quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resumo da lição 12 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR A LIÇÃO EM POWER POINT

Título: “Mais Imagens de Vestes”

Texto-chave
“Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada...”. Marcos 5:28

Objetivos:

1. Conhecer o significado associado às roupas nas diversas situações em que Jesus esteve envolvido.

2. Identificar-se com o contexto emocional das histórias e como essas emoções destacam o ser, humano e divino, da natureza de Cristo.

3. Seguir o exemplo de serviço humilde e desinteressado de Cristo.

Verdade Central:

Vestes (roupas) não falam, mostram. Jesus como ser humano, usava roupas. Ao ser Ele despido foi colocado em uma posição inferior e de humilhação. Embora fosse nosso Criador e Rei do Universo suportou a humilhação, o escárnio e os insultos, para mostrar Seu amor redentor pela humanidade.

Lição de domingo: “Quem Me tocou nas vestes?”

Por que Jesus teria desejado saber quem havia tocado Suas vestes? Marcos 5.30-34.

1. Jesus queria deixar claro que não havia nenhum poder mágico em Suas vestes, capaz de produzir uma cura. Mas o poder de Deus havia operado, na mulher, através de seu ato de fé.

2. Cristo queria usar o testemunho da mulher curada para mostrar que por mais precária e embaraçosa que seja a situação do ser humano, só o poder de Deus pode devolver a saúde plena.

3. Todo aquele que se achega a Cristo, consciente da sua própria impotência e necessidade, será curado.

Lição de segunda-feira: Ele “tirou as vestes”

Jesus “tirou as vestes” e ocupou o papel de um servo, ao lavar os pés dos discípulos. Quão “baixo” você está disposto a ir pelo bem de outras pessoas? Qual foi a última vez que “tirou as vestimentas” para ministrar às necessidades dos outros? João 13:1-16.

1. Enquanto o ser humano luta por poder e reconhecimento terreais, o que ele necessita é viver dependente da graça salvadora de Cristo.

2. O fato de que o Filho de Deus Se curvasse para fazer o trabalho humilhante de um servo, envergonhou os discípulos que estavam à procura de supremacia.

3. Cristo “tirou a vestimenta de cima” mostrando Sua boa vontade para Se humilhar e descer a qualquer nível necessário para alcançar os Seus amados.

Lição de terça-feira: “Nem rasgará as suas vestes”

Em que sentido podemos ser apanhados em nosso senso de justiça própria, de superioridade moral e espiritual, que nos tornamos cegos para verdades que o Senhor deseja que aprendamos? Levíticos 21:10.

1. A lei mosaica proibia ao sumo sacerdote rasgar suas vestes clericais, porque elas simbolizavam a perfeição do caráter de Deus. Rasgá-las era o mesmo que profanar o caráter de Deus e desfigurar Sua perfeição.

2. O gesto de rasgar as vestes sacerdotais tornou-se um simbolismo do começo do fim de todo o sistema terrestre de sacerdócio e sacrifício, dando passo a um novo e melhor sistema, tendo a Cristo como Sumo Sacerdote no santuário celestial.

3. É possível ficar cego às verdades da salvação e da vida eterna, quando o “eu” está no controle do coração humano.

Lição de quarta-feira: Vestes de zombaria

O texto de Mateus 27:27-29 relata o escárnio que Jesus sofreu. O que isso nos diz sobre a ignorância, insensatez e crueldade humana? Será que o mundo hoje ainda trata Seu Redentor da mesma forma?

1. Enquanto a zombaria do sacerdote consistia de um ataque à autoridade espiritual de Jesus, a dos soldados atacava Sua soberania política.

2. Cristo aceitou ser vestido com “vestes de zombaria” para oferecer ao mundo pecaminoso Suas vestes de justiça e perfeição.

3. Seguindo o exemplo de Jesus, como um cristão deveria responder ao ser tratado injustamente?

Lição de quinta-feira: “Repartiram entre si as Minhas vestes”

Qual o significado profético dos soldados repartirem as vestes de Jesus perto da cruz e como isto é importante para todos nós? João 19:23, 24.

1. Sentindo, Jesus, o peso dos pecados de todo o mundo caindo sobre Ele e a separação do Pai O esmagando, foi encorajado a suportar esses terríveis sofrimentos, ao ver o cumprimento da profecia de Salmos 22:18.

2. Toda vez que passamos por tempos de necessidades e sofrimentos, as profecias que já se cumpriram reafirmam nossa fé no cumprimento das promessas de Deus e a verdade se fortalece em nosso coração.

Conclusão:


1. As “vestes” humanas são precárias e embaraçosas como a situação da mulher com hemorragia. Por isso, somente a veste da graça de Cristo pode mudar essa situação.

2. Ao ver o cumprimento da profecia de Salmos 22:18, Jesus foi encorajado a suportar os terríveis sofrimentos causados pelo peso dos pecados do mundo caindo sobre Ele e o esmagador sentimento de separação do Pai.

3. Deus providenciou o plano da salvação, derrotando o inimigo por meio de Cristo. Com isto podemos ser elevados da condição de mendigos espirituais que vestem trapos de imundícia, para a condição de filhos de Deus, justificados e vestidos com a roupa da justiça de Cristo.

4. Todo filho de Deus refletirá o caráter manso e humilde de Cristo em qualquer situação da vida.

Pr. Maxell Jesus Arias Justiniano
Distrital de Garcia, Blumenau/SC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More