quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Resumo da lição 7 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT


Título: “ESPERANÇA CONTRA A DEPRESSÃO”

Texto-Chave:
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).

Objetivos:

1. Saber: Os sintomas físicos e mentais do desânimo e depressão experimentados pelos personagens bíblicos, bem como pelos cristãos de hoje.
2. Sentir: O poder da esperança que vem de ouvir e falar com Deus e meditar no que Ele fez.
3. Fazer: Focalizar o perdão, a misericórdia salvadora, a bondade e as provisões divinas para o futuro como antídoto para a tristeza, desânimo e depressão.

Verdade Central:

Perder a esperança é um sintoma da depressão, e a mensagem bíblica de esperança pode nos oferecer muito, em contraste com um mundo que oferece tão pouco. O perdão e a certeza da salvação aliados ao cuidado da saúde são a chave para a resolução do problema.

Vários personagens da Bíblia exibiram sintomas que, hoje, provavelmente preencheriam os critérios de diagnóstico da Depressão.

Domingo: Abatimento

É pecado um cristão sentir-se abatido de vez em quando?

Davi: No Salmo 42, ele diz: “As minhas lágrimas tem sido meu alimento dia e noite...”

Não é difícil perceber que Ele sofria de sérias alterações de humor, motivadas por perseguições injustas, até mesmo de pessoas em quem confiava. Davi muitas vezes ficou Abatido.

Buscando ao Senhor em comunhão e vencendo as dificuldades, Davi nos deixa a certeza que existe saída para os que confiam nas promessas bíblicas.

Os cristãos podem optar por maneiras alternativas de interpretar as coisas, incorporando à equação, o plano e as mensagens de Deus.

Pense nas seguintes Alternativas:

1. Como olhar a si mesmo: Você foi criado à imagem de Deus, Jesus te salvou da morte e ainda lhe concedeu privilégios e dons. Perante os olhos de Deus, você tem um valor infinito.
2. O mundo: O mundo está falido e é mal, mas, também existem coisas corretas e pessoas boas como você. Muita coisa é obra do inimigo, porém, os cristãos podem entender sem desespero a existência do mal, pois conhecem sua origem e destino final.
3. O futuro: A promessa da volta de Jesus nos traz esperança e a certeza da vida eterna. Olha com fé para cima. A Bíblia está cheia de promessas com a certeza de salvação.

Segunda-feira: Conseqüências do Desânimo

O desânimo pode levar ao suicídio. Você consegue saber quando alguém está sofrendo uma fase de desânimo perigosa?

Ezequias: Desânimo e Choro por causa da Doença. “Ó Senhor, estou sofrendo! Salva-me!” Isaías 38:14 Uma vez ou outra, de uma forma ou de outra, por um motivo ou outro, todos sofremos tristeza e desânimo.

O que pode levar à depressão?

A Perda da Esperança, o Pensamento Catastrófico, quando o passado, o futuro ou a visão sobre o mundo nos incomodam, Angústia, Sentimento de Culpa, Desânimo, Doença e Morte.

Como identificar quais as manifestações mais comuns da doença?

a.) Profundo senso de Tristeza;
b.) Falta de motivação para fazer qualquer coisa, até mesmo as agradáveis;
c.) Mudança de apetite e/ou perda ou ganho de peso;
d.) Distúrbios do sono;
e.) Sentimento de baixa auto-estima;
f.) Raciocínio e memória fracos;
g.) Pensamentos de morte ou suicídio.

Alguns têm só um ou dois desses sintomas, enquanto outros manifestam vários deles e sofrem por meses até que o episódio termine.

Terça-feira: Alívio da Depressão

Que grande papel sua comunidade da Igreja local pode desempenhar na ajuda aos que estão sofrendo de depressão ou angústia emocional por alguma razão?

Como a maioria das doenças emocionais, o paciente de depressão necessita falar sobre suas dificuldades.

Em alguns casos a Igreja ou os amigos criando um bom ambiente já ajuda, mas, nos casos mais sérios é necessário buscar ajuda profissional.

E acima de tudo o melhor remédio: A Oração. Até mesmo os psicólogos seculares estão recomendando que os pacientes que crêem na oração, orem.

A Bíblia está cheia de promessas que nos trazem Esperança.

Quarta-feira: A Necessidade do Perdão

Quais são os benefícios de perdoar alguém? A culpa produzida por pecados não confessados pode se tornar extremamente dolorosa.

O perdão: voltar a pensar sobre aquilo que já pediu perdão, não significa que Deus o tenha rejeitado. Pense todos os dias na cruz, se confessares o teu pecado Ele é Fiel e Justo para te perdoar. Creia e seja feliz.

A Bíblia fala de Esperança, Perdão e Vida eterna, porque são coisas possíveis de serem encontradas. Ele nunca nos oferecerá impossibilidades.

Quinta-feira: Esperança contra a angústia

Como você pode ajudar alguém que ora, aconselha, ama ao Senhor e nEle confia, mas ainda se sente subjugado pela tristeza, mesmo não entendendo o porquê? Como você pode ajudar essa pessoa a não desistir da fé, mas a se apegar à Esperança e às promessas da palavra?

O profeta Miquéias ficou decepcionado com o leque de atos imorais, pouco éticos e agressivos que havia em seu tempo, um verdadeiro caos sociológico.

Relacionamentos interpessoais altamente defeituosos levam a muito estresse e estão associados à depressão, principalmente em nossos dias.

Viver sem nenhuma esperança leva à falta de significado e morte. A Fé na nova criação pode trazer conforto àquele que sofre.

Conclusão

1. A depressão ou extremo desânimo a ponto de tornar a pessoa inválida, tem sido experimentada desde o começo do pecado.
2. Tristeza não é pecado. Afinal, com freqüência, o próprio Jesus se sentia triste. Não devemos nos sentir culpados por motivo de tristeza ou depressão.
3. A nossa visão do mundo, das pessoas, de si mesmo e de Deus, afeta nossas emoções e precisamos tomar uma atitude.
4. A esperança apresentada na Bíblia vai muito além de uma expectativa
positiva. Ela abrange uma perfeita solução final a partir da redenção em Jesus Cristo.

Pr. Adilson Gonçalves
Departamental de Escola Sabatina na ACP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More