quarta-feira, 3 de março de 2010

SITUAÇÃO E ATUAÇÃO DA IGREJA ADVENTISTA NO CHILE

Graças a Deus hoje começamos a conhecer melhor a situação da região mais afetada pelo terremoto no Chile. Pr. Magdiel Perez, responsável pela secretaria da DSA e Pr. Eber Liessi, presidente da União Chilena (UCH), conseguiram chegar a Talca, Constitución e Concepción. Nossa equipe pôde ouvir pastores e membros e visitar tanto a região quanto os templos e casas de irmãos que forma afetados ou destruídos.

A partir de amanhã, quando a situação já passa a ser mais conhecida, as notícias estarão disponíveis diariamente no portal adventista na internet. Aliás, não deixe de acessar nosso portal e fazer sua doação pessoal à ADRA Chile para ajudar no atendimento às vitimas.

Fico emocionado ao ver a quantidade de Uniões, instituições e a Associação Geral colocando-se a disposição para ajudar, especialmente com recursos financeiros, a reconstrução de nossos templos, escolas e instituições. Alguns, como a União Centro-Oeste Brasileira, já marcaram duas datas para o recolhimento de uma oferta especial em seu território. A ACES, nossa editora em espanhol, que tem uma filial no Chile, também já ofereceu sua ajuda financeira. A Divisão Euro-Africana também enviou sua importante doação para a recuperação da igreja. Nos próximos dias deveremos apresentar à UCH uma proposta oficial de ajuda da parte da Divisão Sul-Americana, Associação Geral, demais Uniões Associações e instituições do território da DSA e outras instituições dispostas a ajudar.

Por favor, continue orando pelo atendimento aos desabrigados e afetados, bem como por nossa família adventista e líderes da igreja no país. Deus continue ao seu lado.

Maranata!

Leia abaixo mais algumas noticias:

O terremoto que afetou grandemente o Chile na madrugada do dia 27 de fevereiro, deixou como conseqüência vários edifícios da Igreja Adventista destruídos ou vulneráveis nas regiões de Bio Bio ou Araucania. Entre esses edifícios se encontram três instituições educacionais com danos estruturais: o Colégio Adventista de Quirao, o Colégio Adventista de Temuco, e a Escola Adventista de Talcahuano.

Em Temuco, o teto do ginásio do Colégio situado na rua Portales, caiu e ficou a um metro do chão, e ao mesmo tempo a Escola de Talcahuano foi inundada pelo maremoto que arrasou com a costa da Oitava Região horas depois do terremoto.

Por outro lado, a Igreja Central de Concepción, que contava com um templo com capacidade para 700 pessoas, só conserva a fachada, já que seu interior foi completamente destruído. A Sede da Associação Sul do Chile, não sofreu danos maiores, unicamente o dano a uma das portas, que pode ser remediado sem maiores inconvenientes.

No momento está sendo preparando uma listagem com as condições dos demais edifícios da igreja e também dos irmãos, mas esse processo tem sido dificultado, especialmente na região de Concepción, já que os telefones continuam sem comunicação, não há água, nem luz, nem se vende combustível. Os 15 Pastores da região se encontram bem com seus familiares, sendo acolhidos por irmãos ou outros colegas Pastores. [Equipe ASN, Veronica Korsun]


Fotos de destruição chegam do Chile:

As primeiras fotos da região onde está a Missão Central do Chile, com sede em Talca, estão chegando depois do terremoto que ocorreu no país em 27 de fevereiro. O Pr. René Henriquez relatou: “saí para visitar irmãos da igreja em San Vicente e Zuñiga. Eles estavam bem, embora ainda estivessem sem energia elétrica e a água acabasse de ter chegado em Zuñiga. Em Rengo, a fachada do templo se vê em perfeitas condições. Contudo, por dentro há muitas e profundas fissuras que o tornam inseguro. Um arquiteto avaliará com o Pastor Garrido o real dano do edifício”.

O Pastor Henriquez disse que em Zuñiga vive uma irmã da igreja que se encontra bem. É um lugar considerado patrimônio nacional por suas construções coloniais, as quais foram seriamente danificadas ou destruídas. Em San Vicente, é possível observar que o templo está entre duas construções de tijolo que são as que danificaram o templo de madeira. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Igreja Adventista do Chile vai até o Sul para ajudar os feridos:

No domingo 28 de fevereiro, o pastor Eber Liessi, presidente da União Chilena (UCh), juntamente com os pastores Edgar Bosisio e Jorge Alé, diretor de Comunicação e Diretor da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) da UCh, respectivamente, foram até o sul do Chile para conhecer de perto a dura realidade de milhares de pessoas atingidas pelo terremoto que ocorreu na madrugada do Sábado 27, e levar também um carregamento com centenas de garrafas de água, pois está em falta em grande parte do país desde a ocorrência do desastre.

Primeiramente, os pastores passaram na cidade de Talca, na Sétima Região, onde puderam distribuir água e uma palavra de conforto a centenas de pessoas que estão sofrendo os embates do terremoto. Ali conseguiram entrar em contato com o presidente da Missão Central (MCCh), pastor José Luis Ojeda, que lhes passou a informação de que o secretário da MCCh, pastor Mauricio Comte, havia conseguido chegar até às localidades de Cauquenes e Constitución e encontrou um panorama devastador.

Conforme as informações que passou, pelo que ele pôde perceber, a Igreja Adventista de Constitución havia desaparecido debaixo d’água após o terremoto, pois não puderam chegar até o local. Constataram também que pelo menos oito casas de nossos irmãos foram arrastadas durante o maremoto. Depois de passarem por Talca, o pastor Liessi decidiu voltar a Santiago para coordenar a ajuda da ADRA, enquanto o pastor Bosisio e o pastor Alé viajaram até Chillan, onde puderam ver que a Universidade Adventista não sofreu grandes danos estruturais. Entretanto, a caixa d’água que abastece a instituição, assim como as duas caixas d’água da região desmoronaram. Segundo informações que nos foram passadas pela Associação Sul, só a fachada da Igreja Central de Concepción é que permanece, pois toda a parte interna foi totalmente derrubada.

O ginásio da escola de Talcahuano está praticamente inutilizado e uma parede na escola da região central da cidade também desmoronou. Os líderes da igreja Adventista e da ADRA estão coletando as informações a respeito da situação de nossos irmãos nas regiões atingidas pelo terremoto. Até o momento, só foi informado o falecimento de uma irmã em Talca, porém, há centenas de vítimas, sem casa e sem alimentos. [Equipe ASN, Karen Cordovez]

Adventistas no Chile fazem campanha para ajudar as vítimas do terremoto:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia do Chile, através de seus líderes nacionais e regionais na Região Norte, do Pacífico, Metropolitana, Central, Sul e Austral, organizou uma série de ações específicas para ajudar as vítimas do terremoto devastador que atingiu o Chile na madrugada do Sábado 27 de fevereiro.

Na noite de segunda-feira, 1º de março, o Grupo de Resgate urbano, pertencente à Igreja Adventista de Villa Alemaña e ao Clube de Conquistadores (Desbravadores), viajou para Constitución, juntamente com uma equipe de profissionais da “Oficina Nacional de Emergencia - Ministerio del Interior” (ONEMI), para participarem dos trabalhos de resgate das vítimas do maremoto que açoitou a localidade, minutos depois do gigantesco terremoto.

A partir desta terça-feira, 3 de março, e até o Sábado 6, será realizada a Campanha “Vida por Vidas”, na cidade de Concepción, cuja finalidade é motivar os adventistas da região de Bio Bio, bem como a comunidade em geral, para irem aos bancos de sangue da região ou aos postos instalados, pois há grande necessidade de sangue para atender a centenas de feridos deixados pelo terremoto.

Também, desde a terça-feira, 3 de março, os colégios e templos adventistas localizados nas várias cidades e povoados do norte do Chile estarão abertos para receber doações de alimentos e roupas, que serão classificadas e embaladas para serem enviadas ao Sul, a partir da segunda, dia 8, quando partirão os caminhões contratados pela Igreja Adventista para coletar as doações e levá-las às regiões mais afetadas. [Equipe ASN, Karen Cordovez]

Pr. Erton Köhler
Divisão Sul-Americana

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More