sábado, 14 de janeiro de 2012

Por que Estudar a Lição da Escola Sabatina?

Um sábado desses eu estava em uma Unidade de Escola Sabatina, em determinada igreja aqui de Natal, e apenas 3 pessoas na Classe possuíam e haviam estudado a Lição da Semana, apesar de o grupo ser formado por umas 15 pessoas. É uma pena, pois a lição é preparada por grandes estudiosos. Mas são poucos os que parecem se preocupar com seu crescimento intelectual na doutrina, apesar de conhecê-la bem ser considerado importante fator para a salvação (cf. Efés. 4:14; 1Tim. 4:16; 1Ped. 3:15; 2João 1:9)

A conseqüência disso foi que temas tão interessantes, empolgantes, desafiadores e importantes (como: Trindade, encarnação de Cristo, Santuário, Romanos, Gálatas, epístolas de João, etc.) dão lugar a comentários vazios, pseudo-polêmicos e secundários, feitos exatamente pelos que adoram usar o "teologuês" na hora do estudo da Lição, porque não se dão ao trabalho de estudá-la durante a semana.

Houve um dos que estavam visitando a Classe que aproveitou a ocasião para apresentar seus "conhecimentos" sobre o grego bíblico de João 1:1-3, tomando grande parte do tempo da Lição, e sem contribuir com praticamente nada para a compreensão do tema estudado.

Certa vez eu fiz aqui um comentário sobre a grande importância que eu atribuo ao estudo sistemático da Lição da Escola Sabatina, bem como à leitura mensal da excelente Revista Adventista (veja aqui). Situações como a que presenciei na igreja citada no início só reforçam minha convicção de que a igreja não está mais perecendo por falta de conhecimento, por culpa dos "sacerdotes", como na época de Oséias. A culpa é totalmente nossa, dos membros, que não aproveitamos a alimentação consistente e sadia que nos é oferecida pela Instituição a qual nos associamos.

A Igreja é tão preocupada com o livre-acesso ao material da Lição, que disponibiliza gratuitamente o conteúdo semanal na Internet, para aqueles que preferem não adquirir o material impresso, apesar do irrisório valor cobrado, em comparação com o grande benefício proporcionado pelo estudo da Lição da Escola Sabatina.

Nenhuma outra denominação mundial faz isso pelos seus membros!

Gilson Medeiros

3 comentários:

ENTÃO, PRECISAMOS TOMAR MAI CUIDADOS NAS COISAS DE DEUS!

deus deixou belas mensagem pra todos nois.e nosso dever estudar toda manha logo au a corda...e devemos ora pelo nasos irmaos porque satanas esta temtando de todas as forma destruir a todos e principalmente aqueles q buscam a deus.

Infelizmente, isso está ocorrendo em toda a igreja. As vezes pensamos que por conhecer o Apocalipse, saber de tudo o que a Biblia ensina, doutrina, sábado, etc, pensamos que é o suficiente para salvação e muitos desprezam o estudo da Lição da Escola Sabatina, achando que sabem tudo...Outra coisa que tem sido pouco aproveitada pelos membros são os escritos proféticos...Não tem-se dado o devido valor a eles, principalmente com relação a saúde e temperança. Parece que tem sido deixado de lado...Mas quando se deixa de ouvir as orientações de Deus, acabamos colhendo as consequências...Que deus tenha misericórdia de todos nós (Inclusive eu que escrevo essas linhas).Boa tarde a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More