domingo, 16 de setembro de 2012

Resumo da lição número 12 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT

 Título: O Anticristo

 Texto-chave 

 “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição”. 2 Ts 2:3, NVI.

Objetivos 

1. Saber que o único recurso que nos protegerá contra os enganos de Satanás nos tempos finais é nutrir o amor à verdade espiritual.

2. Sentir a necessidade de crescer no conhecimento e no amor à verdade, conforme revelada nas Escrituras.

3. Decidir estudar a Palavra de Deus diariamente e permitir que ela transforme a vida.

Verdade Central 

Ao corrigir a falsa teologia dos eventos finais dos tessalonicenses, Paulo revela a verdade sobre os enganos do fim dos tempos.

Domingo: O problema (2Ts.2:1-3) 

O que é mais importante? Saber a data da volta de Jesus ou estarmos preparados para a volta dEle?

-Os tessalonicenses não deveriam ser levados por qualquer vento de doutrina. Os cristãos devem ser firmes no modo de pensar. Efésios 4:14.

-Não deveriam ficar perturbados: o pensamento de que a vinda do Senhor era iminente havia mantido os tessalonicenses em um estado de contínuo alarme. Em Mateus 24:6 Jesus nos advertiu: “e ouvireis falar de guerras e rumores de guerras. Vede não vos assusteis”.

Segunda-feira: A breve resposta de Paulo (2Ts. 2:3,4) 

A Criatura no lugar do Criador. O apóstolo Paulo reconhece que o perigo de um engano é real e grave (Cf. Mateus 24:14).

-Em Marcos 2:7 os escribas sabiam muito bem que era uma blasfêmia um homem perdoar pecados. Isto seria se colocar no lugar de Deus. Só Deus pode perdoar pecados. É lógico que eles não aceitavam Jesus como Deus Conosco. Que poder religioso tem a audácia de perdoar pecados aqui na terra?

-Filho da perdição. Só há outra descrição sobre este título. Em João 17:12 apresenta Judas como “o filho da perdição”, alguém que andou com Jesus, foi companheiro dos discípulos, mas permitiu que Satanás entrasse em seu coração (qualquer semelhança não seria mera coincidência).

-Afirmações do AT: Ezequiel 28:13-19 e Isaías 14:12-14 (Como se fosse o próprio Deus). Daniel 8:9 e Zacarias 3:1 (Oponente)

Terça-feira: O detentor (2Ts. 2:5-7) 

Paulo enfatiza que apesar de Satanás tentar se colocar no lugar de Deus nos versos anteriores, agora nos versos 5-7 demonstra que é Deus quem controla os tempos e não “o homem do pecado”.

-Em Apocalipse 7:1 nos mostra que existem quatro anjos segurando os quatro ventos para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.

-Em Daniel 4:17 nos afirma que “o altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e O dá a quem quiser e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles.

-Em Mateus 24:14 e Marcos 13:10 também nos traz a informação de que deverá ser pregado o evangelho em todo o mundo então virá o fim.

Quarta-feira: O Anticristo revelado (2Ts. 2:8-10) 

Neste texto encontramos Satanás trabalhando abertamente. Ele deixará a prudência de lado e aparecerá pessoalmente para imitar o ministério terreno de Jesus.

-Em Daniel 7:8 o chifre pequeno falava com insolência. Hoje aparentemente o papado está em silêncio, mas chegará o momento em que se erguerá e fará grandes sinais diante dos homens.

-De acordo com Apocalipse 13 e 17 a besta encabeçará os grandes eventos dos fins dos tempos.

Quinta-feira: Verdade e mentiras (2Ts. 2:10-12) 

Paulo disse que, os que se perderem, serão por “rejeitarem o amor da verdade” (2Ts 2:10, NVI). Conquanto o destino dessas pessoas devas ser lamentado, que “boas novas” podem ser vistas no uso da palavra “rejeitarem”? Muitas pessoas serão iludidas pelos enganos de Satanás. O que você pode fazer agora, não apenas para se proteger, mas também os que estão sob sua influência?

-Deus simplesmente permite que as pessoas colham os frutos de suas ações erradas. Os eventos do tempo do fim revelam diante de todos, de modo claro, a mente e o caráter de Satanás e seus seguidores.

-Esta mesma frase se encontra em II Coríntios 2:15 e 4:3. Satanás consegue enganar os perdidos, mas os eleitos não serão enganados. Mateus 24:23-27.

Conclusão 

1. Satanás personificará Cristo, curará as doenças do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo explanará seus planos diante do mundo e cumprirá seus propósitos aqui na terra.

2. Devemos amar a palavra de Deus, pois é a única proteção para os enganos de Satanás. Devemos tomar a armadura de Deus como em Efésios 6:11-12.

Pr. Joedi Wegner de Souza 
Pastor do Distrito de Restinga Seca, pertencente à MOSR

1 comentários:

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More