quinta-feira, 15 de setembro de 2011

5 hábitos saudáveis para prevenir o diabetes

Você mudaria um aspecto da sua vida – como adotar uma alimentação saudável ou se exercitar mais – se soubesse que isso iria reduzir sua probabilidade de desenvolver diabetes? Até quantas mudanças em seu estilo de vida você estaria disposto a enfrentar para minimizar as chances do desenvolvimento dessa doença?

Um novo estudo descobriu que existem cinco formas principais de reduzir as chances de desenvolver diabetes na meia idade. O estudo estima que, quanto mais objetivos saudáveis você cumpre, menor é o risco, mesmo que você tenha histórico de diabetes na família.

Médicos já sabem há muito tempo que hábitos como fumar, beber excessivamente e comer alimentos nada saudáveis aumentam a probabilidade do desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2.

Mas o novo estudo – o maior do tipo até agora – é um dos primeiros a explorar a forma como vários hábitos saudáveis podem se combinar na luta contra o diabetes.

A principal questão que o estudo levantou foi se há benefícios adicionais para cada melhoria no estilo de vida que uma pessoa faz. A resposta? Definitivamente sim, ao que parece. A forma como as melhorias se associam reduzem as chances de diabetes drasticamente.

Mais de 200 mil homens e mulheres foram submetidos ao estudo de longa duração. As pessoas que apresentaram menor probabilidade de receber um diagnóstico de diabetes compartilhavam cinco práticas saudáveis em suas vidas:

1 – Peso normal
Eles não estavam com sobrepeso, nem eram obesos. Todos mantinham um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.

2 – Não fumantes
Eles nunca tinham sido fumantes regulares, ou tinham deixado de fumar há pelo menos 10 anos.

3 – Fisicamente ativos
Eles praticam exercícios físicos por pelo menos 20 minutos, três ou mais vezes por semana.

4 – Dieta saudável
Eles consumiram uma dieta com muita fibra, pouca gordura trans, poucos carboidratos refinados ou açucarados e uma alta proporção de gorduras boas (poliinsaturadas).

5 – Pouca ou nenhuma bebida
Eles ingeriam álcool com moderação: até duas bebidas por dia para homens, e até uma para mulheres.

Cada uma dessas práticas adicionadas resulta em 31% e 39% menos chances de desenvolver o diabetes entre homens e mulheres, respectivamente. Pessoas que seguem todas as cinco práticas no cotidiano têm chances cerca de 80% menores de serem diagnosticadas com diabetes do que pessoas com estilos de vida menos saudáveis.

De todos os cinco fatores de estilo de vida, o excesso de peso é o mais fortemente ligado ao risco de diabetes. Entretanto, independentemente do peso, os outros quatro fatores ainda podem fazer a diferença no risco geral.

Todos sabem que nem sempre é fácil perder peso. Por isso, para quem está tendo essa dificuldade, uma boa pedida é praticar outras mudanças no estilo de vida. [Hype Science]

Nota: Deus deixou oito remédios naturais que preservam a saúde. "Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios." A Ciência do Bom Viver, 127. Destes remédios quero destacar a abstinência. Fará um bem maior a saúde abster-se do uso de alcool do que apenas beber moderadamente. (Pr. Evandro Fávero)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More