quarta-feira, 22 de agosto de 2012

10 dicas de como líderes podem usar o Twitter

Como os jovens podem usar a Internet de forma positiva? Como integrar minha estratégia de trabalho com a Internet? Sendo líder, como devo me posicionar no Twitter e Facebook? Como incentivar os membros a usarem a Internet para o evangelismo?

Essa é uma série sobre Internet, com linguagem fácil e explicativa, mas que responde os principais questionamentos na mente do líder preocupado em fazer o bom uso da tecnologia.

O Twitter se tornou uma ferramenta fundamental de comunicação no mundo empresarial, político e religioso. Ele está redefinindo o modo como nos comunicamos. Gostemos dele ou não, como líderes precisamos saber como usá-lo.

Quando se fala em uso do Twitter para pessoas com posição de liderança eclesiástica, as questões principais são: o que tuitar, a quem seguir e a quem não seguir?

10 Dicas práticas para líderes:

1. O que conta no Twitter

As pessoas vão e vem, por isso as instituições e departamentos precisam de uma conta institucional independente dos ocupantes. Exemplo: @tvnovotempo, @superbomnews, @iasd, @iaene...

2. A quem seguir?

Não siga automaticamente a todos que te seguem. Seu seguidor sabe que você não tem tempo para acompanhar tudo que seus seguidores tuitam. Siga seus pares. Outros pastores, instituições etc.

Não siga a quem não conhece ou pessoas de caráter e procedimento duvidoso.

3. Quem deve tuitar?

O ideal é que seja o dono da conta, mas na realidade, ninguém espera que alguém muito ocupado consiga tuitar com freqüência. Geralmente líderes muito ocupados possuem um escriba ou equipe para colocar seus pensamentos em 140 caracteres. Isso é perfeitamente normal desde que fique claro quem tuita. Para isso crie uma assinatura para diferenciar quando você ou sua equipe tuita. Exemplo fictício: quando o próprio @presidente tuita ele assina no final da mensagem [Pr] e [Pr-equipe] quando são seus auxiliares.

4. O que tuitar?

Pode ser tentador tuitar sua agenda diária ou semanal, mas seja sincero, quem vai querer seguir sua agenda?

Tuitar trechos de discursos e sermões pode ser chato, a menos que seja uma frase de impacto ou algo que vai fazer história.

Tempere seus tuites com pensamentos pessoais e reflexões sobre assuntos que você está vivendo ou presenciando.

Os tuites podem ser interativos. Por exemplo, pergunte aos seguidores: “O que você entende por justificação?”

Não use o Twitter como apenas mais um canal de broadcast para empurrar para fora as suas mensagens. Envolva seus seguidores com assuntos de particular interesse para eles. Por exemplo, alguns tesoureiros costumam tuitar dicas e informações de economia.

5. @Replies

Não se espera que você responda a cada questão tuitada, mas se você tem um assistente, deixe que ele selecione uma ou duas questões para você responder. Isso melhora sua posição no twitter atraindo mais seguidores e faz você parecer mais acessível.

6. Qual a freqüência das tuitadas?

Um tweet por dia é o recomendado para pessoas muito ocupadas. Mas, não existe regra. Apenas evite muitas mensagens consecutivas para não ser interpretado como spam.

Não pare de twittar! Em 1 de novembro de 2010 , um dia após ser eleita presidente, Dilma Rouseff tuitou para seus 330.000 seguidores: "É uma honra e um grande sentimento ser escolhida para presidir o meu país. Eu prometo a cada brasileiro a minha total dedicação". No entanto desde que foi eleita, sua atividade no Twitter tem sofrido seriamente. Em 13 de dezembro de 2010 ela tuitou: "Amigos, eu não tenho muito tempo para estar aqui com vocês. Vamos falar mais em 2011”. A conta está inativa desde então.

7. Apoie Iniciativas Oficiais

Vários projetos da igreja estão ganhando força e publicidade no Twitter. Participe. Seu exemplo irár motivar outros a fazer o mesmo. Exemplo: Reavivados Por Sua Palavra #rpsp #les e @evangelismoweb.

8. Imagens

Torne seus tuites mais coloridos e interessantes, mas evite fotos de reuniões restritas e confidenciais.

9. Links curtos

Os melhores tuites são curtos, de preferência não mais de 120 caracteres para aumentar a chance de serem retuitados. Atualmente o Twitter encurta os links automaticamente. Se preferir, use outro encurtador de links como bit.ly e tinyurl.com.

10. Integração com Facebook

Não gere tuites automáticos a partir de sua conta no Facebook ou vice-versa. Cada rede social exige sua atenção total e indivisível. Discussões no Twitter são diferentes das que ocorrem no Facebook.

Carlos Magalhães
Diretor Web/Mobile - Rede Novo Tempo

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