sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Resumo da lição 4 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT

Título: “Justificação Pela Fé”

Texto-chave

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou a si mesmo por mim. Gál. 2:20.

Objetivos

1. Compreender nossa real condição diante de Deus como pecadores que somos, e como esta realidade torna impossível a salvação pelas obras.

2. Conhecer a doutrina da salvação pela fé na pessoa de Cristo como o único caminho para sermos considerados justos por Deus, e assim vivermos em novidade de vida.

3. Compreender como uma relação de fé em Jesus Cristo pode nos conduzir a uma vida de obediência natural à sua Palavra.

Verdade Central

Crer e aceitar a Salvação por meio dos méritos de Cristo é algo que produz paz e felicidade. Traz o verdadeiro sentido à vida cristã, e faz com que o cristão sinta prazer em servir a Deus, obedecendo-o com alegria.

Lição de Domingo: A questão da “justificação”

Qual o significado da palavra Justificação, e qual a razão pela qual precisamos ser justificados?

1. A palavra “justificado” está fortemente relacionada ao julgamento de Deus com relação aos seres humanos. O homem pecador precisa ser justo e reto para entrar no céu. “Tanto nosso título ao céu, como nossa idoneidade para ele, encontram-se na justiça de Cristo.” Desejado de Todas as Nações, 283.

2. Precisamos ser justificados por Cristo porque somos inaptos para o céu e para a eternidade. Todos nascemos pecadores por natureza, e esta realidade precisa ser transformada. Através da fé em Cristo e da aceitação de seus méritos é que podemos ser considerados justos por Deus e aptos para a eternidade.

3. “A justificação é um perdão absoluto e completo do pecado. No momento em que um pecador aceita a Cristo pela fé, é perdoado. A justiça de Cristo lhe é imputada, e ele não mais duvida da graça perdoadora de Deus.” SDABC, Vol. 6, p. 1071.

4. “O que é justificação pela fé? É a obra de Deus ao lançar a glória do homem no pó e fazer pelo homem aquilo que ele por si mesmo não pode fazer.” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 456.

Lição de Segunda-feira: Obras da lei

Se somos justificados unicamente pela fé em Cristo, qual é o papel da Lei de Deus com relação à nossa salvação?

1. As referências bíblicas à Lei em Gálatas abrangem também a Lei moral dos Dez Mandamentos. Não são referentes apenas à Lei cerimonial. Realmente Paulo torna claro que a Lei não pode mudar nosso status diante de Deus. Somente Cristo pode fazer isto por seus méritos. Todavia, a obra de Justificação pela fé em Cristo é uma obra completa e abrangente, que inclui a obediência, e não a exclui da vida do cristão.

2. “O perdão de Deus não é meramente um ato judicial pelo qual ele nos livra da condenação. É não somente perdão pelo pecado, mas livramento do pecado. É o transbordamento de amor redentor que transforma o coração. Davi tinha a verdadeira concepção do perdão ao orar: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito reto. Salmo 51:10.

3. “Se porém, orardes em sinceridade, entregando-vos de corpo, alma e espírito à Deus, pondes toda a armadura de Deus, e abris a alma a justiça de Cristo, e a ela unicamente – a imputada justiça de Cristo vos torna capazes de subsistir contra as astutas ciladas do diabo. A obra de cada alma é resistir ao inimigo na força e poder do Senhor Jesus Cristo, e a promessa é que o diabo fugirá de vós.” Meditações Matinais, 1956, p. 346.

4. Assim como Cristo concede a cada pecador arrependido os méritos de sua justiça, concedendo perdão e paz, ele também concede poder e graça para uma vida santificada. Não é possível dissociarmos a obediência da Justificação pela fé. Ambas estão intimamente relacionadas.

Lição de Terça-feira: A base da nossa justificação

Qual o papel das obras em nossa justificação?

1. A grande verdade é que jamais poderemos ser salvos da condenação do pecado por nossas obras. As obras de obediência não podem mudar nossa triste condição diante de Deus. Somente Cristo pode efetuar esta obra por nós.

2. “Se vos entregardes a ele, e o aceitardes como vosso Salvador, sereis feitos justos nele, por mais pecaminosa que tenha sido a vossa vida. O caráter de Cristo substituirá o vosso caráter e sereis aceitos diante de Deus como se não houvésseis pecado.” Caminho para Cristo, p. 54.

3. “Quando Deus perdoa ao pecador, remite o castigo que ele merece e o trata como se não tivesse pecado, recebe-o no favor divino e o justifica em virtude dos méritos de Cristo. Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 389.

4. É evidente pelos pensamentos anteriores que não há como sermos justificados pelas obras. Somente Cristo pode nos perdoar, purificar e nos dar um novo caráter. A Justificação baseia-se no infinito amor de Deus e em seu desejo de nos salvar. Quando falamos de justiça, falamos de uma pessoa que é Cristo. Ele disse: “Sem mim, nada podeis fazer.”

Lição de Quarta-feira: A obediência da fé

O que é a obediência da fé?

1. “A fé é a mão pela qual a alma se apodera das ofertas divinas de graça e misericórdia.” Educação, P. 253.

2. A fé é a mão que se apega ao auxílio infinito; é o meio pelo qual o coração renascido é levado a pulsar em uníssono com o coração de Cristo.” Mensagens aos Jovens, p. 101.

3. As citações acima são muito esclarecedoras, porque mostram o único caminho para uma vida de verdadeira obediência. A fé em Cristo. O homem não pode ser obediente senão pelo poder de Cristo em sua vida. Nosso grande erro é acharmos que nossas resoluções são suficientes para uma vida de obediência. Percebemos muito facilmente que erramos em pensar assim. Nosso coração deve pulsar em uníssono com o coração de Cristo por meio de santa comunhão com Ele. Não há outro caminho para uma vida de obediência.

Lição de Quinta-feira: A fé promove o pecado?

Pode uma pessoa justificada por Cristo viver na prática do pecado?

1. A doutrina da Justificação pela Fé não encoraja o comportamento pecaminoso. Em Romanos capítulo 6 Paulo explica com clareza como é o estilo de vida de uma pessoa justificada.

2. Aceitar a Cristo envolve uma completa união com Ele em sua morte e ressurreição. O que torna claro a necessidade de uma nova vida em Cristo e com Cristo.

3. Há uma ideia preponderante em Romanos 6. É a ideia de que a vida Cristã deve ser vivida em constante companheirismo com Cristo. Esta vida com Cristo é uma vida de vitória sobre o pecado, Somente o poder de Cristo habilita o homem para uma vida vitoriosa.

4. “Quando mediante a fé em Cristo, o homem realiza o seu melhor, e esforça-se para andar no caminho do Senhor mediante a obediência aos Dez Mandamentos, a perfeição de Cristo lhe é imputada para cobrir a transgressão da alma arrependida e obediente.” Fundamentos da Educação Cristã, p. 135.

Conclusão

1. Somos pecadores. Sem Cristo estamos irremediavelmente perdidos. Somente Ele pode mudar esta triste realidade.

2. Unicamente pela fé em Jesus é que podemos ser salvos desta triste condição. Precisamos aceitar sua obra por nós pela fé em seus méritos e não por nossas obras.

3. Nossas obras precisam ser as obras de Cristo. Por íntima comunhão com ele somos habilitados para viver em santidade. Nem mesmo nossa obediência é aceitável se não vivemos com ele.

4. Cristo é a única fonte de justiça e santidade. Como poderemos ser justos e santos aos olhos de Deus sem comunhão com ele? Como poderemos um dia andar com vestiduras brancas pelas ruas dos céus sem sermos justificados por ele?
5. Viver em Comunhão com Jesus é realmente o grande desafio de nossas vidas. Mas, se conseguirmos fazer isto, certamente um dia o veremos face a face.

Pr. Jabes Eli Salcedo,
Pastor do distrito de Uruguaiana, RS.

2 comentários:

Hoje já é 27/10 quinta-feira e até agora não está disponível a Lição 5 do 4 trimestre de 2011.

Olá anônimo, neste Blog nós postamos somente o Resumo da Lição. E o fazemos sempre na Quinta a noite ou sexta-feira durante o dia. Se o senhor quiser a lição na íntegra poderá acessar no site www.cpb.com.br ou clicar no link abaixo:

http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2011.html

Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More