terça-feira, 1 de junho de 2010

Convenção em Faxinal do Céu reúne 1000 líderes de Pequenos Grupos

Faxinal do Céu, distrito da cidade de Pinhão (PR), ambiente que costuma receber frequentemente professores da rede pública de ensino para cursos de capacitação, reúne neste final de semana um grupo de mil pessoas que também é conhecido por ensinar. São professores de Bíblia. Trata-se dos líderes investidos de Pequenos Grupos de todo o Sul do Brasil. A abertura oficial do encontro aconteceu nesta sexta à noite e contou com a presença de autoridades eclesiásticas e civis. Marcaram presença os deputados estaduais Artagão de Mattos Leão Júnior e Cleiton Kiélse Crisóstomo, bem como autoridades políticas municipais. Também estiveram presentes na cerimônia representantes do Parque que cedeu espaço para o evento da União Sul Brasileira.

Em seu discurso, Artagão, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse que é um integrante ativo de um Pequeno Grupo. "Nos reunimos todas as terças na minha casa. Já tivemos um batismo fruto desse Pequeno Grupo e outras quatro pessoas estão estudando a Bíblia conosco", afirma.

A reflexão bíblia na introdução do programa foi realizada pelo presidente da Igreja Adventista para todo o Sul do Brasil, pastor Marlinton Lopes.

O auditório também acompanhou uma palestra com o doutor em Teologia, com ênfase em Crescimento de Igreja, Emilio Abdala (foto ao lado). Ele reforçou o papel dos pequenos grupos de estudo na Bíblia no crescimento da Igreja e reforçou que o plano de Deus não é o de ter concentração de fieis num mesmo lugar. "Eu acredito que o plano de Deus não é termos grandes igrejas, mas a implantação de novas igrejas em lugares novos, junto a comunidades onde as verdades bíblicas ainda não foram proclamadas", argumenta.

Atividades de sábado

Durante todo este sábado, o grupo assiste à plenárias e participa de oficinas. O programa da manhã contemplou palestras do responsável pela área de Escola Sabatina na sede da Igreja Adventista para toda a América do Sul, pastor Ivan Samojluk, do líder de Ministério Pessoal para o Sul do Brasil, pastor Jolivê Chaves, e do evangelista Luiz Gonçalves (foto acima).

Este encontro lançou as bases de um programa para potencializar o número de Igrejas Adventistas na região Sul do País. O plano visa o estabelecimento de 800 novas congregações em seis anos.

A estratégia de criação de novas igrejas está alicerçada num método evangelístico já consolidado na Igreja Adventista: os Pequenos Grupos. A ideia é investir em igrejas pequenas, ao invés de organizar grandes congregações. "Não há porque a gente se concentrar. Não há porque a gente se unir e estar num ponto apenas e esquecer o restante do nosso território. Deus quer que a sua igreja se espalhe e nada melhor do que nós organizarmos pequenos grupos, identificarmos essas regiões onde o evangelho ainda não foi pregado", enfatiza o pastor Sidnei Mendes, responsável pela área missionária (Ministério Pessoal) na União Sul Brasileira e coordenador da 1ª Convenção de Líderes Investidos de Pequenos Grupos da USB.

"Nós temos sentido que podemos crescer ainda mais em congregações na União Sul Brasileira", afirma o presidente da Igreja Adventista para o Sul do Brasil, Marlinton Lopes.

O responsável pela área missionária na América do Sul, Jolivê Chaves, acredita que programas como este devem ser difundidos em outras regiões. "Esse programa deve ser multiplicado em todo o Brasil, em toda a América do Sul porque ele coloca os pequenos grupos como fundamentais para nós consolidarmos uma igreja que cresça com qualidade", afirma.

Um dos instrumentos de apoio no alcance da meta fixada para 2015 é o projeto Semeadores de Esperança, no qual 929 líderes irão trabalhar pelo "plantio de Igrejas".

O plano de fortalecimento e expansão dos Pequenos Grupos na União Sul Brasileira também contará com a internet como ferramenta coadjuvante. Durante o programa em Faxinal do Céu foi lançado um portal que permitirá ao usuário localizar o ponto de encontro de estudo da Bíblia mais perto da sua casa. O endereço eletrônico é www.gruposdeesperanca.com.br. A página colocará à disposição dos internautas informações sobre o líder, endereço, dia e hora do encontro semanal.

Investimento em líderes

O encontro de Pequenos Grupos em Faxinal do Céu reuniu a elite dos Pequenos Grupos nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Somente pessoas investidas. São investidos aqueles que cumpriram requisitos como: levar pessoas ao batismo, formar um novo líder, cumprir requisitos de leitura sobre pequenos grupos, multiplicar o pequeno grupo e até fundar uma nova igreja, conforme pede o nível mais avançado. A condecoração é um ato simbólico, que motiva a liderança a se aperfeiçoar e multiplicar o número de participantes dos grupos de estudo da bíblia. Os níveis a serem atingidos são de Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado. Durante o encontro entre 28 e 30 de maio, 65 participantes foram investidos nas categorias Líder Máster (60) e Líder Máster avançado (5).

Com apenas 13 anos, Ketlin Matias Maciel já é uma Líder Máster e coordena um Pequeno Grupo infantil. "Estou trabalhando com dez crianças e algumas já vão ser batizadas", conta.

Marcio Tonetti
Assessor de Imprensa

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More