segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sorvete de carne de cavalo

No Japão os fazedores de sorvete estão criando sabores totalmente inaceitaveis para nos brasileiros, mesmo para aqueles que não são vegetarianos.

A ultima novidade no mercado de sorvete japones inclui sabores de moreia, camarão, caranguejo, lingua de boi, polvo e calamar. Mas a grande novidade é o sorvete de carne de cavalo. Este tem sabor de baunilha mas contem pedacos de carne de cavalo no sorvete. Penso que estes sabores nao teriam muito sucesso no Brasil. Mesmo alguns japoneses duvidam muito que o sabor salgado irá substituir o doce do sorvete.

Por outro lado o sorvete ou aquilo que nos conhecemos normalmente como sorvete tem sido acusado de muitos males. No Brasil se fala que o sorvete causa dor de garganta, amigdalite e resfriado. Nos Estados Unidos eles usam o sorvete para aqueles que tem dor de garganta e amigdalite. Dizem que o sorvete diminui a ação das celulas do sistema imunitário da mucosa da boca e garganta, mas não há nenhum estudo sério para comprovar o fato.

Tambem existe o fato de que o sorvete, quando tomado junto ou apos uma refeição causa uma contração dos vasos sanguineos do aparelho disgestivo afetando e prolongando a digestão dos alimentos. Sendo assim tanto água gelada quanto sorvete nao são aconselhados junto com as refeições, principalmente para aqueles que tem uma digestão lenta ou tem outras dificuldades digestivas.

"Sorvete pode ser usado, mas somente uma vez por ano", segundo um amigo naturalista. Talvez o maior problema do sorvete é devido as calorias, tanto por causa do excesso de açúcar como de gordura. Sendo assim para dar um crédito aos ‘sorvetólicos’ existe a possibilidade de desenvolver substitutos que sejam mais nutritivos e menos calóricos. E não estou falando dos alimentos de baixa caloria (low-fat) ou baixa gordura. Estou falando de opções naturais como o sorvete feito de frutas naturais sem ter gordura ou açúcar adicionados.

O sorvete de frutas nada mais é do que a fruta congelada e depois triturada ou batida em um liquidificador ou processador de alimentos. Na minha experiência tenho usado a banana como base do sorvete natural. Pode se colocar no congelador a banana com casca, mas esta deve estar bem madura.

Outra opção é descascar a banana, envolvê-la em folhas de papel alumínio e colocá-la no congelador por algumas horas até congelar. Depois e só bater e ter um delicioso sorvete de banana. Outras frutas podem ser preparadas da mesma maneira. Minha esposa sempre tem pedaços de manga, mamão e melancia no congelador. Assim quando queremos refrescar com um delicioso e saudável sorvete é só bater as mesmas e servir na hora. Outros sabores podem ser adicionados como leite de soja, nozes, granola, limão, etc. O número de variações pode ser infinito.

Da proxima vez que seu filho ou sua filha pedir sorvete, experimente este método. Tenho certeza de que eles vão gostar, principalmente se voce pedir que eles o ajudem no prepare do mesmo. E…. tenha uma boa sorvetada!

Dr. Hildemar Santos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More