segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana Santa encerra com investidura de líderes de Pequenos Grupos

Dezenas de líderes foram condecorados em dois municípios do Paraná.

Em 2009, a Igreja Adventista na região Sul do Brasil iniciou o programa de investidura para líderes de pequenos grupos. A proposta da iniciativa é capacitar os líderes e incentivá-los a progredirem em sua experiência de liderança. Segundo o programa, o líder precisa cumprir 13 requisitos para ser investido na categoria inicial como Líder. A partir daí, ele trabalha mais 17 tarefas para ser considerado apto a receber a condecoração de Líder Master e, então, cumprindo mais cinco requisitos, ele conquista a insígnia de Líder Master Avançado. Entre os vários requisitos que o líder precisa cumprir estão orar nas primeiras oras do dia, formar duplas missionárias, treinar e capacitar outro líder, fazer com que um pequeno grupo dê origem a outro e fundar uma igreja.

Para o pastor Antonio Moreira, presidente da Associação Central Paranaense (ACP), que, no Paraná, representa a Igreja em Curitiba, Região Metropolitana e municípios do Centro Oeste e Campos Gerais, o programa de investidura valoriza e dá aos líderes um senso maior de responsabilidade e comprometimento com a Igreja. "Esse projeto valoriza o envolvimento e o trabalho dos membros e estimula a se manterem unidos no mesmo propósito", considera ele. "Além disso, a igreja passa a valorizar mais os líderes envolvidos em pequenos grupos", afirma Moreira.

No último final de semana, dias 2 e 3 de abril, como encerramento da programação de Semana Santa, 18 líderes foram investidos no município de Telêmaco Borba e outros 15 na cidade de Castro. Estes líderes também realizaram a Semana Santa com seus pequenos grupos, o que é um dos requisitos da investidura. O trabalho dos 33 líderes reuniu 228 visitantes durante as noites do programa.

Em Telêmaco Borba, a investidura foi realizada juntamente com uma cerimônia de Santa Ceia na noite de sábado. Para Ondina Lacerda Martins, uma das líderes condecoradas ali, a investidura representa um compromisso com a obra de Deus. "Ser investida pra mim significa trabalhar na obra. A Investidura é importante pois cria mais responsabilidade na causa do Mestre" afirma ela. Darlan César Figueiredo, que há quatro anos abriga em casa um pequeno grupo com treze participantes, garante que essa nova proposta "é uma vitória conquistada e representa crescimento espiritual para os envolvidos".

Richard Ogalha, pastor em Telêmaco Borba, comemorou os resultados da Semana Santa em pequenos grupos e destacou a atuação dos líderes que foram investidos. "Essas pessoas são guerreiras e têm se esforçado bastante", diz ele. "Na Semana Santa tivemos 24 pontos de pregação na nossa região, sendo 20 em pequenos grupos e muitos desses grupos que começaram com esta semana devem continuar funcionando", explica Ogalha.

Em Castro, a Semana Santa foi realizada em 19 pontos sendo que 14 eram pequenos grupos. A Semana terminou com uma investidura de 18 líderes e contou com a presença dos pastores Antonio Moreira e Marcelo Cardoso, presidente e secretário da Igreja Adventista na região Central do Paraná.

Elias Mello, um dos líderes condecorados em Castro, trabalha com pequenos grupos há quatro anos e concorda que a nova proposta torna o trabalho ainda mais dinâmico. "Esse é o foco que precisava ser dado pra que as pessoas pudessem ter uma visão melhor de que é preciso trabalhar para levar a bandeira do Evangelho avante", analisa Mello. Para Fabiano Rudiniki, pastor em Castro, o programa da Semana Santa em pequenos grupos garantiu melhores resultados quanto à participação de convidados. "O que não pode faltar para que os líderes sejam investidos é a motivação e o acompanhamento a esses líderes", considera Rudiniki.

Atualmente, a Igreja Adventista na Associação Central Paranaense conta com 88 líderes investidos de pequenos grupos e cinco pessoas condecoradas na categoria de Líder Master.

Pr. Evandro Fávero e
Élio Moura

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More