domingo, 13 de janeiro de 2013

Resumo da Lição 03 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Titulo: A Criação Concluída

Texto chave:
"Havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dias de todas a Sua obra que tinha feito" (Gn 2:2)

Objetivos:
1. Conhecer as evidências textuais de que Genesis 1 foi escrito como uma narrativa histórica. 2. Sentir a importância das diferentes maneiras de abordar o texto bíblico. 3. Abordar o texto bíblico com base na própria Bíblia, sem utilizar ideias alheias a ela na interpretação.

Verdade Central
O relato de Genesis revela uma criação realizada com grande cuidado e propósito. Nada foi deixado ao acaso.

Domingo: Sol, Lua e estrelas

Se o sol foi criado no quarto dia, como foram produzidos os ciclos diários dos três primeiros dias? 

Encontramos pelo menos três possibilidades

1. A de que o Sol tenha sido criado no quarto dia, e a luz para os três primeiros dias tenham vindo da presença de Deus ou de outra fonte.

2. A de que as funções do Sol, Lua e estrelas tenham sido designadas nesse momento.

3. A de que o Sol já existisse, mas estivesse obscurecido por nuvens ou poeira vulcânica e não fosse visível ou totalmente funcional até o quarto dia.

Segunda-feira: Criação das aves e animais marinhos

Há algum tipo de acaso no relato da criação?

Pelo contrário, os eventos da criação ocorrem em uma sequencia padronizada intencional, mostrando total cuidado e organização da parte de Deus. No verso 21, Deus viu que as criaturas que Ele havia feito eram boas. Isso indica que elas foram bem projetadas, eram atrativas aos olhos. Um grande exemplo são as aves. Suas penas são leves, mas fortes; rijas, mas flexíveis. As partes de uma pena de voo são mantidas juntas por complexos conjuntos de minúsculos filamentos que proveem uma amarração forte, mas leve.

Terça-feira: Criação dos animais terrestres

O que significa a expressão "segunda a sua espécie"?

A expressão segundo a sua espécie se refere ao fato que havia diversos tipos de criaturas envolvidas nas respectivas histórias Algumas traduções da Bíblia usam a expressão "de vários tipos", que parece mais fiel ao contexto. Outros exemplos como aqueles que aparecem em Gn 6:20; 7:14; Lv 11:14-22 nos ajudam a entender essa questão.

Quarta-feira: Trabalho acabado

Se Deus não se cansa nem se fadiga, porque então Ele "descansou" no sétimo dia?
1. A palavra "descansou" vem do termo "shabat" que além de descanso significa "cessação do trabalho", portanto Deus havia terminado a obra da criação, então parou.

2. O homem tinha uma necessidade, para a qual Deus fez uma provisão

3. Com esse ato, o Senhor nos deixou algo para que não percamos a visão de Deus e para que não sejamos envolvidos pelo materialismo e excesso de trabalho.

Quinta-feira: O dia literal

Alguns argumentam com base em Salmo 90:4 e 2 Pedro 3:8 que cada dia da criação na verdade representa mil anos. Como entender essa questão?

Os dias são compostos por tarde (período escuro) e manhã (período de luz) e são numerados sucessivamente. A repetida expressão "houve tarde e manhã enfatiza o aspecto literal de cada dia. O fato de que hoje vivemos numa semana literal aponta para o inicio do ciclo semanal na criação do nosso planeta. Hoje cada dia da semana é um dia de 24 horas!

Conclusão:

Ao estudar o relato da criação podemos entender que:

1. O mundo não veio do acaso, tudo foi feito de maneira intencional e organizada.

2. Todo o relato da criação é uma narrativa histórica, literal dos fatos.
 
3. Por mais que alguns tentem reinterpretar o Gênesis, um estudo sério revela que Deus criou todas as coisas, inclusive o sábado do sétimo dia, tornando-o um dia santificado para toda a humanidade.

Cleiber Ziviani
MIPES - ASP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More