quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resumo da Lição 02 da Escola Sabatina


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Título: “A formação do mundo”

Texto-chave:

“Assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a Terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu Sou o Senhor, e não há outro”. Is. 45:18

Objetivos:

1. Apresentar a Deus como O criador. Na criação houve planejamento, propósitos claros e específicos para a Sua criação, contrariando a teoria da evolução.

2. Diferenciar e sobrepor a narrativa Bíblica da criação e confrontar as narrativas que defendem a evolução.

3. Mostrar o poder da palavra de Deus. Este mesmo Deus, está hoje a nossa disposição.”

Verdade Central

A Bíblia, a palavra de Deus, confirma que Ele É o Criador. Ele criou a terra para ser habitada. Criou com o poder de Sua palavra. ”

Domingo: Sem forma e vazia

Como cristãos Adventistas do Sétimo Dia, cremos: na criação da terra em 7 dias literais; que Deus É o criador do universo, contrariando a evolução.

Como era a terra antes da vidar ser criada? Gen. 1:1,2.

A terra era sem forma, vazia, sem beleza e sem vida. Havia apenas umidade e escuridão.

Quando a história começou, a terra já estava aqui, sem forma, vazia e na escuridão. As condições eram inapropriadas para a vida. Deus criou a matéria prima da terra e em algum momento Ele criou um ambiente próprio para a vida.

Mas Deus tinha uma intenção, um propósito ao criar a Terra: povoa-la, torna-la habitável (Isaias 45:18). O planeta se tornou próprio para as criaturas vivas depois que Deus decidiu torna-la assim.”

Segunda-feira: Haja Luz

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz dia e às trevas, noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia” (Gn 1:3-5).

O que esses versos ensinam sobre o primeiro dia da criação?

 Neste dia, a luz apareceu em resposta ao poder da palavra de Deus. Tudo que Deus faz é bom, a luz era boa. Ele usou a luz para organizar o tempo e a vida, ao separar as trevas da luz, o dia da noite.

 A palavra de Deus é eficaz e poderosa. Pelo poder de sua voz, tudo se formou, tudo passou a existir. A luz é uma das características que acompanham a presença de Deus. Não precisamos supor que a luz tenha sido inventada no primeiro dia da criação, uma vez que Deus existia antes da criação da Terra e Sua presença frequentemente é associada à luz (1Jo 1:5; Ap 22:5). Na criação, a luz foi introduzida no planeta anteriormente escuro.

Terça-feira: O céu criado

O que é firmamento, e qual a sua função?

 O firmamento, é a expansão, o espaço celeste ou o céu atmosférico. Firmamento significa simplesmente o céu acima, a atmosfera, o espaço.

 Sua função é separar as aguas debaixo dele e as aguas acima dele.

 Deus criou o céu e todo corpo celeste, pelo poder de Sua palavra.

 Ele deu o nome de firmamento, isso mostra sua soberania sobre ele. Deus é soberano sobre o espaço, Ele não está limitado ao espaço. O espaço é subordinado a Ele.

Quarta-feira: Espaço para viver

A terra estava sem forma e vazia, coberta de água e mergulhada na escuridão. Deus muda tudo. Muda a superfície da terra a fim de prepara-la para o surgimento dos continentes, um espaço para o homem viver. Ele separou a parte seca das aguas. Providenciou suprimento para suas criaturas. Criou a relva, as ervas e arvores frutíferas. Essas deveriam ser a fonte de alimento para o homem.

O livro de Genesis apresenta uma diversidade de plantas, alimentos desde o início. A Bíblia deixa claro que não existiu um ancestral único a partir do qual todas as plantas evoluíram. Desde o inicio houve uma diversidade de vida vegetal.

Quinta-feira: A onipotente Palavra de Deus

Há várias narrativas com respeito a origem do planeta terra. A maioria esmagadora, relatam conflitos e violências, sangue e morte; que corrobora a Teoria da evolução. Contrariando esta teoria, aparece a Bíblia descrevendo o Deus Criador, com a Sua palavra poderosa. Veja estes textos:

- 2 Cor. 4:6: O Senhor fala e a luz começa a brilhar em meio as trevas;
- Isa. 55:11: A palavra que sai da boca do Senhor não voltará vazia. É realizado conforme a sua vontade.
- 2 Pe. 3:5: Deus com Sua palavra criou os céus e a terra. Deus criou apenas com o poder de Sua palavra. Genesis apresenta a palavra (ex nihilo), criar do nada. Deus não precisou fazer uso de nenhuma matéria prima pré-existente. Deus não fez uso de violência, conflitos ou crimes para criar. Usou apenas a Sua palavra. Este mesmo Deus, com o poder de Sua Palavra está a nossa disposição!

Conclusão

 A terra que antes era sem forma e vazia, sem beleza e sem vida, agora é criada por Deus com um propósito: ser habitada (Isa 45:18). Como sempre, tudo que Deus faz é planejado e com um propósito.

 Essa obra foi executada pelo poder da palavra de Deus, como disse Davi: “O Senhor falou e tudo se formou, Ele falou e tudo passou a existir” (Sal 33:9).

 Estamos vivendo nos ultimos dias da história deste mundo.

 Deus chamou um povo para pregar uma mensagem para este tempo: Adorar ao criador! Satanás aparece com suas teorias, inclusive a da evolução, para culminar sua obra enganadora. Escolha hoje adorar o criador!”

Izaias Rodrigues da Silva
Distrito de Vila Operária- Maringá – PR Associação Norte Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More