segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ansiedade pode piorar a situação de pacientes cardíacos

Uma pesquisa descobriu que a ansiedade aumenta a probabilidade de pacientes com problemas cardíacos de sofrerem infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.

Pesquisadores já haviam encontrado uma associação entre a depressão e o risco de ataques cardíacos, derrames e outros eventos cardiovasculares em pacientes ansiosos, e descobriram que os menos saudáveis, especialmente os que não praticavam atividade física, eram mais suscetíveis a entrar em depressão.

Como a ansiedade está estreitamente relacionada com a depressão, os cientistas decidiram olhar para os resultados de pacientes com transtorno de ansiedade generalizada.

O estudo incluiu 1.015 pacientes, 106 dos quais muitos ansiosos. Todos tinham doença cardiovascular estável.

Durante os seis anos de análise, 371 eventos de ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, ou morte ocorreram entre os participantes do estudo. Quase 10% das pessoas com transtorno de ansiedade generalizada tiveram um evento cardíaco em um determinado ano, em comparação com cerca de 7% sem a desordem. Ou seja, o risco em pacientes ansiosos é 74% maior.

Ainda não há um esclarecimento para essa relação. Os investigadores propuseram fatores como depressão, falta de atividade física, não ter medicamentos prescritos, não procurar cuidados preventivos e inflamação. Uma explicação possível são surtos de hormônios devido à ansiedade.

O estudo deve ser usado para sinalizar grupos de risco particularmente elevado devido à presença de transtorno de ansiedade em pacientes cardíacos, para que a avaliação e o tratamento da ansiedade também possam ser considerados parte dos cuidados de pacientes com doenças cardíacas. [Hype Science]

Nota: Vale lembrar que Jesus já advertiu contra a ansiedade. Ele disse:"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." Mateus 6:25-34

"Sejam quais forem vossas ansiedades e provações, exponde vosso caso perante o Senhor. Vosso espírito será fortalecido para a resistência. O caminho se abrirá para vos libertardes de todo embaraço e dificuldade. Quanto mais fraco e impotente vos reconhecerdes, tanto mais forte vos tornareis em Sua força. Quanto mais pesados vossos fardos, tanto mais abençoado o descanso em os lançar sobre vosso Ajudador." A Ciência do Bom Viver, 72

Por isso busque ao Senhor Jesus em primeiro lugar, entregue a Ele a sua vida e seja feliz.

Pr. Evandro Fávero

Leia também:
Sete dicas para viver bem
10 Hábitos saudáveis que o ajudarão a viver até os 100 anos
O Bom Samaritano

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More