segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Resumo da lição número 3 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT

Título: “Homem: Criatura de Deus”

Texto-chave 

“Sabei que o Senhor é Deus; Foi Ele quem nos fez, e dEle somos”. Sl 100:3

Objetivos 

1. Saber: Comparar e contrastar as visões bíblica e evolutiva da origem humana, a natureza e o propósito da existência.

2. Sentir: A honra de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus e as responsabilidades decorrentes dessa origem.

3. Fazer: Aceitar a graça que Cristo oferece para uma nova vida em Deus, e cooperar com Ele na luta contra a tentação.

Verdade Central

A crença de que os seres humanos foram criados à imagem de Deus traz consigo o reconhecimento de responsabilidades dadas por Deus. Embora a queda tenha prejudicado a imagem de Deus, Ele Se propôs a restaurar Sua imagem quando Seus filhos aceitam os méritos de Cristo e cooperam com Ele em resistir à tentação.

Domingo: Criação e Origem Humana

No ensino bíblico, o que é radicalmente diferente, e mesmo abertamente contrário a outras visões da origem humana, tais como a evolução? Gn 1:27

• O fato de Deus ter criado o homem e a mulher à Sua imagem.

Pense nisto: Somos criaturas do reino animal, mas não fomos criados animais! Fomos criados seres semelhantes ao Criador, e isso faz toda diferença! Quando o Criador decidiu Se manifestar à humanidade, Ele veio como um de nós, na pessoa maravilhosa de Jesus. Quer mentalizar isso? Imagine Jesus, com os braços abertos, tendo a Terra em Suas mãos, mãos marcadas pelos cravos da cruz! Assim você terá a imagem do Deus Criador, Mantenedor e Redentor. Por outro lado, coloque-se no lugar dos deístas, que não são ateus, mas ensinam que o Deus Criador abandonou a criação e Suas criaturas à mercê do destino que cada uma criaria, sem o propósito de louvar um Criador!

As origens lidam com a história. Como a Bíblia nos ajuda a compreender a historicidade de Adão em Gênesis 1; 2? Por que é importante entender Adão como uma pessoa histórica? Jd 14: Rom 5:12-21; I Cor 15:20-22

• Após preparar a Terra, Deus cria os animais e Adão e Eva no 6º dia. Judas cita Adão e Enoque. Paulo faz paralelo entre Adão e Jesus.

Pense nisto: Muitos cristãos não acreditam no ensino de Gênesis e lhe dão o nome de “lenda”. O que dizer do restante da Bíblia que menciona a criação e culmina com o Apocalipse conclamando os povos a adorar o Criador (Apoc 14:6-7)? Descartando a historicidade de Adão, toda a Bíblia se torna um “mito” e o homem continua tentando criar seu próprio significado, sentido ou propósito. Daí a importância de meditarmos no fato de que fomos feitos à imagem de Deus.

Segunda-feira: A imagem de Deus - parte 1

Leia atentamente Gênesis 1:26. Que declaração de intenção parece estar ligada à criação do homem à imagem de Deus? Isto é, Deus disse que a humanidade devia ser feita à Sua imagem e, como resultado, algo ocorreu imediatamente. O que foi isso, e como nos ajuda a compreender o conceito de “imagem de Deus”?

• Como representante de Deus, o homem teria domínio e cuidado sobre tudo na Terra.

Pense nisto: A “imagem de Deus” aponta para as faculdades físicas, intelectuais, sociais e espirituais necessárias para que a humanidade cumprisse o propósito de Deus para ela. Qualquer que fosse o significado de ter “domínio sobre” o restante da criação, isso certamente incluía respeito, cuidado e correta mordomia.

O que mais significa ser feito à imagem de Deus? Mc 12:13-17

• Se devo entregar os impostos ao governo porque o selo oficial está no dinheiro, então devo fazer minha entrega total ao Senhor, pois o selo da criação está estampado no meu caráter!

Pense nisto: Essa minha entrega envolve uma vida santa e de serviço ao próximo, para que eu encontre o caminho da salvação.

Terça-feira: A imagem de Deus - parte 2

O que a Bíblia diz sobre o relacionamento que deveria haver entre a humanidade e o mundo? Gn 2:19,20

• A criatura homem deveria se relacionar com a criatura animal e no cuidado de todas as coisas criadas.

Pense nisto: Observe a autonomia e a liberdade dadas a Adão. Ele devia nomear as criaturas que Deus havia criado. Deus não deu os nomes, mas deixou esse trabalho para Adão. O texto sugere que Deus aceitaria quaisquer nomes que Adão desse às criaturas. Com essa tarefa, começava o primeiro relacionamento do homem com os animais que, certamente, eram dóceis e retribuíam à dedicação do homem.

O que mais é revelado sobre os aspectos de relacionamento desses seres feitos à imagem de Deus? Gn 2:20-25

• Adão sentiu falta de sua “fêmea”. Deus providenciou o nascimento de Eva do corpo de Adão, para que entre eles houvesse um relacionamento muito mais profundo que entre os animais.

Pense nisto: Todos os casais de criaturas tiveram a mesma origem: pó da terra, mas Eva não. Ela foi tirada do corpo de Adão. Seria essa a prova de que a mulher deveria seguir o plano criador de Deus, gerando filhos?

De que maneira a unidade do primeiro casal se estende na unidade de toda humanidade? O que a unidade da humanidade diz sobre questões éticas, como justiça, racismo, etc? Gn 1:27; 3:20; At 17:26

• Eva seria a mãe de todos os viventes. Portanto, uma só família.

Pense nisto: Então, somos uma família mundial. Somos irmãos! Nossos relacionamentos deveriam ser muito íntimos e os dois sexos formariam uma só carne pelos laços do casamento.

Quarta-feira: Uma imagem corrompida 

O que o pecado fez com a humanidade? Qual é a parte do grande conflito nessa questão? Rm 5:12-19; Cl 3:10; I Jo 3:8

• Trouxe condenação e morte. Desuniu a grande família e colocou os homens como inimigos entre si. Jesus está trazendo liberdade e vida. Pela Sua graça, desfaz as obras do diabo.

Pense nisto: Ellen White falou sobre uma “tripla” maldição que tem repousado sobre o mundo: a maldição resultante da queda de Adão, a tristeza causada pela morte de Abel e a destruição causada pelo Dilúvio. Podemos ver também a “depravação total” da humanidade, principalmente nos dias atuais.

Quinta-feira: Restauração 

Embora os efeitos do pecado sobre a humanidade sejam muito profundos e penetrantes, nossa situação não é irreversível. Veja o caráter de pessoas e grupos lutando de diversas formas para salvar pessoas. Veja também o empenho da medicina para reverter doenças e má formação física. Atente para o belo visual que a natureza apresenta, expandindo o aroma da criação! A própria terra e suas criaturas ainda revelam o poder restaurador de Deus.

Que promessas de transformação trazem esperança ao nosso coração? Rm 8:29; 2Co 3:18; Ef 4:23,24

• Deus nos predestina para sermos como Jesus; pelo Espírito Santo somos transformados em criaturas espirituais e santas.

Que condição deve ser cumprida para que seja iniciado o processo de recriação do homem à imagem de Deus? Ser uma nova criatura coloca a pessoa fora do alcance do pecado e de seus efeitos? O que sua experiência lhe diz sobre a resposta? 2 Co 5:17

• Estar em Cristo. Assim seremos nova criação. Nosso velho caminho ficou no passado. Tudo será novo no caminho com Cristo.

Pense nisto: Estar em Cristo exige uma guerra espiritual, entre a carne e o espírito. Decidir ser recriado à imagem de Deus é se colocar ao lado do Senhor no grande conflito. Sobre isso escreveu Ellen G. White: “O cristão não deve cruzar os braços satisfeito com o que já conseguiu. Aquele que está determinado a entrar no reino espiritual perceberá que todos os poderes e paixões da natureza não regenerada, apoiados pelas forças do reino das trevas, estão arregimentados contra ele. Ele precisa renovar sua consagração cada dia, e cada dia batalhar contra o mal. Velhos hábitos, tendências hereditárias para o erro, lutarão para manter a supremacia, e contra isso ele deve estar sempre em guarda, lutando na força de Cristo pela vitória” (Atos dos Apóstolos, p. 476,477).

Conclusão

“No princípio Deus criou o homem à Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. (...) O pecado desfigurou e quase apagou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar essa imagem que se concebeu o plano da salvação, e a vida foi concedida ao homem como um tempo de prova” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 595).

Maravilhoso Deus! Maravilhoso Jesus! Apesar desse pequeno período de prova (o tempo de nossa vida na terra), na Sua vinda seremos transformados e teremos um caráter e um corpo igualzinho ao de Adão e Eva, quando saíram das mãos do Criador! Amém.

Arlindo Rossi 
Ancião da IASD do Jardim Iguaçu, do distrito Horto Florestal em Maringá/PR, pertencente à Associação Norte Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More