quarta-feira, 19 de maio de 2010

PRESENTES DE DEUS

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço.” Efésios 4: 11 e 12.

Você gosta de receber presentes? Lembra qual foi o último presente que recebeu? Pense, qual foi presente que você ganhou que mais te marcou? Qual o presente que você deu, que mais emocionou a pessoa que recebeu?

Com certeza todos nós gostamos de ganhar e também apreciamos dar presentes, pois eles trazem felicidade tanto para quem recebe quanto para quem doa.

Deus também nos dá presentes! Ele nos dá Sua paz, nos dá diariamente o perdão, atende nossas orações, nos dá sabedoria e tantas outras coisas.

Mas o maior de todos os presentes foi o próprio Jesus! A Bíblia diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu ...”. Ele deu o Seu próprio filho. Jo. 3:16. Além disso somos salvos pela graça de Cristo! Graça é dádiva! A salvação, portanto, é um presente de Deus aos seus filhos!

Quando Jesus subiu aos céus ele prometeu nos enviar um “presente” - o Espírito Santo - para ser um Consolador, capacitador e guia da igreja cristã iniciante.

  • O Espírito Santo concedeu aos discípulos a capacidade de falar em outras línguas (Atos 2:5-36);
  • Ele transformou os discípulos atemorizados em grandes pregadores do evangelho (Atos 4);
  • Separou Paulo e Barnabé para a obra (Atos 13:2);
  • Ele resolveu problemas doutrinários (Atos 15:28,29);
  • Mostrou o local onde Paulo e Silas deveriam pregar (Atos 16:6-10);
  • O Espírito Santo continua atuando na nossa vida hoje. Ele é quem converte (João 16:13). Quando um viciado larga os vícios! Um adúltero abandona o pecado! Um cético aceita a Bíblia! É o Espírito Santo que, em resposta as suas orações, está trabalhando nessas vidas.
  • O Espírito Santo convence (João 16:8). Por isso, este é um momento especial para você orar para que Ele toque no coração da pessoa pela qual você intercede e para que ela aceite o seu convite de participar da Caravana da Esperança e tome uma decisão ao lado da verdade!
  • O Espírito Santo impulsionou a igreja para cumprir a missão estando presente na vida e concedendo dons aos crentes de todas as épocas. (Mateus 2:20).

No verso que lemos no início diz que o Espírito Santo “...concedeu uns [dons] para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...”. Ele concedeu e concede ainda hoje dons ao seu povo.

Mas o que é um dom? Qual o objetivo de um dom? A palavra Dom significa presente! Portanto os dons são dádivas celestiais.

Todos os presentes são especiais, mas certamente que quando estamos precisando de algo, e ganhamos justamente o que precisávamos, este presente é melhor ainda. Há presentes que servem apenas para enfeitar um ambiente, mas outros podem ser usados no dia a dia. Uma camisa, um sapato, uma panela, uma coberta, um vestido, um perfume, etc. são presentes que podem ser utilizados diariamente pela pessoa que ganhou.

Por isso os dons (presentes) que o Espírito Santo concede tem objetivos específicos:

1) “O aperfeiçoamento dos santos”;
2) “O desempenho do seu serviço”.

Ou seja, os dons espirituais são concedidos por Deus com o objetivo específico de nos ajudar nas nossas necessidades, nas nossas debilidades e capacitar-nos a cumprir a Missão que Cristo nos comissionou: Ir, fazer discípulos e batizar! (Mateus 28:18-20).

Em I Coríntios 12, Paulo compara os dons do Espírito com os membros de nosso corpo que não são fragmentos de órgãos independentes, mas uma variedade de sistemas que trabalham unidos visando um fim comum. No Pentecostes, Pedro exortou para que o povo se arrependesse e fosse batizado para receber “o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

Outro fator importante é que os dons espirituais são desenvolvidos à medida que nós os utilizamos. O Espírito Santo não concede um dom espiritual completamente maduro, ele precisa ser desenvolvido. Quanto mais experimentarmos e utilizarmos nossas habilidades, mais completas e bem definidas elas se tornarão.

Por isso não importa qual é o seu dom, o que importa é se você o está usando. Quando você decide usá-los Deus concede muitas oportunidades para você testemunhar. Todos temos dons e cada dom é diferente um do outro. Ninguém é igual a ninguém, mas a despeito disso, todos nós temos o dever comum de testemunhar de Jesus Cristo.

Somente nos manteremos vivos espiritualmente quando cumprirmos a Missão! Seremos verdadeiramente felizes quando estendermos uma mão para o céu para recebermos de Deus e a outra ao nosso semelhante para repartir o que de Deus recebemos.

Ellen White nos orienta no livro Serviço Cristão dizendo:

“A igreja de Cristo na Terra foi organizada para fins missionários, e o Senhor deseja ver a igreja inteira idealizando meios pelos quais elevados e humildes, ricos e pobres, possam ouvir a mensagem da verdade.” S.C. pg. 72

“Não são só os pastores que são soldados, mas todo homem e mulher que se alistou no exército de Cristo.” S.C. pg. 35

“Visitai um por um os vossos vizinhos e aproximai-vos deles até que seu coração se aqueça ao calor de vosso desprendido amor e interesse. Simpatizai com eles, orai com eles, espreitai as oportunidades de os beneficiar e segundo vos for possível reuni alguns deles e abri a Palavra de Deus perante sua mente em trevas.” S.C. pg.116.

Um sábio desafiava a qualquer pessoa a discutir com ele sobre o cristianismo. Certo dia, enquanto falava a uma pequena platéia, um homem humilde e mal vestido se dispôs a argumentar com o sábio. Neste momento o sábio lhe franqueou a palavra dizendo: “Responda meus argumentos!”. O humilde homem apanhou uma laranja, descascou com calma, chupou-a e voltando-se para o orador respondeu: “Estou pronto para falar”. O sábio, com um sorriso irônico, foi dizendo: “Até que enfim! Vamos lá! Fale, fale... que tem a dizer em resposta aos meus argumentos contra o cristianismo?” Então, perguntou-lhe o homem! “A laranja que chupei estava doce ou azeda?” O silêncio foi total, quebrado em seguida por imensa gargalhada. Todos riam!

Mas, quem mais ria era o sábio que disse: “Foi o senhor que chupou a laranja... O senhor é quem deve saber se ela é doce ou azeda!”. “Um momento, vamos com calma, ... Se quem chupou a laranja fui eu e só eu é que sei se ela é doce ou azeda, isso fala a meu favor e em favor de minha fé cristã!!! Antes de me tornar cristão, minha vida era de uma forma. Um dia conheci o evangelho e fui transformado. Um verdadeiro milagre! De modo que como o senhor vê, eu provei da laranja da salvação e sei que ela é doce, muito doce. Na verdade é o senhor que está fazendo o papel de maluco, falando de assunto que o senhor não conhece. Se o senhor nunca experimentou a fé cristã como pode saber o gosto que ela tem?” O sábio saiu em silêncio.

Jesus chama você hoje para experimentar partilhar as Boas Novas! Experimentar participar da Missão! Para usar seus dons a fim de proclamar a mensagem da salvação às pessoas que estão nas trevas. Deus te chama para fazer a diferença na vida de cada uma delas.

Talvez você nunca experimentou testemunhar. Que tal experimentar isso agora? Só há dois caminhos: Ou deixamos o Espírito Santo nos usar para salvar os que estão em trevas ou Satanás fará com que a indolência e a preguiça façam nosso dom morrer.

O melhor que podemos fazer a uma pessoa que nos dá um presente é mostrar a ela que esse presente valeu a pena. Que está sendo útil pra nós! Se eu ganho uma camisa mas nunca a uso, ou jogo ela fora, a pessoa que me presenteou vai ficar muito triste.

Por isso, o que você tem feito com o presente de Deus, os dons que Ele te deu? Tem usado para pregar o Evangelho ou estão guardados? Deus te chama hoje para proclamar a mensagem da salvação para os seus amigos. E você pode fazer isso orando por eles, fazendo amizade, entregando literatura, convidando para o seu Pequeno Grupo, oferecendo um estudo bíblico, levando-o à classe bíblica, levando na Semana de colheita, etc.

Amigo, você gostaria de aceitar o chamado do Espírito Santo para cumprir a Missão? Quer usar seus dons para proclamar a mensagem da salvação? Se você quer ser usado por Deus este ano, este mês, esta semana, hoje, para trazer pessoas a Jesus, feche seus olhos agora mesmo e ore ao Senhor dizendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim!” Isaías 6:8. Você está disposto a ir?

Pr. Evandro Fávero

1 comentários:

Deus quer nos presentear, Ele tem presentes para nos dar, quer nos abençoar, nós impedimos estes presentes devido a atitudides erradas, entao, o coração de Deus se entristece.
Geane Joice...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More