quinta-feira, 10 de março de 2011

Desgostos e queixas

Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima. Salmo 22:11

Os desgostos se encontram no começo dos processos depressivos. Caso não aprendamos a eliminar os maus pensamentos que, geralmente, nos conduzem a problemas pessoais, produzir-se-á em nós um estado permanente de queixa e de autocomiseração.

O estado de murmuração acentua a depressão e não soluciona os problemas. Em uma de minhas viagens, quando jovem, tive de ouvir um senhor que se dignou levar-me em seu carro até uma cidade distante. Parte da conversa ficou soando a meus ouvidos por muito tempo. Esse homem pensava que o rei Davi foi um homem queixoso porque nos salmos lemos muitas expressões pedindo ajuda, vingança e restauração.

Fica claro que aquele senhor não conhecia a vida do filho de Jessé. Uma coisa é me queixar com meus semelhantes e outra muito diferente é fazê-lo com nosso Amigo Jesus, em oração. O que o rei fazia eram pedidos de ajuda e de restauração, o que não é o mesmo que uma queixa.

O propósito por trás da queixa é a comunicação da amargura, dos maus pensamentos, da tristeza e da opinião negativa a respeito das pessoas ou dos acontecimentos, com o objetivo de que terceiros compartilhem desse estado de ânimo.

Não há nada de mau na queixa em si mesma, o dano é o estado permanente de desdita que aprofunda o sentimento de ruína.

Os problemas e os desgostos não são a mesma coisa. A murmuração é a reação negativa às dificuldades e, por fim, é uma forma ou maneira de pensar, podendo ter o domínio sobre você. Isso se aprende e não é natural no ser humano.

Proponha-se a fazer um esforço para controlar esse espírito queixoso. A forma mais eficaz é tendo uma atitude alegre e positiva. De manhã, antes de sair para suas atividades diárias, ore ao Senhor, porque a vitória é possível.

“Caso deixassem de afligir-se, e se erguessem acima da depressão e das sombras, mais certa seria sua cura” Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 108.

Pr. Roberto Gigliotti
Asociación Argentina del Sur - UA

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More