terça-feira, 16 de março de 2010

O PRESENTE A PRESENÇA

Abaixo o terceiro sermão apresentado durante o mês de fevereiro e início de Março em todas as igrejas adventistas no território da Associação Central Paranaense no programa IMPACTO ACP:

"Que semana corrida, não é mesmo? Como o tempo passa? Mais do que nunca precisamos aprender a valorizar o tempo, pois ele passa muito rápido. Ouçam esta reflexão:

"Para saber o valor de 10 anos, converse com a um casal recém divorciado. Para saber o valor de 4 anos, fale com um recém formado. Para saber o valor de 1 ano, questione um aluno que foi reprovado. Para saber o valor de 9 meses, chore com uma mãe cujo bebê faleceu. Para saber o valor de 1 semana, pergunte a um editor de revista ou jornal. Para saber o valor de 1 hora, observe namorados ansiosos pelo primeiro encontro. Para saber o valor de 1 minuto, encontre alguém que perdeu o ônibus. Para saber o valor de 1 segundo, ouça o testemunho de quem sobreviveu a um acidente. Para saber o valor de 1 milésimo, note a expressão de alguém que tirou segundo lugar.

"Se o valor do tempo está ligado a propósitos, circunstâncias e à profundidade dos relacionamentos; então para saber o valor de 1 dia, tudo vai depender do que vai acontecer neste dia. Por exemplo, no primeiro dia da Criação, Deus criou a luz. De acordo com a velocidade da luz, Deus deve ter encerrado a sua obra em menos de um segundo. É isto mesmo! A velocidade da luz é de 300 mil km. Em menos de um segundo a luz iluminou tudo e Deus viu que era bom. No decorrer daquela semana, Deus criou o céu, o mar, e tudo o que neles há. Mas no sexto dia, um diferencial da criação aconteceu, Ele criou o Homem à Sua imagem e semelhança. Com certeza no coração de Deus, aquela sexta feira ficou marcada. Mas aquela sexta foi bem atarefada, o que é bem semelhante a algumas sextas feiras que passamos. E foi então que um dos aspectos mais interessante da criação aconteceu. Vamos agora conhecer outra razão contagiosa da nossa fé.

"Em Gênesis 2:1-3 está escrito: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

"Deus fez três coisas no sábado. Ele abençoou, santificou e descansou no sétimo dia. E você sabe o que isto significa? Ao abençoar, o Seu olhar estava voltado para este período de tempo de maneira especial. Quando nós lemos histórias de pais que abençoaram seus filhos na Bíblia, percebemos que era algo muito significativo. A bênção não era mudada ou transferida. O pai se voltava para o filho e fazia uma declaração. E se estudarmos com cuidado veremos que elas se cumpriam. É só lembrar de Jacó e Esaú…

"Deus abençoou o sábado e nenhum dos seus “dias irmãos” receberam a mesma bênção. Tem muita gente por aí trocando a bênção sabática por “pratos de lentilha”.

"Mas Deus também santificou o sábado. Isto denota a presença e o toque de Deus. Lembram de quando Moisés foi chamado por Deus? Ele foi solicitado a tirar as sandálias pois o lugar em que pisava era santo. Por que aquele lugar era santo? Por que Deus estava ali. Por que o sábado é santo? Somente a presença de Deus pode santificar. As 24 horas do sábado são um santuário no tempo. Adentrar as horas do sábado é como entrar na presença de Deus. Se os anjos cobriam a face, com que respeito deveríamos considerar este tempo.

"Propositalmente deixei para o fim o fato de Deus descansar. Ele refrigerou-se, Ele tomou alento, Ele deleitou-se ao passar o primeiro dia de Adão e Eva com eles. Ele trabalhou para criar os céus e a terra em seis dias, mas no sétimo Ele passou em comunhão com os seres que criou à Sua imagem e semelhança. Deus parou no sábado para estar em comunhão conosco. E estar conosco foi um descanso para Ele. Ele gosta de estar conosco. Esta é uma verdade que precisamos divulgar.

"Para Deus, o Sábado é Descanso. E esta é outra razão contagiante de nossa fé. O descanso está no coração do sábado. A palavra sábado em hebraico significa descanso. E me digam quem neste mundo não está cansado? Todo mundo vive cansado, não é mesmo? Vivemos correndo, não dormimos o suficiente, temos uma lista gigantesca de coisas a fazer, estamos viciados em comprimidos que aliviem os sintomas do stress, comemos qualquer coisa a caminho do trabalho, escola, etc. Nosso corpo, nossa mente, nosso espírito está falindo! Estamos exaustos! Fazemos tudo rápido, queremos que as pessoas sejam mais rápidas e ficamos indignados quando encontramos motoristas lentos, computadores lentos, etc.

"Todo mundo que você encontrar estará preparado para ouvir esta verdade contagiante. Mas lembre-se de começar sempre pela primeira – Jesus é Senhor. E no momento certo, de acordo com a direção do Espírito, você vai falar sobre o sábado. E quando fazê-lo, você apresentará o sábado como um dia de descanso e refrigério para a alma. Este é o dia que descansamos em Jesus. O sábado é um prenuncio do Céu. Então faça a conexão. Jesus é meu Senhor e é também, Senhor do Sábado. Mostre que tanto em João 1, Colossenses 1 e Hebreus 1, a Bíblia apresenta Jesus como Criador. Explique que a expressão “No princípio criou Deus”, refere-se a Jesus, O Princípio, O Alfa, O Primeiro. Ele estava lá! Ele passou aquele primeiro sábado com Adão e Eva.

"É importante que entendam isto, por que às vezes as pessoas pensam que Jesus desrespeitou o sábado ao curar ou colher espigas. Leia Marcos 2:27,28 onde nos revela que “o sábado foi estabelecido por causa do homem.” O sábado foi feito para nós e Jesus sabe disto. O sábado foi feito para nosso benefício, e qual seria o maior benefício do que estar no santuário temporal de Deus?

"O sábado foi um presente de Deus para nós. Receber um presente não é algo chato, a não ser que o presente não seja o que você queria. Se não queremos estar com Jesus, o sábado não será um deleite. É por isso que a primeira razão é importante. Se eu não dou o devido valor ao meu Salvador, se Seu amor não me constrange, se Sua presença não me interessa; então, o sábado não será um presente, não será um gozo.

"Êxodo 20 e Gênesis 2 demonstram a mesma verdade – Deus gosta de passar tempo com seus amigos. Ele pediu que não nos esquecêssemos dEle neste dia. Temos um encontro marcado. Ele quer seus filhos repousando em Seus braços. Ele desejou ter um dia para estar com seus amigos. Isto não é lindo?! A semana da criação poderia ser de 6 dias, mas Ele criou mais um dia exclusivo para estar conosco. Em Mateus 11:28,29 é Jesus convidando a vir a Ele, quem estivesse cansado e sobre carregado. Ele deseja nos refrigerar neste dia. Ele quer nos curar neste dia. Ele quer regozijar-se conosco neste dia. Eu penso que se Jesus ficou feliz quando passou aquele primeiro dia com nossos pais, Ele vai gostar de passar este sábado com você.

"Apesar do texto ser bem explícito em relação a Jesus ter descansado, abençoado e santificado o sábado. Tem gente que ainda não entende o que Ele fez. Queridos, durante seis dias, Deus criou animais que seguem instintos, plantas que se desenvolvem de acordo com sua espécie, etc. Mas no sábado, Deus pode relacionar-se com o Homem. Foi neste dia que Ele desenvolveu um relacionamento. O sábado foi feito para o Homem, para beneficiá-lo, para presenteá-lo com a presença de Deus.

"Vocês já perceberam como é a presença de pessoas amigas e queridas que faz a diferença nos lugares que vivemos? Você já voltou a algum lugar que já lhe proporcionou muita felicidade, mas já não foi a mesma coisa pela falta das pessoas? Quem sabe a casa doa avós não é a mesma sem eles? O lugar de infância… Aquele tempo foi especial pelas pessoas que estavam contigo. O sábado só será um descanso se a pessoas certa estiver nEle – Jesus Cristo. Ele é Senhor! Ele é o Descanso!

"Você pode estar pensando que seus sábados não tem tido a presença de Jesus. Quem sabe você queira mudar este quadro. Se você quiser, entregue-se a Jesus e o busque nas primeiras horas do dia. Certamente Jesus lhe ajudará a permanecer com Ele."

Pr. Dwight Nelson
Tradução e versão: Pr. Denny Martins

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More