sábado, 3 de julho de 2010

Pessoas solitárias têm pior saúde, aponta pesquisa

Ter apenas relações sociais superficiais pode não apenas criar um sentimento de solidão, mas também contribuir para alguns problemas de saúde, segundo dois estudos recentemente realizados na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. “Há uma associação entre redes sociais e saúde, mas os mecanismos precisos não são entendidos”, destaca a pesquisadora Stacey Passalacqua.

Avaliando 265 pessoas com idades entre 19 e 85 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que se consideram solitárias têm menos relações sociais próximas, são menos aptas a controlar bem os estressores diários, e têm tendências a não ter atitudes para manter a saúde, além de não dormirem o suficiente. Os resultados mostraram, ainda, que a idade não afeta as chances de uma pessoa ser solitária; que morar longe dos amigos e da família não teria efeitos negativos; e que ter um parceiro, ou ter relações mediadas por meios digitais, como o Orkut e o Facebook, não protegeria contra a solidão.

“A simples presença de uma relação social nem sempre é algo que irá levar você a se sentir satisfeito e apoiado”, explica o pesquisador Chris Segrin. “A solidão é a discrepância entre o nível alcançado e o desejado de contato social, e isso tem implicações importantes. O perfil de uma pessoa solitária é muito difícil de pintar, porque o que importa, realmente, é o que está em sua cabeça”, completou o especialista, acrescentando que, “quando o assunto é relações sociais, o que importa não é a quantidade, mas a qualidade”. [Blog Saúde]

Nota: "Este estudo comprova o que a Bíblia diz. Ao criar o ser humano Deus proclamou que "não é bom que o homem esteja só..." Gênesis 2:18. Salomoão em sua sabedoria também orientou que "melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade." Eclesiastes 4:9-12. Por isso, sugiro que você faça boas amizades, frequente a igreja e, principalmente, faça parte de um Pequeno Grupo. Ali você encontrará amigos para orar junto, repartir as dificuldades e vitórias da vida e evangelizar. Faça isto e certamente você será feliz. Tenha uma excelente semana!"

Leia também:
ESPERANÇA PARA QUEM ENFRENTA SOLIDÃO

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More