domingo, 10 de fevereiro de 2013

Resumo da Lição nº 07 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O TEXTO

Título: Vendo por espelho obscuramente

Texto Chave: “A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: ele apanha os sábios na própria astucia deles” (1º Coríntios 3:19)

Objetivos:

1º Conhecer a revelação Geral e revelação especial.

2º Saber que embora limitados podemos tentar entender melhor quem é Deus e quem somos em relação a ele.

3º Aprender que somos dependentes de Deus.

Verdade Central: Deus se manifesta por meio da revelação especial, mas também pela natureza, de maneiras mais limitadas e gerais.

Domingo: A terra é do Senhor

Leia salmo 24:1-2, o que o texto nos sugere sobre nosso relacionamento com Deus?

- Não apenas o mundo pertence a Deus, mas Ele também reivindica a propriedade de todas as criaturas da terra.
- Nada podemos dar a Deus exceto nossa lealdade.
- Pertencemos a Deus, não apenas pela criação, porem, mais importante ainda, pela redenção.

Segunda-feira: Um mundo caído

Como o mundo foi “amaldiçoado”, e quais foram os resultados dessas maldições? Gn 3:17; 4:11

- A implicação é que toda a criação foi afetada pelas maldições resultantes do pecado.
- O mundo em que vivemos hoje esta muito diferente daquele que surgiu do Senhor no fim da semana da criação.
- O dilúvio desorganizou o sistema de irrigação estabelecidos opor Deus na criação, despojando o solo de porções de terra e depositando-as em outros lugares.

Terça-feira: O príncipe deste mundo

- Não devemos esquecer, a realidade Satanás, a realidade do grande conflito e a realidade da tentativa do inimigo de tornar o controle de tudo o que puder.
- Sua ira e seu poder destrutivo, embora limitado por Deus a um certo grau, deu uma forma que certamente não entendemos agora, nunca devem ser subestimados.
- A batalha final a se resume apenas em duas forças: Cristo e Satanás. Não há meio termo. E como sabemos, grande parte deste mundo está sob a bandeira do lado errado. É de admirar que o mundo esteja tão degenerado?

Quarta-feira: A “sabedoria” do mundo

De que maneira Deus avalia a suposta “sabedoria” do mundo? 1º coríntios 1:18-21

- Há muita coisa no pensamento humano que desafia a palavra de Deus. Seja a questão da ressurreição de Jesus, da criação ou de qualquer milagre, a “sabedoria humana” (mesmo quando apoiada pelos “fatos” da ciência) deve ser considerada “loucura” quando contradiz a palavra do Senhor.
- Conhecimento e informação, no entanto, não são necessariamente a mesma coisa que “sabedoria”.

Quinta-feira: Pelos olhos da Fé

Que lições específicas Davi contemplava na criação? Salmos 8

- Somente nos últimos cem anos realmente começamos a compreender a vastidão do cosmo e, em comparação com isso, a nossa pequenez.
- Para o cristão, a criação fala verdadeiramente do cuidado de Deus, mesmo em meio ao mal introduzido por satanás. No entanto, por mais poderosos que sejam o testemunho e a evidencia do mundo criado, a revelação é incompleta, principalmente devido aos resultados da queda e ás maldiçoes que ela trouxe.

Conclusão:

1) Deus se manifesta por meio da revelação geral e especial, a revelação geral por meio da natureza transmite uma ideia confusa sobre Deus, devido a entrada do pecado no universo.

2) A queda da humanidade foi, em parte, devido ao desejo das criaturas de transcender seus limites e se tornarem divinas, as medidas corretivas de Deus resultaram em maldiçoes que aumentaram as limitações humanas.
3) As limitações nos ajudam a entender e reconhecer mais facilmente que nunca poderemos ser como Deus e que dependemos desse Deus maior e mais poderoso do que nós mesmos.

Pr. Célio Longo 
Departamental MIPES ACP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More