quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resumo da lição 8 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “Vestes de Esplendor”


Texto-chave
“É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes de salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias” (Is. 61:10).

Objetivos:

1. Saber que não somente estamos num mundo mau, mas que também somos impuros e carentes da graça e do perdão divinos.

2. Sentir alegria ao saber que Deus nos escolhe, purifica e nos veste de esplendor, justiça e salvação.

3. Aceitar e vestir diariamente o manto da justiça que Deus nos oferece e, como Seus sacerdotes, testemunhar aos outros sobre a alegria da salvação.

Verdade Central
Habitamos em um mundo impuro, e somos impuros como conseqüência, somente uma visão de nossa contaminação nos habilita a desejar tirar as vestes da justiça humana e vestir as vestes da salvação, oferecidas por Deus, que têm uma glória e esplendor que nunca desaparecerá e nos tornará instrumentos de salvação ao mundo.

Lição de Domingo: Não tragam mais sacrifícios inúteis

O profeta Isaías (“o Senhor é salvação” ou “o Senhor é a ajuda”), foi o profeta do período decadente de Judá, marcado ataques e invasões inimigas. Mas, o maior perigo para Judá não era os inimigos fora, mas o pecado dentro de seus portões. Nos primeiros capítulos de Isaías a situação de Israel é descrita sem retoques em toda a sua malignidade. Que semelhanças existem entre o tempo de Isaías e o nosso?

1. O pecado é uma doença que toma o ser humano por completo e não pode ser apagado por um culto exterior, que não brote de um arrependimento sincero.

2. Na escala descendente do pecado, a princípio ele é visto como errado e vergonhoso, depois, à medida que é praticado o pecado começa a ser visto como algo normal e por fim o que antes era considerado pecado passa a ser chamado de correto e motivo de orgulho.

3. Mesmo na situação mais degradada Deus sempre tem um remanescente. Foi assim ao longo da história e hoje também.

Lição de Segunda-feira: Lábios Impuros

Isaías fazia parte do remanescente de Israel, mesmo assim ao ter uma visão da santidade de Deus, percebeu que na verdade era um homem de “lábios impuros”.


1. Toda visão de Deus faz-nos enxergar nossa condição de miseráveis pecadores. Antes de recebermos a salvação precisamos sentir necessidade dela.

2. Deus é quem purifica o ser humano. O perdão, a graça e a salvação, são iniciativas divinas que podemos aceitar, mas, nunca merecer.

3. O fruto da conversão de Isaías foi a disposição de servir ao Senhor. O mesmo fruto deve ser produzido em nós hoje.

Lição de terça-feira: Vestes que não duram

Um menino recebeu uma camisa nova para ir a um casamento. Ele gostou muito da camisa, mas como criança logo se envolveu nas brincadeiras e num momento de descuido rasgou sua camisa nova enquanto brincava de pega-pega. Assim é a vida humana, num momento estamos felizes com a camisa nova, no outro a tristeza toma conta, ao perceber que ela se foi.

1. Tudo que vemos nesse mundo se desgasta, assim como qualquer roupa, as soluções humanas têm prazo de validade vencido por mais duráveis que possam parecer.

2. A vestimenta da justiça de Cristo é a única que traz salvação e a única dura para sempre.

3. O único obstáculo para aceitar a justiça de Cristo é que ela implica em incômodo, é impopular, mas “devemos escolher o direito porque é direito e deixar Deus com as conseqüências. GC. 460

Lição de Quarta-feira: Vestes de esplendor

As vestes de esplendor são muitas vezes vistas como algo reservado para o futuro. Mas Isaías apresenta a promessa de Deus para o presente. Não é necessário esperar, é possível vesti-las agora. Como podemos entender esta promessa?

1. As “roupas de esplendor” são as vestes de justiça, a cobertura concedida a todos os que se rederam ao Senhor e que vivem pela fé e obediência aos Seus mandamentos.

2. Tudo que Deus pede de Seu povo é que viva pela fé, em obediência a Ele.

Lição de Quinta-feira: Vestes de salvação

O evangelho é muito mais que um discurso. Ele é vivo, ele salva. A salvação veste o ser humano por inteiro, trazendo cura, libertação, consolo, poder, alegria e salvação. O que fazer para tornar isso real em nossa vida hoje?

1. Jesus causou um tremendo impacto no mundo, porque a salvação era visível a todos a cada cura, a cada ato de bondade, a cada gesto de amor.

2. O mundo precisa ver a salvação em nós, não como uma teoria, mas como uma vestimenta completa, para que “glorifique ao Pai que está nos céus” Mt. 5:16.

3. Somos sacerdotes, intercessores, veículo da salvação ao mundo.

Conclusão

a. Por mais degrada que seja a situação moral do mundo hoje, Deus ainda escolhe pessoas para serem suas testemunhas.

b. Os escolhidos de Deus não são perfeitos em si mesmo, mas, têm noção de sua condição pecaminosa e aceitam ser purificados pela graça de Deus.

c. A graça salvadora veste o ser humano por completo e o habilita a levar a salvação a um mundo preso nas garras do pecado.

d. A vestimenta de esplendor provida por Deus em sua graça durará por toda a eternidade.

“Os remanescentes são não somente perdoados e aceitos, mas honrados. “Uma mitra limpa” (Zac 3:5) lhes é colocada na cabeça. Devem ser reis e sacerdotes para Deus.” (Filhos e Filhas de Deus [MM 1956], p. 369).

Pr. Elieser Ramos
Jardim Rio Verde - ACP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More