segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Resumo da lição número 2 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT

Título: “Deus e a Revelação”

Texto-chave 

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo” Hebreus 1:1, 2

Objetivos 

1. Conhecer o que a Bíblia diz sobre si mesma e a respeito de como ela foi inspirada.

2. Sentir de modo pessoal e íntimo a presença do Espírito Santo enquanto estudamos o que a Bíblia ensina sobre o Deus que a inspirou.

3. Prosseguir ativamente no estudo da revelação do próprio Deus nas Escrituras e desenvolver um relacionamento pessoal com Ele.

Verdade Central

As Escrituras, inspiradas pelo Espírito Santo por meio dos pensamentos e palavras dos escritores bíblicos, revelam a natureza de Deus e Seu modo de lidar com homens e mulheres, e atraem Seus filhos a um relacionamento com Ele.

Domingo: A doutrina da Escritura

Como os autores do Novo Testamento consideravam as Escrituras? 2 Tm 3:16,17

• O impulso que levou a produção das Escrituras proveio do Espírito de Deus. Por isto ela é fidedigna e autoritária.

• Paulo não nos deixa a opção de escolher quais partes consideramos inspiradas e quais partes não consideramos. Não há inspiração parcial.

• Nem tudo (como as leis cerimoniais) é ainda obrigatório para nós, mas isto é radicalmente diferente da alegação de que algumas partes da Bíblia são inspiradas e outras não.

Segunda-feira: A natureza da Inspiração

Como funciona a Inspiração Bíblica? 2 Pe 1:19-21

• Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. Não quaisquer homens, mas os que estavam dedicados ao Seu serviço e plenamente comprometidos.

• A inspiração permite diferentes expressões de uma ideia ou evento, na medida em que essas expressões os descrevem adequadamente.

• Nos poucos lugares em que algumas questões apresentam dificuldades na compreensão, a atitude prudente é humildade.

Terça-feira: O mistério do Deus triúno 

Que aspectos da natureza Divina foram enfatizados por Moisés e por Jesus? Dt 6:4 e Mt. 28:19. Por que a doutrina de um Deus triúno é tão importante para nós? Dt 29:29 e Jo 8:24

• Uma profunda compreensão de como a Bíblia foi escrita nada significa se não conhecermos o Senhor por nós mesmos.

• Há muita coisa sobre a natureza divina que não entendemos completamente e provavelmente nunca entenderemos.

• A revelação da natureza triúna de Deus não é dada para que nos envolvamos em discussões especulativas, mas a fim de aprofundar nossa compreensão de Seu caráter e Suas atividades em nosso favor.

Quarta-feira: Atributos do nosso Criador 

O que é necessário para que uma pessoa desenvolva verdadeira intimidade com Deus? Hb 11:6. Qual é o ingrediente fundamental para uma fé viva? Rm 10:17

• A Bíblia gasta grande quantidade de tempo nos ensinando como é Deus, mas ela não gasta nenhum tempo tentando provar que Ele existe.

• A Bíblia ensina que uma pessoa é convencida da existência de Deus por meio da experiência pessoal com Ele, à medida que o Espírito Santo impressiona o coração.

• Discutir teologia é coisa fácil; a experiência pessoal, porém, exige um preço.

Quinta-feira: As Ações de Deus

Mencione três ações de Deus interagindo com o ser humano na Terra e o que elas lhe ensinam sobre o caráter de Deus. Exemplo: Gn 19:24; Jo 3:16

• Deus está ativamente envolvido com a humanidade e no que acontece na Terra.

• Embora a criação esteja radicalmente diferente do que Ele originalmente fez, o Senhor Se ligou intimamente a ela.

• O Criador das centenas de bilhões de galáxias aprisionou-Se dentro de Sua própria criação, não apenas por 9 meses, nem por 33 anos, mas para sempre! Essa espécie de amor, desperta amor e apreciação sincera.

Conclusão

1. Deus Se agradou em comunicar Sua verdade ao mundo por meio de pessoas, e Ele mesmo, pelo Seu Espírito, qualificou e habilitou seres humanos para realizar essa obra.

2. O Testemunho é transmitido mediante a imperfeita expressão da linguagem humana, porém é o testemunho de Deus.

3. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste e que cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.

4. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; sua vinda é certa como a da aurora; ele descerá sobre nós como a chuva da primavera que irriga a terra.” Oséias 6:3

Pr. Filipe Canarin 
Pastor do Distrito de Rio do Sul/SC, pertencente à Associação Norte Catarinense - ANC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More