sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resumo da Lição 10 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “As roupas novas do pródigo”

Texto-chave

“Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (Lc 15:32).

Objetivos

1. Analisar as atitudes do Pai: diante do pedido do filho de sair de casa e em seu retorno.

2. Atitude amorosa de Deus diante do pecador, ilustrada pelo Pai do filho pródigo, em contraste com a reação comum do homem diante do erro do próximo, ilustrada pela reação do filho mais velho.

3. Tomar o exemplo do Pai amoroso que é a forma como Deus trata a cada um de nós, ao lidarmos com quem erra contra nós ou perto de nós.

Verdade Central

Deus dá liberdade a todos diante de seu apelo em permanecer ao seu lado. Em uma negativa ao Seu apelo, Ele sempre estará disposto a nos receber de volta e nos perdoar desconsiderando nosso desprezo passado.

Lição de domingo: Os mesmos Pais, o mesmo Alimento

O que nos é revelado pela maneira individualizada que Deus nos trata como proprietário de tudo o que é necessário para nossa salvação?

1. Somos pessoas diferentes. Temos reações diferentes diante de Seu apelo à obediência. Mesmo assim Ele insiste com todos.

2. Mesmo quando o rejeitamos, e mesmo sendo Ele o proprietário de nossa vida, Ele respeita a decisão de quem O rejeita.

3. Nossa escolha em rejeitá-Lo sempre vai nos levar a consequências que irão nos fazer perceber que Ele nos ama.

Lição de segunda-feira: Abrindo as Asas

O amor de Deus envolve liberdade.

1. Deus não é opressivo. Isso se revela ao conceder livre arbítrio, e ao receber de volta o arrependido.

2. Você acha provável que às vezes Deus “abre as asas” porque sabe que o ser humano vai “bater a cabeça” e depois vai voltar arrependido, ou é a liberdade pela liberdade?

3. No caso do filho pródigo, o arrependimento não ocorreu apenas pelo fato de ele ter perdido tudo e estar sofrendo? Você acha que não falta justiça e sobra misericórdia nessa situação? Como ficam aqueles que são “sempre” fiéis?

Lição de terça-feira: Você pode Voltar para Casa

Quais as condições para o que saiu de casa (distanciou-se de Deus) poder voltar?

1. Não importa o quão distante você tenha ido, mas o Pai está sempre disposto a recebê-lo de volta.

2. Quando o que está perdido sabe que está perdido e volta o Pai o recebe. Quando o que está perdido não sabe que está perdido, o Pai vai à busca. Quando o que está perdido, sabe que está perdido e não pode voltar o Pai também vai buscá-lo para trazê-lo ao lar.

3. O amor do Pai é incondicional. Assim deveríamos tratar os que estão perdidos.

Lição de quarta-feira: A Melhor Roupa

Imagine a seguinte situação: Um esposo trai a confiança da mulher e abandona o lar. Existem muitas razões que ao racionalizar o levaram a cometer o erro humanamente injustificável. Algum tempo depois há o arrependimento pela parte culpada. O amor da esposa fiel ainda existe. Ele retorna arrependido, pede perdão e ela o aceita de volta, mas toda vez que algum desconforto existe entre o dois ela lança sobre ele o erro passado.

O que faltou no processo de aceitação em recebê-lo de volta? O que pode ser aprendido neste caso com a parábola do filho pródigo? Onde fica a confiança um dia manchada?

1. Na parábola do filho pródigo, que peso teve a confissão do filho no processo do perdão por parte do Pai?

2. O que revela o arrependimento genuíno por parte do filho?

3. O que revela o perdão completo da parte do Pai? Ao seguir o exemplo do Pai em nosso relacionamento com o próximo, no caso apresentado acima, quando decidimos perdoar não deveríamos cobrar o que o perdão oferece. Se a situação não nos permite confiar devemos oferecer em primeiro lugar o amor do Pai para transformar o arrependido. Assim devemos agir com os que caem, sem jamais lançar sobre eles o erro passado.

Lição de quinta-feira: As Roupas do Pai

Imagine a seguinte situação: Você é dono de uma empresa. Você tem dois gerentes de confiança, que eram seus amigos. Um deles trai sua confiança roubando todo o lucro de sua empresa de 3 meses e, antes de você descobrir, ele lhe pede para sair da empresa e ainda lhe pede para demiti-lo e assim receber os direitos legais. Você o faz. Logo em seguida descobre o roubo. Você não tem como denunciá-lo, pois ele fez tudo sem deixar rastros aparentes. Ele monta seu próprio negócio, perde tudo. Fica na miséria. Volta e suplica um emprego, dizendo que está arrependido. Em nome da antiga amizade, você vence sua mágoa, e o recontrata para a mesma função ocupada anteriormente ao lado do gerente que sempre foi fiel em seu trabalho.
Você tomaria cuidados especiais com este que retorna a partir de então? Você agiria como quem perdoou, mas ainda desconfia? A prudência o faria com que agisse com cautela? Não seria justo colocá-lo no máximo como um empregado qualquer? Como você acha que se sentiria o gerente fiel? Seria importante considerar o sentimento dele?

1. Não temos como comparar totalmente a ação divina com ação e circunstâncias humanas, mas temos como aprender sobre o poder do perdão que pode transformar o coração de um errante.

2. No processo de ajudar alguém a se recuperar temos que aplicar o princípio estabelecido por Filipenses 2:3 u.p: “considerando cada um aos outros superiores a si mesmo”. Só pela graça!!!

3. No caso de arrependimento e volta ao Pai, a misericórdia prevalece sobre a justiça aparente. Quando não há arrependimento a justiça prevalece sobre a misericórdia.

Conclusão

a. Deus nos trata com amor individualizado e não no “atacado”.
b. O amor de Deus proporciona liberdade para afastar-se dEle e para retornar a Ele.
c. A condição para Deus receber de volta um filho ingrato e voltar-se a Ele: (única condição) é o arrependimento.
d. Existe um desafio para nós no que se refere ao tratamento com o próximo em aceitarmos de volta quem errou.

Pr. Josias Ferreira da Fonseca
Departamental de Escola Sabatina na ANP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More