quarta-feira, 22 de junho de 2011

Faça silêncio e escute

“De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta”. Salmo 53

Acabara o tempo de preparação. O professor distribuiu as provas, uma a uma. Lentamente, enquanto ele se aproximava de mim com a temida prova na mão, eu era incapaz de persuadir minhas pernas a pararem de tremer. Para dizer a verdade, não havia dormido bem na noite anterior tentando fazer com que a informação entrasse gota a gota no meu cérebro pantanoso. O professor tomou assento e a prova começou.

Diante de mim a folha parecia estar escrita em alemão antigo. Não entendia nada. Na sala havia um silencio sepulcral. Transcorriam os minutos e os enigmas apresentados faziam com que minha concentração chegasse ao clímax... Então, de súbito, ouviu-se um ruído estrepitoso e tremelicante que fez com que trinta alunos, em coro, prendessem a respiração, deixassem cair a caneta e erguessem a cabeça. O culpado do som desconcertante se encontrava placidamente sentado do outro lado da mesa, e com um sorriso malicioso no rosto confessou:

– Eu tive de aplaudir. Ocorre que não tolero o silêncio – sentenciou entre risos o idoso professor.

Por definição, o silêncio é a ausência de som. É também uma espécie em extinção, um bem raro em nosso mundo. Porém, ele é fundamental quando anelamos pela saúde espiritual. As Sagradas Escrituras afirmam: “Descansa no SENHOR e espera nele”. Salmo 37:7.

Assim sendo, o silêncio é uma característica importante para entrar em comunhão com Deus. O silêncio deixa a alma desnudada diante do Criador. Ele dá a oportunidade do diálogo com Jesus. Sem que o toque do celular o desperte informando que você tem uma chamada ou mensagem; sem que a música no rádio leve a sua mente a se perder na letra que está sendo cantada; sem que as notícias o distraiam com um acontecimento que você acabará vendo e ouvindo inúmeras vezes durante o dia.

Por que muitas vezes em nossa agenda o silêncio é algo tão difícil? Quando foi a última vez que você esteve a sós com Deus, apenas meditando o silêncio entre ambos? Quando foi a última vez que você desligou tudo o que pudesse interferir em sua devoção pessoal para desfrutar momentos de intimidade com Ele?

Encontre um lugar onde você possa estar tranquilo em sua casa, em uma praça, no campo, no quintal... Peque a Bíblia, que é a fonte das respostas Divinas às ansiedades humanas e... “Faça silêncio e escute” Dt 27:9, NVI. ... o que Deus tem para lhe dizer.

Pr. Fabricio Kos
Capellán Instituto Adventista de Rosario - UA

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More