sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resumo da lição 2 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “Da Glória ao Pó”

Texto-chave
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti”. Ezequiel 28:15

Objetivos
1. Analisar a história da rebelião de Lúcifer e suas consequências tanto para o Céu como para os seres criados na Terra.

2. Advertir-nos quanto ao perigo de acalentar orgulhos espirituais por menores que sejam.

3. Reconhecer a supremacia de Deus como Criador e Mantenedor de todas as coisas.

Verdade Central
Até mesmo a maior das criaturas de Deus não está isenta da liberdade de escolha.

Lição de Domingo: O Criador de Tudo

Se Deus criou todas as coisas, Ele também criou o mal?

1. Deus criou um mundo perfeito, com seres perfeitos. Seres dotados de uma liberdade moral que chamamos de livre arbítrio.

2. O proprietário de uma fábrica de facas não pode ser responsabilizado pelo assassinato de alguém que foi morto por uma de suas facas.

Mas se Deus é onisciente e sabia que Lúcifer iria rebelar-se, porque simplesmente Ele não deixou de criá-lo?

3. Uma vez que a liberdade é uma característica inerente a todos os seres criados por Deus, a qualquer momento poderia levantar-se qualquer outro anjo questionando a autoridade de Deus.

4. A rebelião de Lúcifer é uma prova para todo o universo que realmente Deus é justo. Olhando para este mundo cheio de fome, doenças e catástrofes, podemos ver o resultado daquilo que o diabo plantou no Céu.

5. O Mistério da iniquidade, como é chamado o sentimento de rebelião que brotou no coração de Lúcifer, jamais será compreendido plenamente. Alguns de nossos questionamentos serão respondidos apenas no Céu.

Lição de Segunda-feira: Um Ser Belo e Perfeito

Lúcifer é mencionado como o “filho da alva” e “sinete da perfeição”. Um ser que usufruía de prestígio e respeito diante dos outros anjos. Mas isso não o impediu de rebelar-se. O que isto nos ensina a respeito da Perfeição?

1. Muitos em nossos dias, que têm buscado uma perfeição espiritual, acreditam que é possível viver em um estado de impecabilidade. Crêem que podem atingir este estado através da alimentação, uma vida de reclusão, ou técnicas que os fazem mais “perfeitos” que os demais. Muitos destes professos cristãos sentem-se realmente “orgulhosos” do nível espiritual que alcançaram. Alguns ainda humilham os que não atingiram o mesmo nível de santidade.

2. O único ser realmente perfeito é Deus. Quando buscamos a perfeição em nós mesmos estamos cometendo o mesmo pecado de Lúcifer.

3. Lúcifer estava no Céu com Deus, mas em algum momento, Deus não teve mais lugar em seu coração.

Lição de Terça-feira: A Queda de um Ser Perfeito

O manto de Lúcifer parece ter uma posição de destaque na narrativa bíblica. Sua roupa transmitia a importância da posição que ocupava. Você acha que a tentação do orgulho é maior para quem exerce alguma função de liderança? Comente em sua classe.

1. “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” (Abraham Lincoln)
2. Quanto maior o poder, maior o perigo de abuso. (Edmund Burke)

Lição de Quarta-feira: Desejando Ser Deus

No pensamento antigo, as divindades habitavam as alturas. Davi olha para os montes e faz a pergunta: “É de lá que me vem o socorro?”. Estar no topo é um desejo implantado por uma sociedade que não aceita o fracasso. Em nome do sucesso, pessoas empunham armas e fazem outras de degraus. Você acha que em tempos modernos, ainda queremos o que Lúcifer desejou?

1. O Descontentamento que tomou conta de Lúcifer, seguidos pela inveja e pela cobiça podem ser sentidos na atualidade. Aliás, são sentimentos bem humanos herdados desta natureza de pecado. O consumismo, a busca pela fama, pela popularidade, por um lugar de destaque no grupo, é a herança de um sentimento que teve origem no íntimo do anjo caído.

2. Salomão experimentou a fama e o poder. À frente da nação mais poderosa sobre a terra, ele teve tudo o que um homem sonhou e sua conclusão é de que tudo é vaidade, ou em uma tradução literal: “... Vazio dos Vazios, tudo é vazio”. (Eclesiastes 1:2)

3. Será que vale a pena chegar lá em cima sozinho? O topo do monte da fama e riqueza, sem Deus, traz um vazio perturbador. Lúcifer deve ter sentido isso.

Lição de Quinta-feira: Satanás na Terra

O anjo de luz que se rebelou, arrastou a terça parte dos anjos para a Terra. Nosso planeta colheu os frutos da desobediência de nossos primeiros pais, que escolheram dar ouvidos à voz da rebelião. Para redimir a raça caída, não outro anjo, mas o próprio Deus escolheu vir a este mundo em forma humana. Que contraste, enquanto um escolheu o caminho da glória, outro desceu a estrada da humildade. O que a Cruz nos ensina?

1. Ao abrir os braços na Cruz, Jesus abre às portas da eternidade à raça humana.

2. A vitória está garantida nas mãos daquEle que desceu ao encontro daqueles que não poderiam salvar-se por si mesmos.

3. A humilhação de Cristo é um exemplo. A simplicidade de Deus ao assumir a forma humana deve levar-nos à reflexão.

Conclusão

“Houvesse na verdade, Lúcifer desejado ser semelhante ao Altíssimo, e nunca teria perdido o lugar que lhe fora designado no Céu; pois o espírito do Altíssimo manifesta-se em abnegado ministério. Lúcifer desejava o poder de Deus, mas não o Seu caráter. Buscava para si mesmo o mais alto lugar, e toda criatura que é movida por seu espírito fará o mesmo.” O Desejado de Todas as Nações, págs. 435 e 436.

“Sempre que a ambição e o orgulho são tolerados, a vida é maculada; pois o orgulho, não sentindo necessidade, cerra o coração para as bênçãos infinitas do Céu.”
Profetas e Reis, pág. 60.

“A soberba é um terrível aleijão no caráter. A soberba precede a ruína. Isto é verdade na família, na igreja e na nação.” Testimonies, vol. 4, pág. 377.

“Deus aborrece o orgulho, e... todos os orgulhosos, e todos os que procedem impiamente, serão como palha, e o dia que está para vir os consumirá.”
Mensagens aos Jovens, pág. 128.

"Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:29

Pr. Alex Escher
Departamental de Escola Sabatina da MOSR

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More