terça-feira, 16 de março de 2010

O PRIMEIRO VEM PRIMEIRO

Abaixo o segundo sermão apresentado durante o mês de fevereiro e início de Março em todas as igrejas adventistas no território da Associação Central Paranaense no programa IMPACTO ACP.

"Dizem que o famoso Albert Einstein estava viajando de trem quando o cobrador passou e pediu sua passagem. Percebendo que a havia perdido ele começou a procurá-la freneticamente. O cobrador logo reconheceu quem ele era e disse que não precisava se preocupar, pois confiava no professor. Minutos depois o cobrador passou novamente e o professor continuava procurando a passagem. Ele insistiu dizendo que confiava no professor que então lhe explicou: “Rapaz, não é uma questão de confiança, mas de direção. Eu não sei para onde estou indo!” Eu não sei até que ponto Einstein era tão desligado, mas creio que é importante sabermos para onde estamos indo como cristãos. Para onde estamos indo?

"É muito importante sabermos para onde estamos indo como cristãos. Se não soubermos, como diremos aos outros? I Pedro 3:15,16 diz que nós devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós, fazendo-o, todavia com mansidão e temor. Ou seja, eu preciso estar preparado para explicar o caminho que um dia escolhi seguir. E preciso fazê-lo com mansidão e temor. Tem gente que está indo pelo caminho errado ao ofender as pessoas que não pensam como elas. É preciso mansidão e temor. O temor se refere ao respeito com que defendemos nossa fé. Trata-se de uma apologia, uma defesa de nossa fé.

"Vocês já perceberam que nos momentos mais inesperados nós somos surpreendidos com perguntas? No trabalho, na escola, na família, num restaurante, nos lugares mais inusitados; qualquer lugar pode ser o palco para perguntas que nos obrigam a apresentar a nossa fé. Pessoas perguntam em que acreditamos, qual é a nossa denominação, etc. Se você pensa que ninguém vai perguntar isto; pergunte primeiro, e elas perguntarão Segundo. Entenderam? Nós queremos ter a oportunidade de defender nossa fé. Mas diante da oportunidade, defenda com mansidão e temor. A partir de agora até o final desta semana vamos compartilhar algumas razões contagiantes do porquê cremos em Deus. Anote e contagie pessoas para Cristo.

"Muito bem, diante da oportunidade de mostrar o caminho a alguém e defender a sua fé, não comece a explicar o significado do nome da sua igreja. É possível que assim fazendo, nos esqueçamos do que é prioridade. Comece sempre com a razão contagiante número um. Se lhe perguntarem algo sobre sua fé, diga que você crê por que Jesus é Senhor. Nunca separe estas duas palavras. Jesus é Senhor! Infelizmente temos sido confundidos com outras denominações que não reconhecem a divindade do Senhor Jesus Cristo, tais como os Mórmons, as Testemunhas de Jeová, e outras. Tem muita gente confusa por aí. Tem gente que pergunta: “Vocês são aqueles que seguem um regime alimentar severo e tem mais de uma esposa?” Outros dizem: “Vocês são aqueles que vão de casa em casa vendendo revistinhas e não aceitam transfusões de sangue, né?” Portanto para evitar confusão, é importante começar a defesa de sua fé deixando claro que Jesus é Senhor em sua vida.

"Outro motivo é que ao declarer que Jesus é Senhor, você estabelece uma conexão, um ponto em comum. Jesus é a nossa razão de ser. Em Atos 22, vemos Paulo usando esta estratégia. Diante dos judeus ele disse ser judeu. Mais tarde diante da possibilidade de ser açoitado, ele disse ser romano. Ele estabeleceu um ponto em comum. Ele evitou um confront. Esta é a direção certa para estabelecer uma conexão e iniciar o contágio. Se começarmos por pontos de conflito, poderemos comprometer a mensagem. Não queremos repelir, nem ofender, lembram? Nós queremos iniciar uma amizade e “infectar” pessoas com o virus da fé.

"Agora vamos coletar algumas referências bíblicas para defender a razão contagiante número um. Serão textos que você poderia decorar. Sim, você deveria decorar estes textos. Você lembra da data do seu aniversário? Data do casamento? Número do RG? CPF? Senha do cartão de banco ou crédito? Então por que não pode decorar textos da Bíblia? Vamos lá?

"Em João 3:16,17 esta escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternal. Porquanto Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

"Aqui encontramos o primeiro texto que deveríamos usar para defender nossa fé. Sempre comecem com Jesus. Não comecem com Êxodo 20, ou Apocalipse 12. Comecem por Jesus, pois Ele é Senhor, Ele vem primeiro. E não esqueça do verso 17, pois ele ressalta a prioridade de Jesus que é salvar e não julgar. Tem cristãos que estão na direção errada quando pensam que Jesus é um tipo de juiz severo em busca de alguém para condenar. É bem pelo contrário, Ele está buscando quem salvar. Imaginem Jesus olhando atentamente para nós esperando à porta do nosso coração pela oportunidade de entrar e salvar. Jesus nos ama de maneira incompreensível! Ele morreu por nós enquanto éramos pecadores, inimigos do bem. (Rom. 5:6-8) Ele veio para conquistar o amor de quem não quer nada com Ele.

"A única razão de termos interesse em Deus é porque Ele produz em nós o querer e efetuar. A iniciativa é sempre dEle. Ele nos convida, Ele nos motiva, seu Espírito nunca nos abandona. Quando alguém lhe perguntar porque você é um Adventista; responda: “Por que Jesus é meu Senhor! Ele é meu Salvador! Não há benefício algum em ser adventista se não for pelo fato de termos Jesus como nosso Salvador. Qual é o valor da segunda vinda, ou da guarda do sábado, se não for por Jesus?

"Em II Coríntios 5:14,15 lemos: “Pois o amor de Cristo nos constringe, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que pore les morreu e ressuscitou.”

"Este texto fala do amor de Cristo que nos constrange e nós passamos a viver por Aquele que viveu, morreu e ressuscitou por nós. Cristo disse que quando fosse levantado, nos atrairia a Si mesmo. A maneira de Deus nos conquistar não é pelo medo ou coerção, mas pelo amor. Ele deixou tudo, esvaziou-se, assumiu a nossa natureza para reveler-se a nós. Ele veio pelos piores. E ele respeita a nossa liberdade de escolha. Deus é bem diferente de nós. Quantas vezes nós chantageamos as pessoas até que nos “amem”, quantas vezes barganhamos o amor das pessoas.

"A nossa qualidade de amor melhorará por toda a eternidade e nunca chegaremos à total compreensào do amor de Deus. Nós sempre teremos algo a aprender do Seu amor. O amor de dues nos motivará por toda a eternidade. Quando lhe perguntarem sobre as mudanças que fez na vida, diga: “O amor de Cristo me motivou a viver por Ele, assim como Ele viveu por mim. Eu estou disposto a tomar minha cruz e seguí-Lo.” Mas se você ainda não teve esta experiência, é porque você ainda não contemplou a Cristo. Olhe para a cruz nesta noite, seja contagiado pelo amor de Cristo. Faça dEle o seu Senhor e Salvador.

"Em Atos 16:31 diz: “Crê no senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” A história é de quando Paulo e Silas impediram o carcereiro de se matar. Lembram da história? Eloes estavam presos, mas cantavam. Pelo jeito o carcereiro adormeceu, pois o mesmo acordou com o terremoto que abriu a porta das celas. Achando que todos tinham fugido, ele estava a ponto de tirar a própria vida, quando ouviu o grito de Paulo e Silas. Diante da integridade dos apóstolos, o carcereiro desejou saber o que fazia daqueles homens quem eram. Percebam que mesmo num cárcere, é possível que as perguntas sejam feitas.

"É por isso que sempre precisamos estar preparados para dar razào da nossa fé. O carcereiro perguntou: “Que devo fazer para ser salvo?” O que você responderia se lhe perguntassem o que fazer para ser salvo? Eles responderam que ele deveria crer em Jesus. Percebem que eles começaram com Jesus? O Primeiro vem sempre em primeiro e as demais coisas serão acrescentadas. Não há como questionar esta verdade. Mas o que você normalmente responderia? Você mandaria guardar o sétimo dia, separar a decima parte do salário, não comer carne de porco? Ou você sairia correndo em busca de alguém para responder por você? O que você diria? Estaria você preparado para dar razão de sua fé? Se você não sabe, aprenda hoje. Em primeiro lugar vem O Primeiro que é Jesus. Crê no Senhor Jesus! Se confessarmos que Jesus é o Senhor, seremos salvos.

"Espero que você não seja um daqueles que fica discutindo sobre os requisitos da salvação. Espero que você não seja um daqueles que complica o processo. Espero que você não dificulte a própria salvação. Jesus quer salvar você! Ele já morreu por você! Ele não vai morrer novamente. Se você não consegue sentir-se perdoado, será que não está na hora de você deixar os sentimentos e usar a fé? Não baseie sua salvação em sentimentos.

"Lembre-se de que se você confessar seus pecados, Ele é fiel e justo para perdoá-los. Uma vez perdoado, você conseguirá contagiar pessoas para Cristo. Uma vez perdoado, você sempre começará pela razão número um, pois ela o salvou e poderá salvar outros. Não seremos salvos por nenhuma das demais razões que apresentaremos até o final desta semana. Se você não tiver isto bem claro na sua mente, você não será contagiante, você não será contagioso. Se você quer influenciar pessoas, é preciso que você entenda que O Primeiro vem primeiro.

"As pessoas precisam saber que Jesus faz a diferença. Você ainda se lembra de quando você conheceu Jesus? O que aconteceu desde então? Será que as preocupações do mundo tem afastado você dele? Ser que ele não é mais o motivo de sua alegria? O que motiva a sua religiosidade? Se para você, as regras são mais importantes, como você poderá sustentar suas crenças sem Cristo? De que adiantará conhecer as leis, mas não a Cristo? Primeiro vem O Primeiro. O Primeiro é Jesus, o Senhor. Quem tem o Filho tem a vida, mas quem não O tem, não tem a vida. É simples assim. Ou temos ou não temos.

"Ninguém é perfeito, apesar de buscarmos a perfeição. Mas se reconhecermos nosso pecado como o publicano, e pedirmos que Deus lembre-se de nós como aquele ladrão na cruz, Ele vai nos salvar. Pai, Filho e Espírito estão empenhados em nos salvar. E isto pode acontecer agora mesmo se você permitir. Deixe O Primeiro vir primeiro. Deixe as demais coisas para ele conduzir. Saiba pela fé, que Ele te salvou. Dê razão de sua fé começando com Jesus. Contagie as pessoas com a emoção de ser salvo por Cristo."

Pr. Dwight Nelson
Tradução e versão: Pr. Denny Martins

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More