domingo, 4 de novembro de 2012

Resumo da lição número 6 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Título: “Vitória sobre as forças do mal” 

Texto-chave 
 
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou”. Romanos 8:37

Objetivos 

1. Conhecer a base sobre a qual os seguidores de Cristo podem experimentar vitória sobre o maligno.

2. Sentir que o poder de Cristo está disponível até para o mais débil de Seus seguidores, que pelo arrependimento e pela fé, confiam em Sua proteção e força.

3. Submeter-se a Deus, aproximar-se dEle e permanecer em Sua força, resistindo as ciladas do diabo.

Verdade Central 

Pela submissão a Deus e fé no Pai, Cristo alcançou a vitória sobre Satanás. Semelhantemente, quando Seus seguidores buscam o poder de Deus para vencer a tentação pela submissão à vontade de Deus e pela fé em Sua Palavra, até o mais fraco de Seus filhos é vitorioso em Cristo Jesus.

Domingo: Um cenário para nossa vitória 

Para a vitória do cristão ser alcançada, foi necessário estabelecer um cenário apropriado. Que cenário é este?
 
• Cristo, por Sua morte na cruz e ressurreição, venceu todos os tipos de poderes malignos e impiedosos.

• Como consequência, todas as coisas, incluindo principados e potestades, funcionam em sujeição a Cristo e Suas promessas estão disponíveis.

• É neste cenário que nossas vitórias individuais sobre tudo que nos oprime espiritualmente podem ser alcançadas.

Segunda-feira: Esperança de vitória

Como podemos ter esperança de vitória em meio às aflições e dificuldades humanas?

• Romanos 8:29 e 30.

• De acordo com o propósito eterno de Deus, todas as coisas, incluindo as aflições e dificuldades, contribuem para o bem-estar final do cristão.

• Devemos confiar em Deus incondicionalmente, em todas as circunstâncias. A esperança de vitória é desfrutada pela fé e não pela vista.

Terça-feira: Cristãos versus Satanás 

Tanto Tiago como Pedro afirmam que se resistirmos a Satanás, nos posicionando com firmeza ao lado de Jesus, o diabo fugirá. Isso nos afastará os sofrimentos?

• 1 Pedro 5:10

• Mesmo que sejamos firmes contra Satanás o sofrimento ainda pode durar algum tempo.

• Mas o próprio Deus irá aperfeiçoar, restaurar, firmar, fortificar e fundamentar o cristão.

Quarta-feira: Exemplos de vitória 
 
Porque quando Jesus enviou os doze discípulos para proclamar o evangelho do reino, e depois os setenta, Ele considerou importante dar a eles poder sobre demônios e espíritos imundos?

• A adequada pregação do evangelho envolve necessariamente a exposição de tais poderes que muitas vezes se manifestam contra.

• Os discípulos entenderam que o poder de Jesus, que fazia os demônios se submeterem a eles, tornava possível a vitória sobre o inimigo.

• Estamos numa verdadeira guerra espiritual. Todo aquele que é chamado a proclamar o evangelho ao mundo, precisa do poder de Cristo para realizar essa obra e vencer o poder do mal.

Quinta-feira: Exemplos de vitória (livro de Atos) 

Dentre tantos exemplos de vitória registrados no livro de Atos, qual você gostaria de destacar? Por quê?

• No livro de Atos, encontramos vitórias contínuas dos seguidores de Jesus contra as forças demoníacas. Todas essas vitórias registradas devem nos motivar quando travamos conflitos com o mal.

• “Há cristãos que pensam e falam demais sobre o poder de Satanás. É certo que Satanás é um ser poderoso, mas, graças a Deus, temos um forte Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Por que não falar de Jesus? Por que não exaltar Seu poder e Seu amor?” (DTN, 490) Porque não exaltar mais as vitórias do livro de Atos e das demais Escrituras?

Conclusão 

1. Jesus obteve a vitória sobre as forças do mal mediante a submissão e fé em Deus, e mediante Seu sacrifício e ressurreição, a vitória se estende ao crente.

2. Precisamos constantemente lembrar das histórias e das promessas das Escrituras de que, em Cristo, é possível viver vitoriosamente, mesmo em meio ao sofrimento.

3. “Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro”(Pv 18:10). Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso. (DTN, 130)

Pr. Davi Garcia Reinert 
Pastor Distrital de Carazinho/RS pertencente à Missão Sul-rio-grandense - MOSR

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More