quinta-feira, 17 de março de 2011

Resumo da lição 12 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título
“A Natureza como Fonte de Saúde”

Texto-chave
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite” (Salmo 19:1, 2).

Objetivos

1. Conhecer os benefícios físicos, mentais e espirituais do contato com a natureza.
2. Apreciar a beleza, a ordem e o poder de Deus, demonstrados nas obras da criação.
3. Estimular a comunhão com Deus em ambientes naturais e o uso dos remédios da natureza.

Verdade Central

Deus em seu infinito amor criou o mundo natural para ser nosso lar e para manifestar seu caráter. O pecado o modificou, mas a natureza ainda nos ajuda a aproximar-nos de Deus e a termos melhor saúde.

Lição de Domingo: Ambiente Perfeito

Imagine viver em um paraíso, sem problemas, sem dores, sem assuntos urgentes a resolver. Esta era a realidade de nossos primeiros pais!

1. O Jardim do Éden foi planejado para promover o bem-estar de seus habitantes.

2. Hoje podemos ter apenas um pequeno vislumbre do Jardim do Éden por meio de ambientes naturais bem cuidados e conservados com muito trabalho e dedicação.

3. O lar edênico, em sua beleza e magnificência e, ao mesmo tempo, em sua simplicidade, deve ser um exemplo para nossos lares hoje. Nossas habitações devem fazer com que nos aproximemos do Criador e nos trazer a lembrança de que a verdadeira felicidade é encontrada na comunhão com Deus.

Lição de Segunda-feira: O Pecado e a Natureza

Como a entrada do pecado no mundo transformou a natureza em uma espada de dois gumes? Existem belezas e maravilhas, mas também existem terremotos, pragas, enfermidades e fome. Quais as conseqüências imediatas que podemos observar nos seres humanos e na natureza, como resultado do pecado?

1. O solo foi amaldiçoado: após saírem do maravilhoso Jardim, nossos primeiros pais se depararam com espinhos e cardos e através dos tempos a situação só foi ficando pior.

2. Adão e Eva começaram a sentir dor e cansaço, a morte passou a fazer parte de seu ciclo de vida, e a natureza criada por Deus era reconhecível, porém desfigurava-se a cada dia.

3. O pecado humano afetou o comportamento dos animais: começou a terrível luta pela sobrevivência e isto se refletiu também nas relações entre os animais.

Lição de Terça-feira: Dons de Deus pela Natureza

Hoje em dia observamos calamidades terríveis no mundo natural. O que causou esta mudança? Como nossos hábitos através dos tempos afetaram o mundo natural?

1. Infelizmente os seres humanos abandonaram o Deus vivo e passaram a adorar a criação em lugar do Criador, e o Inimigo tem usado as forças da natureza para seus maus propósitos.

2. A natureza deve ser considerada por nós como o segundo livro de Deus. Sua observação, feita com humildade e sob a influência do Espírito Santo, aumentará nossa fé e nossa compreensão de Seu amor.

Lição de Quarta-feira: Comunhão com Deus na Natureza

Que lições preciosas podemos aprender ao observar a natureza?

1. A observação da natureza nos ensina a confiar nos cuidados de Deus.

2. A natureza também nos ajuda no aspecto espiritual. O relato bíblico nos diz que Jesus “se retirava para lugares solitários e orava”. Às vezes precisamos nos afastar da correria deste mundo e buscar um lugar tranqüilo em meio à natureza para ouvirmos a voz do Criador.

Lição de Quinta-feira: Salmo 104

Este Salmo nos dá o vislumbre de um Deus Criador e Mantenedor, que faz de tudo para o bem-estar de suas criaturas. Como podemos aproveitar melhor os benefícios que Deus providenciou para nossa saúde na natureza?

1. O salmista retrata o conforto e a esperança que encontra ao observar a natureza, esta lhe fala da bondade e do poder de Deus.

2. A natureza também pode ser uma fonte de cura para o corpo, para a mente e para o espírito. Em nossos dias muitos têm encontrado cura por meio dos remédios da natureza.

3. Passar algum tempo em um ambiente natural, longe da agitação das grandes cidades pode ser uma terapia poderosa para recuperação da saúde. Essa foi a habitação de nossos primeiros pais. Eles passavam o tempo todo em contato com a natureza e não somente alguns dias do ano.

Conclusão

1. A natureza foi o lar de nossos primeiros pais. Ali Deus providenciou alimentos saudáveis, um ambiente pacífico, remédios naturais e um lugar ideal para adoração e comunhão com Ele.
2. Deus criou o Universo e as leis naturais e continua se envolvendo na vida de seu povo através dos elementos da natureza. A ordem do Universo nos diz que Deus se preocupa conosco.
3. Deus deseja restaurar a harmonia da criação. O sacrifício de Cristo por nós foi o primeiro passo e em breve esta Obra será concluída com a volta de Jesus e a renovação desta Terra.

Pr. Lírio Cristóvão Beckmann
Pastor Distrital de Vila Augusta, Porto Alegre, (ASR).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More