terça-feira, 20 de julho de 2010

Homens sofrem mais com relacionamentos instáveis, diz estudo

Um relacionamento amoroso tenso - ao contrário da crença geral - tem maior impacto emocional sobre os homens do que nas mulheres, segundo recente estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos. Avaliando as reações emocionais de 1,6 mil pessoas solteiras com idades entre 18 e 23 anos, os pesquisadores descobriram que, enquanto o término de namoro afeta mais a mulher, o estresse de um relacionamento “montanha-russa” tem maior impacto sobre a saúde mental masculina, pelo menos entre os jovens.

De acordo com os autores, enquanto as mulheres são mais afetadas pelo fato de estarem ou não em um relacionamento, os homens sofrem mais o impacto emocional positivo ou negativo da qualidade da relação amorosa atual. E, em relação ao comportamento diante das adversidades do relacionamento, as mulheres são mais propensas à depressão, enquanto os homens recorrem mais ao abuso de álcool e outras substâncias que alteram a mente. Os resultados apontam ainda que, mais do que a mulher, o homem vê a parceira como fonte principal de intimidade, e os problemas na relação afetam sua autoestima e identidade - o que, geralmente, não acontece com as mulheres.

“Os homens precisam do apoio de uma parceira significativamente mais do que as mulheres. Experimentar um rompimento é mais prejudicial à mulher, e estar em um relacionamento é mais benéfico para a mulher. Tem a ver com fatores de identidade”, destaca a pesquisadora Robin Simon. “A pesquisa é influenciada pela cultura, e se supõe, há muito tempo, que as mulheres são mais vulneráveis. O público considera que os homens são fortes e não se importam com essas coisas, mas esse não é o caso”, concluiu. [Blog Saúde]

Nota: O divórcio faz mal ao homem, à mulher e principalmente aos filhos. O casamento tem sido banalizado em nossos dias. Mas Jesus disse enfáticamente citando as primeiras palavras da Bíblia: "Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:4-6).

Pr. Evandro Fávero

Leia também:
Pessoas casadas resistem melhor ao câncer
O segredo do casamento
Divórcio causa impacto permante na saúde

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More