domingo, 20 de janeiro de 2013

Resumo da Lição nº 04 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Título: Criação, um tema Bíblico

Texto-chave “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14:6, 7).

Objetivos
1. Estudar várias referências que apontam para o relato de Gênesis da criação. 2. Mostrar como outros escritores da Bíblia entendiam o relato da criação como uma descrição literal das origens humanas.

Verdade Central
História da criação é de vital importância, porque ela afeta nossa maneira de entender a natureza das Escrituras e as mensagens inspiradas.
Domingo: A criação em Gênesis 2

Como Jesus confirmou a verdade histórica de Gênesis 1 e 2? Mt 19:4-6.
1- Deus criou o homem e a mulher, estabelecendo o casamento, conforme o relato de Gênesis. Jesus concordou com a história da criação.
2- Moisés nunca teria escrito dois relatos contraditórios. O conflito não está com os textos, mas com quem pretende achar conflito neles.

Segunda-feira: A criação nos Salmos

Qual relação entre os Salmos e Gêneses 1, no relato da criação?

1- Nada nos salmos sugere que o relato de Gênesis não deva ser considerado literalmente.

2- Em todos os casos nos Salmos, a descrição da criação se harmoniza com Gênesis 1 e nos lembra do papel fundamental do Gênesis em nossa compreensão das nossas origens como filhos e filhas de Deus.

Terça-feira: A criação no livro de Jó

Leia a resposta de Jó ao Senhor. Por que ele deu essa resposta? O que isso nos diz sobre nossa atitude em relação a Deus, durante nossas tragédias pessoais? Jó 42:1-6
1- A incapacidade de Jó para explicar as características da criação o levou a reconhecer a grandeza de Deus e a confiar nEle, apesar de tudo que havia acontecido.
2- O ponto é que, por meio das maravilhas da criação, que hoje compreendemos muito mais do que Jó podia entender, devemos aprender a confiar no maravilhoso amor e poder de Deus.

Quarta-feira: Os profetas e a criação

Quais características que tornam a Terra um lugar adequado para a vida humana, em contraste com outros planetas do nosso sistema solar?
1- Primeiramente, a água está presente em abundância.
2- Outra característica única a Terra é a composição da atmosfera, com cerca de 21% de oxigênio e 78% de nitrogênio. Outros planetas têm atmosferas dominadas por dióxido de carbono ou hélio, mas só a Terra tem uma atmosfera apropriada para a vida.
Quinta-feira: A Criação no Novo Testamento

O que os seres celestiais dizem sobre capacidade divina de criação? Ap 4:11; 10:5, 6
1- Deus criou todas as coisas; por Sua vontade tudo veio à existência: os céus, a Terra e tudo o que neles há.
Conclusão

1. A criação desempenha papel fundamental no desenvolvimento dos temas teológicos nas Escrituras.
2. Viver a crença na criação a fim de demonstrar como ela afeta o papel da autoridade bíblica em sua vida.
3. A criação é parte de um corpo maior de informações bíblicas e define os conceitos utilizados nas Escrituras em seu todo. Assim, nossa maneira de entender a criação afetará nossa compreensão de toda a mensagem bíblica.

Roney Lopes da Silva
Distrito: Restinga - Porto Alegre
Associação Sul Riograndense

1 comentários:

Reciban muchas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
VISITANDOLES DESDE EL SALVADOR CENTROAMERICA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More