quinta-feira, 26 de maio de 2011

Resumo da lição 9 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “Um tição tirado do fogo”

Texto-chave: “Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes”. Zacarias 3:4

Objetivos

1. Descrever os seguintes personagens: Josué, o Acusador, o Anjo do Senhor, Seus assistentes e cada um de seus papéis no decorrer do drama da restauração.

2. Identificar-se com os sentimentos do sumo sacerdote Josué, acusado, com vestes sujas, e como ele se sentiu ao se encontrar vestido com roupas limpas.

3. Aceitar as vestes sacerdotais limpas que o Anjo do Senhor fornece, e andar nos Seus caminhos.

Verdade Central
A purificação dos seres humanos pecaminosos é uma obra que Deus faz por meio de Jesus Cristo e pelo poder do Espírito Santo. Os seres humanos não podem acrescentar coisa alguma a este processo. Podemos apenas aceitar com gratidão e por amor nos submetermos à Sua operação e vontade.

Lição de domingo: Zeloso por Jerusalém

Diante das ruínas que consternavam Jerusalém, a mensagem que Deus enviou através de Zacarias 1 e 2 era só de condenação ou havia encorajamento e esperança?

1. Zacarias começou declarando aos ouvintes que o Senhor tinha ficado ofendido, “indignado” com seus pais. Se a mensagem parasse aí, seria apenas de condenação e miséria.

2. Mas a mensagem não era de condenação. Era sim de misericórdia, encorajamento e esperança. Pois se eles se voltassem para Deus em humildade e arrependimento, Ele Se voltaria para eles (Zc 1:1-3).

3. “Portanto assim diz o Senhor: Voltei-Me para Jerusalém com misericórdia; a Minha casa nela será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém (Zc 1:16).

Lição de segunda-feira: O acusador e o acusado

Na visão de Zacarias 3:1, Satanás estava acusando apenas o sumo sacerdote Josué?

1. Descrito, na visão, como um sacerdote diante do Senhor, Josué representava Israel em todas as suas faltas, defeitos e pecados.

2. O povo não era inocente, não era impecável, e não merecia a restauração prometida que o Senhor estava oferecendo e que eles suplicavam pela fé e pelo arrependimento. Deus tinha uma promessa especial para revelar ao Seu povo.

3. O verbo hebraico traduzido como “acusar” dá origem à palavra “Satanás”. Ele é o “acusador de nossos irmãos” e a promessa do Senhor é repreender e expulsar o acusador (Zc. 3 e Ap. 12:10).

Lição de terça-feira: O Anjo do Senhor

Qual seria o personagem central da narrativa de Zacarias 3: o “acusador”, o “acusado” ou o “Anjo do Senhor”?

1. O contexto mostra que sendo os israelitas severamente castigados, “se humilharam perante Deus e a Ele volveram com arrependimento verdadeiro” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, 468). Foi nesse momento que a obra de Satanás, como acusador, foi revelada.

2. Mesmo estando agora o “acusado” no foco da questão, a narrativa torna claro que, apesar do triste passado do povo e de suas falhas, o “Anjo do Senhor” está ali para defendê-los das acusações de Satanás, independente de saber se as acusações são verdadeiras ou não.

3. O “Anjo do Senhor”, Jesus, está ali para salvar e redimir. Essa é, sem exceção, a verdade mais importante em todas as Escrituras e torna evidente que Ele é a figura central dessa narrativa também.

Lição de quarta-feira: Troca de roupas

Antes que as roupas novas fossem colocadas em Josué, as sujas foram removidas. O que essa troca significou para Josué e o que deve significar também na vida da pessoa redimida?

1. O Senhor disse: “Tirei de você o seu pecado”(Zc 3:4). Isso não significava que Josué era agora impecável, perfeito no coração e na mente, sem a possibilidade de cair ou pecar novamente. Em vez disso, o significado é que a culpa e condenação de Josué haviam sido tiradas.

2. “Foram perdoados os seus próprios pecados e os do povo. Israel vestiu ‘vestidos novos’ – a justiça de Cristo imputada a eles” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, 469).

3. A justiça de Cristo foi concedida pela fé, e foi creditada à parte da obediência de Josué e do povo. Se Josué não tivesse sido vestido com esses “finos trajes” (Zc 3:4), todos os seus esforços em obedecer não limpariam suas roupas sujas. Por esse motivo, foi somente depois de ter recebido os trajes especiais que ele foi exortado a obedecer ao Senhor e andar em Seus caminhos (Zc 3:7).

Lição de quinta-feira: “Uma defesa eficaz”

No mundo cristão, muito frequentemente, há uma motivação para fazer o bem para que “possamos ser salvos”. O que a mensagem de Zacarias nos mostra?

1. “Não podemos contestar as acusações de Satanás contra nós. Cristo, unicamente, pode pleitear eficazmente em nosso favor. Ele é capaz de silenciar o acusador com argumentos baseados, não em nossos méritos, mas nos Seus”. (Testemunhos Para a Igreja, v.5, 472 – Negrito acrescentado)

2. Quando se trata de salvação, precisamos aprender a confiar unicamente nos méritos de Cristo, não em nossos méritos ou em nossas boas obras.

3. Mas, não devemos esquecer que após Josué ter sido revestido com as vestes da santidade de Cristo, sua vida deveria refletir essa santidade, obedecendo a Deus e andando nos Seus caminhos.

Conclusão

1. Não existem em nós méritos para que possamos ser salvos. Nem mesmo nossas “boas obras” seriam “meritórias” para nossa salvação.

2. Israel vestiu “vestidos novos” – a justiça de Cristo imputada a eles. Cristo deve ser nosso “fino traje”, nossa justiça imputada.

3. Após sermos revestidos com as vestes da santidade de Cristo, devemos, pela graça de Deus, refletir essa santidade num processo contínuo de santificação, obedecendo a Deus por amor e andando nos Seus caminhos.

4. “A despeito das faltas do povo de Deus, Cristo não abandona o objeto de Seu cuidado. Tem poder para mudar-lhes as vestes. Remove as vestes imundas, envolve com Seu manto de justiça os crentes e arrependidos, e, junto a seus nomes, escreve nos relatórios do Céu o perdão” (Parábolas de Jesus, 169-170).

Pr. Davi Garcia Reinert
Pastor Distrital de Carazinho/RS – MOSR

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More