terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aproveite os benefícios do sol

Que tal aproveitar o Verão para curtir um banho de sol que cuida da pele, dos ossos e até do bom-humor?

Expôr-se ao ar livre num dia ensolarado traz mais beneficios do que você imagina – com a devida proteção, claro. Confira:

* Pele: Além de um tom bronzeado e da aparência mais saudavel, banhos de sol proporcionam melhora do processo inflamatorio de algumas doenças (como psoriase e dermatite).

* Ossos: A exposição ao sol estimula no organismo a produção de vitamina D, que facilita a absorção de cálcio e é essencial para a formação e manutenção dos ossos.

* Disposição: Os raios ultravioleta reduzem o nível de melatonina, o hormônio do sono. Assim, as pessoas ficam mais dispostas durante o dia.

* Bom-humor: Para combater a depressão, sinta o sol. Cientificamente é comprovado que os raios solares estimulam a liberação de serotonina, que traz sensação de bem-estar e ajuda a manter o bom-humor. Países com poucas horas de luz natural, onde o inverno é mais rigoroso, apresentam maiores índices de suicídio.

* Imunidade: A circulação sanguínea é ativada com os raios solares, o que facilita a eliminação de toxinas. O sol também estimula a produção de glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico e a defesa do organismo.

Agora que você sabe o que o sol pode fazer por você, passe mais tempo ao ar livre, aproveitando o horario de Verão. Mas lembre-se: evite a radiação entre 10h e 16h e use protetor solar, mesmo quando nublado. (Pense Bem)

Nota: Vale a pena ouvir o que diz Ellen White sobre o sol.

"Exercício, e farto, abundante uso do ar livre e da luz solar - bênçãos por Deus a todos outorgadas - dariam em muitos casos vida e vigor aos esqueléticos inválidos." Conselhos sobre Regime Alimentar, 302.

"Se quereis que vossas casas sejam agradáveis e convidativas, tornai-as resplendentes com ar e luz solar. Removei vossas espessas cortinas, abri as janelas, suspendei as persianas e fruí a rica luz do Sol, ainda que seja à custa das cores de vossos tapetes. A preciosa luz solar poderá fazer descorar os vossos tapetes; ela, porém, dará uma cor saudável às faces de vossas crianças. Se tiverdes a presença de Deus e possuirdes coração cheio de zelo e amor, uma casa humilde, na qual haja ar e brilhe a luz do Sol, e animada por altruísta hospitalidade, será para vossa família e para o cansado viajante um céu na Terra." Conselhos sobre Saúde, 196

"Às crianças deve-se permitir correr e brincar fora de casa, desfrutando o ar fresco e puro, e a vivificante luz solar." Fundamentos da Educação Cristã, 60

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More