nossa norma é fazer a Sua vontade.

O perigo é ignorarmos que as normas de justiça e retidão só podem ser vividas com o poder do Espírito Santo em nossa vida, porque nosso senso moral de ética é ditado pela Palavra de Deus, e não pelas opiniões em voga no mundo.

Na próxima semana abordaremos os outros fatores que devem determinar a ética do cristão.
Feliz semana!

Pr. Thomas Kloppe
Distrital em Laguna – SC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More