sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pastor Adventista leva mini Bíblia aos mineiros presos no Chile

Cumprindo o mandado antigo das Escrituras que "A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes" (Sl 119:130), Bíblias em miniatura fornecidas pelos adventistas do sétimo dia no Chile estão dando esperança aos 33 mineiros presos cerca de 700 metros de profundiade na mina de San Jose no deserto chileno do Atacama.

A Associated Press relatou que a perfuração preliminar para libertar os mineiros começou no dia 31 de agosto, mas acrescentou que há muito trabalho pela frente.

A mina que havia sido fechada devido a acidentes fatais foi reaberta nos últimos anos... Os mineiros foram encontrados 17 dias após o colapso. De acordo com a Voz da América "os esforços para libertá-los poderia levar até quatro meses. [No entanto], os peritos dizem que um túnel alternativo de mineração de emergência pode ser concluído em dois meses, sob condições ideais"

Em meio a essa situação desesperadora ... a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Chile tem um papel fundamental na prestação de ajuda espiritual.

O Pr. Carlos Diaz Parra (foto acima), que lidera o distrito do norte de Copiapo, ganhou a autorização de Laurence Golborne, o ministro de mineração do país, para preparar as Bíblias para os mineiros. Cada volume tinha que ser de aproximadamente 3,15 polegadas (8 centímetros) de altura e 4,7 polegadas (12 centímetros) de largura para caber no Dove (dispositivo a ser utilizado para o transporte de suprimentos para os homens). Cada Bíblia foi personalizada com o nome de um mineiro e incluiu escrituras específicas para motivá-los.

"Estamos sempre prontos para ajudar os nossos irmãos que estão sofrendo tanto fora como dentro da mina, agora preparamos este grande presente da nossa igreja. Estas mini Bíblias ajudarão os mineiros. Em seu confinamento poderão ler a Palavra de Deus e aceitar Jesus após este grande milagre que aconteceu em sua vida", disse Parra.

O gesto já deu uma resposta de um mineiro preso: "Agradeça àqueles que nos enviaram as Bíblias", um mineiro, identificado apenas como Renan, foi citado pela revista Veja. A chegada da Bíblia, Renan disse, "me deu tanta fé que vou sair daqui."

Segunda a revista Veja "Junto com cada uma das Bíblias em miniatura, foi enviada uma lupa para facilitar a leitura. A etiqueta traz o nome de um mineiro específico, e as palavras: "Estamos orando pelo seu retorno." Além disso, segundo a revista, o Salmo 40 foi destacado em toda a Bíblia. O salmo diz, em parte, "Eu esperei pacientemente pelo Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Ele também me tirou de um buraco horrível, fora do barro de lodo, e os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Ele pôs um novo cântico na minha boca ... "(Sl 40:1-3)

Mañalich Jaime, Ministro da Saúde do Chile, bem como gestores da Associação Chilena de Segurança, que são responsáveis pelo fornecimento de alimentos e suprimentos médicos para os mineiros presos, receberam as Bíblias na mina no dia 26 de agosto.

Os meios de comunicação locais, em Inglês, Alemão, Francês e outros ao redor do mundo têm marcado a sobrevivência dos mineiros, até agora, como um milagre. Nos seus relatórios têm também destaque a iniciativa da Igreja Adventista.

Parra também deu uma cópia das escrituras para os ministros da saúde e mineração, bem como para cada uma das famílias de "Camp Hope". Essas Bíblias são maiores em tamanho, mas não são diferentes no conteúdo. As famílias tiveram a oportunidade de partilhar a sua leitura e meditação ao lado do pastor e ter participado em longos períodos de oração. Parra tornou-se o capelão do acampamento. Ele deu a palavra de Deus, bem como palavras de encorajamento para as famílias e os trabalhadores que estão trabalhando no resgate.

Segundo a revista Veja, Parra disse que "se Deus os tem mantido vivos, ele vai continuar cuidando deles. Antes, a oração era para mantê-los vivos. Agora, nós oramos para que o resgate final seja muito antes que eles esperam. Estamos pedindo um milagre, [apenas] mais um."

Como resultado destas actividades, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem tido uma presença permanente na área da mina e se tornou uma referência espiritual no campo.

A Igreja Adventista no Chile existe desde 1885, quando os primeiros adventistas entraram no país. Hoje, mais de 125 mil membros batizados adoram em 836 congregações em todo o país, que em 2008 tinha uma população de 16,8 milhões de habitantes. (Adventist News)

Nota: Jesus nos chama para cumprir a Missão em todos os lugares e para todas as pessoas. "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem." II Coríntios 2:14,15

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More