terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dieta calórica pode dobrar o risco de problemas de memória em idosos

Segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Clínica Mayo, idosos que têm uma dieta calórica podem chegar a dobrar os riscos de sofrerem perda de memória ou comprometimento cognitivo leve. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira pela Clínica Mayo e será apresentada no 64º Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, em abril deste ano.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores selecionaram 1.233 pessoas de 70 a 89 anos livres de qualquer demência. Os participantes relataram, em um questionário, o que comiam e bebiam em um dia e, depois, foram divididos em três grupos de acordo com o consumo calórico diário de cada um. Um dos grupos ingeria de 600 a 1.526 calorias ao dia; o outro, de 1.526 a 2.143; e o último grupo, entre 2.143 e 6.000.

Os autores do estudo observaram que a probabilidade de as pessoas que consumiam mais calorias terem comprometimento cognitivo leve mais que duplicou em relação àquelas que menos ingeriam calorias. No entanto, não foram encontradas relações significativas entre o grupo do meio e os outros dois.

“Observamos um padrão indicando que, quanto mais calorias ingeridas ao dia, maior a probabilidade de um idoso ter comprometimento cognitivo leve”, afirma o coordenador do estudo, Yonas Geda. “Cortar calorias e comer alimentos que compõem uma dieta saudável pode ser uma maneira fácil e mais simples de evitar problemas de perda de memória na medida em que envelhecemos”, diz o pesquisador. [Veja]

Nota: É bom lembrar que, ao criar o homem, Deus planejou para ele o melhor alimento. "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Gênesis 2:29. E Ellen White escreveu que "nos cereais, nas frutas, nas verduras e nas nozes, encontram-se todos os elementos alimentares de que necessitamos. Se viermos ao Senhor em simplicidade de mente, Ele nos ensinará como preparar alimentos saudáveis, livres da contaminação de alimentos cárneos." Conselhos sobre Regime Alimentar, 92. Pense nisto. - Pr. Evandro Fávero

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More