quinta-feira, 8 de julho de 2010

Resumo da Lição 2 (3 a 10 de Julho) em Power Point e Word

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA O DOWNLOAD DA LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “JUDEUS E GENTIOS”

Texto-chave:
“A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João 1:17

Objetivos:
1. Mostrar a grande divisão entre legalismo e justiça pela fé no início da igreja bem como na igreja hoje.
2. Mostrar a defesa apaixonada da justificação pela fé de Paulo e de outros líderes da igreja.
3. Examinar a vida em busca de evidência da luz e do poder da graça, bem como o dom da obediência.

Verdade Central:
Somos salvos unicamente pela graça de Cristo, a observância da lei é fruto do meu amor para com ele. Temos que a cada dia lutarmos contra a tendência natural de querer ser salvo por observâncias a leis, tradições e mandamentos.

Lição de Domingo: Superiores promessas

Qual é a mensagem superior de hebreus 8:6? Como devemos entender quais são essas “superiores promessas”?

1. Os santos do antigo testamento guardavam ritos que eram “sombra” do que iria acontecer.

2. O sacrifício que Cristo nos oferece é suficiente para nos libertar de todo o mal e era ilustrado pelos rituais do passado.

Lição de Segunda-feira: Leis e regulamentos judaicos

Apesar de não termos uma divisão clara na Bíblia, quais leis eram observadas pelo povo de Deus no antigo testamento?

1. LEI MORAL- Os Dez Mandamentos de Deus - Tinha a ver com minha conduta em relação ao reino celeste.

2. LEIS CIVIS- Baseada na lei moral, definiam minha conduta em relação ao reino terrestre. Regiam a conduta diária do povo, mas caiu quase em desuso após o cativeiro imposto por outras nações.

3. LEIS CERIMONIAIS- Regulava o cerimonial do santuário e assinalavam para a necessidade de expiação, para remissão de pecados. Apontavam a Cristo como Messias salvador.

4. LEIS DE SAÚDE- Se sobrepõem às vezes a outras leis, como por exemplo, as leis quanto a pureza cerimonial, e ainda incluem princípios de saúde e higiene.

Lição de Terça-Feira: “Que devo fazer para ser salvo?”

Qual era um dos principais motivos de dissensão na igreja primitiva? E como essa questão foi resolvida? Atos 15:1-12

1. Muitos acreditavam que todos que quisessem a salvação deveriam ser circuncidados.

2. Foi estabelecido um concílio para resolver a situação.

3. A decisão foi tomada contra os judaizantes. Pedro levantou-se e afirmou que mesmo incircuncisos recebiam o Espírito Santo.

Lição de Quarta-feira: “Não impor maior encargo”

Por que Pedro afirmou que não se deveria impor sobre os gentios maior “jugo”? Eram as leis antigas de Deus um jugo sobre todos? Quais leis ainda deveriam ser obedecidas?

1. Os judeus através de suas tradições colocaram muitos “Jugos”sobre as leis de Deus tornando-as pesadas. O concílio procurou poupar os gentios desses fardos.

2. A Bíblia nos apresenta que ainda deveríamos continuar obedecendo as leis de Deus, não todas as leis dadas aos judeus, mas, após a morte de Cristo, somente a obediência as leis de saúde e moral .

3. Alguns afirmam que porque não se mencionou especificamente os dez mandamentos (o Sábado) a lei moral foi extinta, mas , os mandamentos sobre a mentira e o assassinato também não foram mencionados, isso nos mostra que esse argumento não tem sustentação.

Lição de Quinta-feira: “A heresia dos gálatas”

Que importância deu Paulo ao assunto que enfrentou na Galácia, como lidou com a tendência judaizante da salvação pelas obras? Gl 1:1-12

1. Paulo mostra a salvação através da entrega de Jesus na cruz do calvário.

2. Paulo admira-se que alguns estão passando dessa graça para uma vida baseada em obras. E faz um apelo para que mesmo se um anjo nos chame para uma salvação pela observância da lei seja tido como anátema.

Conclusão:

a. Após o evangelho se espalhar pelo mundo, muitos judeus insistiam para que todos fossem circuncidados.

b. A bíblia nos afirma que após a morte de Cristo, somos salvos pela fé no seu sacrifício na cruz do calvário.

c. A lei moral bem como as leis de saúde são eternas e sempre existirão para o próprio benefício do povo de Deus.

d. Observar a lei que Deus nos deixou não é um certificado de garantia de salvação, mas, uma expressão de amor eterno para com o nosso Criador.

e. Temos que a cada dia viver a alegria de obedecermos aos mandamentos, e sermos salvos pela graça de Deus.

A exemplo da primeira igreja cristã, ainda existe a tendência a destacar o que fazemos, em lugar de depender completamente do sacrifício reconciliador de Cristo e sua promessa de viver em nós. Nunca devemos nos esquecer: “Pela graça sois salvos”.

Pr. Nelson Silva
Escola Sabatina na região sul do RS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More