sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Resumo da lição 12 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título:
“Geazi: Errando o alvo”

Texto-chave
“Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele”. Deuteronômio 13:4

Objetivos
1. Ressaltar a importância de sermos servos verdadeiros de Deus.
2. Advertir quanto ao perigo da ganância, que pode frustrar os planos de Deus para a vida humana.

Verdade Central
Homens e mulheres que desejam seguir fielmente a Deus devem abandonar suas paixões materiais e mundanas e aprender a dedicarem-se inteiramente a Deus sem esperar nada em troca.

Lição de Domingo: Servidão

Vivemos em um mundo que nos ensina a “sermos a cabeça e jamais a cauda”. Ser um servo, experimentar a submissão, é um sinal de fracasso nos dias atuais. Como esse pensamento contrasta da vida de Cristo?

1. “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 10:28
2. O maior de todos os líderes ensinou a maior lição de liderança com uma bacia nas mãos.
3. Você conhece pessoas que prometeram servir uma comunidade ou pessoas que não cumpriram sua promessa?

Lição de Segunda-feira: Aprendizado de primeira mão

Você acha que se não fosse por sua ganância e mentira, Geazi poderia ter se tornado um dos grandes profetas bíblicos como foram Elias e Eliseu? Será que nossos pecados também frustram o que Deus planejou para nossa vida?

1. Tudo indica que Geazi fosse substituir Eliseu.
2. A convivência diária de Geazi com um profeta e pessoas que buscavam seus favores o tornou insensível. Corremos o mesmo risco de nos tornarmos insensíveis aos outros.

Lição de Terça-feira: Uma questão de fé

O rei de Israel temeu a visita de Naamã. Você acha que esse temor tem a ver com o fato de este Rei estar longe de Deus? Como agimos quando estamos longe do Senhor?

1. Naamã passou por algumas frustrações:

-Não foi recebido pelo profeta, mas por seu servo.
-Recebeu uma ordem estranha: banhar-se nas barrentas águas do Jordão sendo que em sua terra havia águas muito melhores.

Deus estava ensinando uma lição de humildade a esse renomado soldado aclamado como herói em seu país. A primeira descrição de Naamã nos aponta algumas de suas qualificações, mas existe uma vírgula e em seguida, um porém na vida desse homem: Era leproso. Existe alguma vírgula em sua vida?

Lição de Quarta-feira: A queda de Geazi

Era vedado a reis e profetas acumular riquezas para seu próprio benefício. Na vida de Geazi o amor ao dinheiro falou mais alto e ele acabou perdendo seu ministério. Quantos em dias modernos não passam pela mesma experiência. Trocam a fidelidade a Deus por um emprego ou promoção.

1. Você já foi tentado a desistir de sua fé para beneficiar-se de uma vida mais cômoda? Como reagiu a esta proposta?

Lição de Quinta-feira: Vivendo do passado

A última aparição de Geazi nas páginas da Bíblia se dá quando ele testemunha ao Rei a história da ressurreição do filho da Sunamita e acaba sendo usado por Deus para beneficiar esta pobre mulher. O que isso nos ensina sobre a graça de Deus?

1. Embora frustremos os planos de Deus para nós, ainda podemos ser usados por Ele. Sua misericórdia nos concede uma nova chance.
2. Podemos viver do passado, contando as histórias que um dia Deus realizou quando éramos fiéis ou podemos contar do hoje, do que Deus opera no presente e na vida de quem se mantém fiel. Qual será nossa escolha?

Conclusão

a. Seja Fiel a Deus e nunca negocie seus princípios.
b. Deus tem planos muito maiores do que imaginamos. Oremos para que jamais venhamos a frustrar os planos de Deus para nossa vida.
c. Não há como esconder-nos do Senhor. Ele sabe todas as coisas e não há mentira que resista diante dEle.

Pr. Josias Ferreira
Pastor no Norte do Paraná (ANP)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More