sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Crescimento com êxito

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”
2 Timóteo 2: 7,8

O que faz um homem de Deus se sentir realizado em seu crescimento e afirmar “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.?” Paulo, embora preso, sabia que tinha crescido no limite de Deus, e em uma cela sabendo que a sentença da sua morte estava já decretada, nos ensina cinco princípios para podermos também crescer.

Apesar da morte que iria sofrer, o leito de Paulo não era de tristeza. Ele tinha fundado igrejas, orientado líderes e escrito cartas. Paulo via a vida como uma corrida em que se podia vencer pela Graça de Deus; uma batalha para ser lutada e uma verdade para ser guardada. Sua coroa, o seu galardão o estava aguardando.

A pergunta é: o que leva um homem a ter um crescimento tão grande, que sua vida, sua história, sua conversão, é contada em todo o mundo e em todas as línguas?

Cinco princípios podemos destacar na vida deste homem de Deus:

1- Ter em mente a visão de sua missão (Atos 26: 15- 18).
Sim. Paulo sabia e sentia dentro de si um compromisso, não com a igreja apostólica, mas, com o Senhor Jesus Cristo. Ele sempre tinha bem vívido em sua mente a visão para qual fora chamado por Cristo: anunciar o evangelho e nada mais.

2- Ter uma íntima comunhão com Cristo (2Co 12: 8,9).
Paulo falava com Cristo e Cristo falava com Paulo. Havia um relacionamento pessoal, isto aconteceu desde o seu chamado (Atos 9:3-6) e se prolongou até o fim de sua vida.

3- Ser disciplinado (1Co 9:26).
Paulo só poderia ser um vencedor ao lado de Cristo, organizando seus projetos, disciplinando-se a si mesmo, para poder cumprir a carreira para qual fora chamado. Sim, temos quer ter uma meta, um alvo para termos o crescimento com êxito.

4- Estava sempre disposto a aprender (2Co 4:13).
Apesar de toda a sua experiência, Paulo ainda sentia que precisava aprender, ler, estudar. Entender um pouco mais tanto da Palavra de Deus, como outros legados. Sentiu a necessidade de ler para o seu crescimento pessoal, embora estando preso.

5- Tinha uma rede de bons relacionamentos (2Tm 4:9,11).
A vida de vitórias de Paulo, não estava em seu crescimento individual, mas em ter também ao seu lado amigos que podiam confortá-lo, ajudá-lo em seus momentos difíceis e também na pregação do evangelho.

Se procuramos a excelência no crescimento, que tal aplicarmos estes cinco princípios em nossa vida? Assim, com certeza, com a bênção de Deus iremos ter um crescimento com êxito.

Pr. Adalberto de Souza e Silva
Missão Pernambucana Central - UNeB

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More