sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sete alimentos que aceleram o metabolismo

Se você quer emagrecer, nem pense em pular o jantar ou viver de alfa! O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental.

A alimentação é um dos fatores decisivos para mantermos a saúde em dia e, consequentemente, a beleza. Uma dieta equilibrada deve se basear em sete alimentos que têm ação potencial na modulação da composição corporal e no controle do apetite.

Veja quais são os alimentos que aceleram o metabolismo e inclua em sua lista do supermercado.

1. Azeite de Oliva - Alimento rico em ácidos graxos insaturados, seu consumo é recomendado devido a sua boa quantidade de antioxidantes e os efeitos positivos de seus ácidos graxos monoinsaturados sobre a hipertensão arterial e perfil lipídico.

2. Oleaginosas - Nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, castanha do pará - seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados envolve aumento do gasto de energia basal e da termogênese induzida pela dieta.

- As nozes são ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal.
- A castanha-do-Pará fornece o mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.
- Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E.
- Devem fazer parte da alimentação diária por seu valor funcional mas lembrando sempre apresentam alto teor de calorias.

3. Chá verde - apresenta poder antioxidante, possui compostos que colaboram na redução do LDL. Podendo contribuir na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares.

4. Frutas e vegetais amarelos, laranja e vermelho
- Mamão, batata doce, manga, cenoura, tomate, laranja.

Atuam como poderosos antioxidantes.
- O tomate possui licopeno, que esta relacionado a diminuição dos riscos de câncer de próstata, pulmão e esôfago. Os produtos prontos de tomate, como molhos prontos se apresentam com carotenóides em maior biodisponibilidade, além de serem fontes de fibras que promovem redução do esvaziamento gástrico e, portanto, diminuem a sensação de fome. Estudos mostram que acréscimo de 14g de fibras esta associado a10% da ingestão calórica e a uma perda de 2 a 4 kg em 4 meses
- Suco de laranja atua como agente quimiopreventivo, atua na desintoxicação enzimática do fígado.

5. Frutas e vermelho azulados; repolho roxo, uva roxa, suco de uva - possuem flavonóides que varrem os radicais livres e protegem os tecidos contra esses radicais livres

6. Soja - os fitoestógenos presentes na soja atua como antioxidantes, bloqueadores de carcinógenos e podem ajudar a prevenir câncer relacionados à hormônios como os de mama, ajuda a reduzir os risco de doenças cardiovasculares, colabora nos incômodos da menopausa.

7. Peixes - Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL. [Revista Boa Forma - e USB]

2 comentários:

Por ser um site adventista acredito que não devemos publicar matéria de orientação a sáude indicando o uso de chá verde, pois além de estar em desacordo com a orientação do espírito de profecia ( mensagem de saúde) , hoje há estudos científicos que comprovam que o chá verde possui cafeina e causa danos ao sistema nervoso central, provocando taquicardia e alteração da pressão arterial. A Igreja Adventista tem que ter mais cuidado e responsabilidade naquilo que ela duvulga através de seus meios de comunicação.

Saudações em Cristo Jesus.

José Antonio
Marilia SP

Olá Antonio, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Ellen White escreveu sobre os malefícios do chá preto. O Chá que se refere aqui é o Chá de ervas verdes. Ela escreveu que "Satanás está levando o mundo em cativeiro mediante o uso das bebidas alcoólicas e do fumo, café e chá preto. A mente dada por Deus, que deve ser conservada clara, é pervertida pelo uso de narcóticos. O cérebro não mais é capaz de discernir corretamente."Temperança, 17 - Por outro lado, quando ela fala de chá verde estimulante ela desistimulou o uso, abrindo uma exceção para usá-lo como remédio: "Não uso chá, nem verde nem preto. Nem uma colherada me passou pelos lábios, há muitos anos, exceto quando atravessei o oceano, e uma vez, desde que estou deste lado, tomei-o como remédio quando me achava doente e vomitava. Nessas circunstâncias pode demonstrar-se um alívio propício." Mensagens Escolhidas, 2, 302.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More