sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um dia de lembranças

“Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. Êxodo 20:8

Não faz muito, um irmão da igreja veio fazer o pôr-do-sol de sexta-feira em nossa casa. Naquela tarde minha esposa havia feito um pão, e naturalmente o aroma ainda exalava pela casa. Após a reunião, o irmão declarou: “Esse cheiro me faz lembrar minha infância. Todas as sextas-feiras, minha mãe fazia pão, e após o pôr-do-sol, todos se reuniam à mesa para lanchar. O sábado me faz lembrar de coisas felizes”.

Essa experiência me fez refletir sobre a relevância do sábado para todos nós. Por diversas vezes, Ellen White declarou em seus escritos que “pela contemplação somos transformados”. (Parábolas de Jesus, pág. 25). Isso também é verdade em relação ao dia de sábado. Usar as horas sagradas desse dia lembrando das preciosas verdades eternas, consolidam a nossa confiança e maximizam o desejo de servir ao nosso Deus.

O sábado nos lembra que fomos criados por Deus. “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” Gênesis 2:3. A Bíblia afirma de modo claro que somos o resultado de um projeto elaborado por Deus. Durante o sábado separe tempo para refletir nas implicações sobre a Sua maravilhosa bondade em dedicar tempo para nos criar com todo amor e apreço.

O sábado também nos lembra que podemos fazer o bem ao próximo. “Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem” Mateus 12:12. Vivemos dias sofridos e angustiantes. Ao nosso redor sempre há alguém que necessita de amparo. Reflita e dedique tempo com sua família ou com seu pequeno grupo para fazer o que Cristo também fez: ajudar o próximo. Fazer uma visita a um hospital, asilo ou orfanato; levar literatura aos seus vizinhos ou aconselhar alguém que esteja deprimido, são algumas das inúmeras possibilidades que dispomos em ajudar aqueles que precisam de auxílio.

O sábado também nos lembra o imenso valor da nossa família. “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2:27. Deus sabia que as agitações da vida levaria o homem a supervalorizar algumas coisas em detrimento de outras. Assim, Ele também nos deu o sábado a fim de que dedicássemos tempo para aqueles que devem ser os mais importantes para nós depois dEle: nossa família. Ao longo do sábado dedique tempo para desfrutar da companhia do marido, da esposa, dos pais e dos filhos. Há também aqueles que vivem sozinhos que podem ser “adotados” por alguma família de sua congregação e assim todos podem se valer desses momentos especiais. Isso solidificará o amor e a união de todos.

O sábado também nos lembra da vitória de Cristo sobre o pecado. “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado”. Deuteronômio 5:15. Todos nós estávamos perdidos, mas através de Jesus Cristo obtemos a salvação. Seu ministério aqui na Terra, deve ser uma lembrança constante que Ele venceu o pecado por meio de Sua vida e Seu sacrifício a fim de que eu e você pudéssemos também vencer, hoje, em pleno século XXI. Use as horas sagradas para meditar na vitória de Cristo sobre o pecado. A Sua vitória é a nossa vitória!

E finalmente, o sábado nos lembra que a nossa esperança em breve há de se concretizar. “E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor” Isaías 66:23. Em breve deixaremos a vida neste velho mundo. Jesus Cristo vem nos buscar, para habitarmos com Ele por toda a eternidade. Deixe que sua mente se apodere destas cenas magníficas, pois estas o levarão solidificar a certeza de uma vida plenamente feliz ao Seu lado.

Jamais esqueça do sábado do Senhor. Lembre-se que o sábado é um dia de lembranças. Durante este dia sagrado reflita, imagine, pratique e sonhe com estas e outras verdades que transformarão significativamente a sua experiência cristã.

(UCOB)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More