domingo, 17 de outubro de 2010

A segunda milha

“Se alguém, das tropas estrangeiras de ocupação, obrigar você a levar uma carga um quilômetro (milha), leve dois quilômetros (milhas).” Mt 5.41. (BLH)

Esta é uma das grandes exortações do Senhor. Jesus se refere a um costume romano. Muitos cidadãos dos países dominados por Roma, eram obrigados a servir até em trabalhos forçados. Além de serem recrutados de guias indo a terras desconhecidas, ainda eram obrigados a levar grandes cargas por longas jornadas.

No tempo de Jesus, a religião dos fariseus mandava amar os amigos e odiar os inimigos, tratar aos outros como se era tratado, aceitar ir só uma milha. Jesus orienta: vá além, em amor, em serviço, em abnegação. Vá além do que estão pedindo.

O princípio é claro; os amigos de Jesus devem amar os inimigos e orar pelos que os maltratam, perseguem ou prejudicam.

O cristão não deve ficar controlando o relógio, com medo de trabalhar minutos a mais. Não deve registrar tudo o que faz pelos outros, com medo de fazer mais do que tem recebido. Deve ir além, andar a segunda milha.

Também no sentido espiritual, facilitamos demais nossa religião. Quase sempre queremos andar só a primeira milha, no sentido de consagração, oração, amor aos outros e até na obediência à vontade de Deus.

Achamos que cumprimos nosso dever quando damos alguma oferta ou esmola, ou nos ajoelhamos pela manhã e à noite e repetimos uma rápida oração, ou lemos apressadamente algum texto da Bíblia. Essas são no máximo caminhadas da primeira milha.

Na vida do cristão tudo deve ser infinito. Não existem fronteiras demarcadas que não possamos ultrapassar. Não há limite no serviço e na comunhão de um servo de Jesus. “Que fazeis vós mais do que os outros?” é a pergunta que prova nosso viver cristão.

Muitos se contentam em fazer só o que os outros fazem. Ficam satisfeitos ao se compararem, e verem que estão iguais.

A atitude de um verdadeiro cristão, porém, é ir além. Você, na vida social, familiar, espiritual, tem sido um cristão da primeira ou da segunda milha? Peça a Jesus que lhe faça ser cristão da segunda milha!

Feliz semana!

Pr. Thomas Kloppe.
Distrital em Laguna – SC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More