quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Grãos integrais reduzem o risco cardiovascular de diabéticos, sugere estudo

O consumo de grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, inclusive em pessoas com diabetes, que apresentam maior propensão a sofrer infartos e derrames fatais, segundo estudo da Universidade de Harvard, nos EUA. A análise de quase 8 mil enfermeiras com diabetes tipo 2 mostrou que aquelas que comiam mais grãos integrais tinham 35% menor risco de morte por doença cardíaca e 28% menos chances de morrer por outras causas, comparadas àquelas que quase não consumiam esses alimentos.

“Muitos diabéticos ainda acreditam que devem limitar os carboidratos, incluindo os carboidratos complexos”, destacou o pesquisador Robert Eckel. “Certamente os grãos refinados e os açúcares simples aumentam o açúcar no sangue e devem ser limitados, mas parece que comer grãos integrais é não apenas seguro, mas também benéfico”, acrescentou.

De acordo com os especialistas, os grãos integrais, principalmente os farelos ricos em fibras e vitaminas, podem proteger o coração ao reduzir a inflamação no organismo. E a Associação Americana do Coração recomenda o consumo desses alimentos - incluindo arroz e macarrão integral, farelo de aveia e outros cereais - como parte de uma dieta saudável com frutas e verduras, para a prevenção de problemas cardíacos. (Blog Saúde)

Nota: Os alimentos naturais como os grãos integrais foram criados por Deus como a alimentação original do ser humano. "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Gênesis 1:29

Certamente que os "cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante." Ciência do Bom Viver, 296

Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More