domingo, 11 de novembro de 2012

Resumo da lição número 7 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Título: Armas para a vitória 

Texto-chave 

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6:13).

Objetivos 

1. Reconhecer as ciladas de Satanás

2. Aprender a usar toda a armadura de Deus Verdade Central Existe uma luta espiritual real e só pode ser vencida com as armas que Deus coloca a nossa disposição.

Domingo: A necessidade de usar a armadura 

A luta é individual ou coletiva?

• Paulo se refere a “nossa”(plural) luta em Efésios 6:12. Isso indica uma luta coletiva.

A luta é corporal ?

• Espiritualmente falando sim. Os combates na época de Paulo eram em grande parte ações corpo a corpo. Quem estiver melhor equipado tende a levar vantagem.

Segunda-feira: Cinto da verdade, couraça da justiça 

“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça” (Ef 6:14).

As mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados.

Estamos levando uma vida espiritual frouxa ou estamos apertando o cinto para a luta?

• A couraça era um misto de tecido e metal, hoje poderia ser comparada a um colete a prova de balas. Assim a couraça espiritual tem um misto de verdade e justiça. Uma vida verdadeira na justiça de Cristo.

Terça-feira: Preparação e escudo da fé 

Você já andou descalço num piso quente? Ou caminhou longa distância com um calçado desconfortável?

• Um soldado poderia ficar fora de combate simplesmente por estar mal calçado.

• Os pés são a base sobre a qual se sustenta o corpo. Assim o evangelho da paz provê a aderência e boa sustentação do crente.

Porque Paulo usa a expressão “sobretudo”ao se referir ao escudo da fé?

• A Bíblia de Jerusalém traduz por “em todas as ocasiões”. Em outras palavras, a fé precisa estar presente em todo tempo e ligada a todas as demais peças da armadura.
 
Quarta-feira: Capacete e espada 

O crânio é um conjunto de ossos que protege uma parte essencial do nosso corpo: o cérebro. Podemos dizer que o crânio humano é um capacete natural dado pelo Criador para nossa proteção e segurança. Assim também o capacete da salvação é uma segurança que recebemos de Deus. Então podemos cantar “que segurança sou de Jesus”.

Além disso, o capacete também era um elemento de identificação dos soldados de um mesmo exército. Estamos todos identificados com o emblema da salvação.

Chegamos então à única arma de ataque mencionada na armadura, a espada.

Quais são as características da Palavra de Deus na batalha contra Satanás?

• Ef 6:17; Hb 4:12

Quinta-feira: Orando sempre

Davi pegou a espada de Saul enquanto este dormia e poderia tê-lo matado.

Uma superarmadura não vai proteger um soldado descuidado ou enquanto dorme.

Efésios 6:18 começa com a expressão “orando em todo o tempo” (RC), o que sugere que a oração está conectada com os versos anteriores. A ideia é a de que, para vestir, pegar e levantar a armadura do Céu, precisamos confiar em Deus. Por isso, “a oração não é outra arma, mas o espírito, a maneira pela qual toda a armadura deve ser usada e a batalha travada.

Paulo estava recomendando a oração como um permanente estado mental, uma atitude contínua de comunhão com Deus” (The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 6, p. 1046).

Efésios 6:18 começa com a expressão “orando em todo o tempo” e continua com outra sobre estar “vigilante”. A respeito do que devemos vigiar, e por quê?

• Em Efésios 6:18, a ênfase está na oração pelos outros. Sem dúvida, ao orarmos pelos outros, somos fortalecidos espiritualmente, e ficamos mais bem armados para o conflito que se segue, não importando a forma que ele assumir.

Muitos filmes tem sido feitos com o tema do resgate de um soldado pelos seus companheiros. Este é o espírito que deve haver no exército do Salvador.

Conclusão 

“Devemos vestir cada peça da armadura e então ficar firmes. O Senhor nos honrou ao nos escolher como Seus soldados. Vamos lutar bravamente por Ele, mantendo o direito em cada ação. Coloque como sua couraça aquela justiça divinamente protegida, que todos têm o privilégio de vestir. Isso protegerá sua vida espiritual” (Ellen G. White, The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 6, p. 1119).

Temos vestido cada uma das peças desta armadura espiritual?

O combate está se intensificando. É hora de revisarmos cada peça pra ver se está em perfeitas condições. Nosso General conta conosco e se seguirmos Suas ordens, a vitória é garantida.

Pr. Paulo Predebon 
Pastor distrital de Imbituba/SC, pertencente à Associação Catarinense – AC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More