sábado, 4 de dezembro de 2010

10 hábitos que envelhecem você

1. Fumar - Apenas um cigarro diminui a oxigenação da pele durante uma hora e meia, tornando-a opaca, grossa e amarelada. A nicotina também causa perda de colágeno, aumentando a flacidez.

2. Estressar-se - A ansiedade e angústia alteram nossos hormônios, liberando corticoide endógeno e adrenalina. O resultado é uma pele mais oleosa e acneica, predisposta a alergias e herpes.

3. Ignorar a poluição - As toxinas aumentam a formação de radicais livres, envelhecendo as células. Para prevenir, a pele deve ser protegida com aplicação de protetor solar, hidratante e uma higiene correta à noite para eliminar impurezas.

4. Beber pouca água – A falta de hidratação deixa a pele flácida e sem viço. O recomendado é consumir pelo menos 2 litros de água por dia, hábito que também ajuda a eliminar toxinas.

5. Não usar protetor solar no dia a dia - É a principal causa do envelhecimento e do câncer de pele. A radiação solar, por si só, é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta. Aparecem manchas, sardas, flacidez, aumento das rugas e, até mesmo, o câncer. Para o dia a dia, o FPS nunca deve ser menor do que 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos (partes expostas) e 15 para o restante do corpo.

6. Consumir açúcar e gordura – O açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular: glicação. Ao reagir com o colágeno, desabilita a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. A gordura, por outro lado, acumula-se de forma irregular, provocando celulite.

7. Alimentação pobre em frutas, hortaliças e cereais - Uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, é a melhor proteção contra os radicais livres, agentes do envelhecimento. Priorize os que contém: vitamina C (laranja, lima, limão, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis e tomate); vitamina E (amêndoas, nozes, castanha-do-Pará, vegetais folhosos, gema de ovo); vitamina A (cenoura, abóbora, damasco seco, brócolis, melão, batata doce); bioflavonoides (frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas), entre outros alimentos frescos.

8. Dormir pouco - Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como melatonina e hormônio do crescimento, principalmente no sono das 22h às 2h. Essas substâncias atuam também como calmantes e reparadores. Sem sono adequado não há reparo: a pele fica sem viço, com olheiras e a pessoa torna-se propensa ao estresse. Procure dormir em torno de oito horas por noite.

9. Sedentarismo - A prática de exercícios físicos combate a flacidez, celulite e gordura localizada. Além disso, melhora a circulação sanguínea, o metabolismo, a qualidade do sono e combate o estresse.

10. Dispensar hidratante - Um rosto bem hidratado apresenta boa elasticidade, enquanto uma pele desidratada apresenta mais flacidez e rugas. É importante ter cuidados para proteger a pele de agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. (Blog Pense Bem)

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