sábado, 28 de janeiro de 2012

A importância da amizade

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17

Sociabilidade (amizade) é o principal fator, entre muitos, que leva uma pessoa a se tornar membro de uma igreja e a permanecer nela. Não se pode manufaturar crises na vida das pessoas e nem mesmo manipular famílias, pressionando-as a levar pessoas à igreja. Mas o fator social pode ser a maneira de levantar a consciência dos membros e levá-los a ter uma atmosfera amigável dentro da igreja.

Harris Poll realizou uma entrevista entre os americanos para saber qual era a principal prioridade na vida deles. Eis o resultado:

1) Relacionamento (56 %);
2) Fé e religião (21 %);
3) Fazer do mundo um lugar melhor (12 %);
4) Realização profissional (5 %);
5) Dinheiro (5 %).

Não importa qual seja o segmento da sociedade, o aumento da importância do relacionamento é visível. Ellen White também defendeu a importância desse relacionamento na vida da igreja:

“Os que se encerram em si mesmos, que são avessos a se desdobrarem para beneficiar os outros mediante amigável convívio, perdem muitas bênçãos; pois mediante o contato mútuo os espíritos são polidos e refinados; por meio do intercâmbio social, formam-se relações e amizades que dão em resultado certa unidade de coração e uma atmosfera de amor que agradam ao Céu” (Conselhos sobre Educação, 158).

O simples fato de começar a fazer parte de uma congregação significa também a possibilidade de fazer novos amigos. A igreja não é um Country Club, mas certamente necessita ter vida social. Quando uma pessoa aceita a Jesus e passa a fazer parte do Seu corpo, com muita freqüência muda os hábitos sociais e consequentemente os amigos. Então, a igreja tem por obrigação suprir estas lacunas.

A vida social na igreja deve ser uma oportunidade de compartilhar, dar e receber. Esse companheirismo é experimentado quando pessoas são ajudadas em suas dificuldades. Não importa qual seja a necessidade (financeira, espiritual ou emocional) sempre haverá pessoas movidas pelo sentimento de ajuda e companheirismo.

Pr. José dos Santos Filho

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More