terça-feira, 17 de maio de 2011

Vaticano pressiona bispos a rezarem missas em latim

O Vaticano decidiu resgatar do passado a orientação para que seus bispos voltem a rezar missas em latim. O documento, divulgado na manhã desta sexta (13), segue o decreto papal de 2007 - que autorizou a adoção da língua nas missas, na qual o padre fica de costas para o público durante a reza.

Contudo, a decisão não foi bem aceita por todos, pois muitas autoridades religiosas não foram treinadas em latim. Só que para os bispos não há escapatória, todos eles devem seguir as ordens do Vaticano, documentadas pela Congregação pela Doutrina da Fé.

A instrução define: "É tarefa do bispo da diocese tomar todas as medidas necessárias para garantir o respeito pela 'forma extraordinária'". E afirma que as paróquias locais devem adicionar uma missa em latim dentro das suas agendas litúrgicas.

Mas a maioria dos católicos vê a missa em latim como uma postura rígida e nostálgica do Vaticano que, para muitos, acaba por retroceder na modernidade alcançada pela Igreja. (Última Advertência ao Mundo).

Nota: Enquanto se instrui os Bispos a rezarem a missa em latim, o Salvador traduziu o amor de Deus. Ele assumiu a forma humana para falar na língua do povo sobre os valores do Reino de Deus. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:14. Não deveria os seus representantes fazer o mesmo? A Bíblia diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. Conhecer significa entender, compreender a Palavra de Deus. Como o povo poderá compreender algo que não entende? Pra pensar!

Pr. Evandro Fávero

Clique aqui para conhecer mais a Bíblia.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More