domingo, 24 de fevereiro de 2013

Resumo da lição número 09 da Escola Sabatina


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

Título: “Casamento: um presente dado no Éden”

Texto-chave “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Gen. 2:18

Objetivos
1. Entender que a união vitalícia é o desígnio original de Deus para o casamento.

2. Sentir respeito pela união matrimonial, que é o projeto original de Deus para o casamento.

3. Usar a influência pessoal no casamento e na vida para incentivar o desígnio original do casamento.

Verdade Central
O casamento foi estabelecido no Éden com certos parâmetros destinados a proteger nossa felicidade.

Domingo: “Não é bom que o homem esteja só”

Pergunta: Em meio a criação, o que não era bom e por quê?

• Não era ao homem estar só porque o relacionamento de amor e cooperação é necessário para refletir a imagem de Deus.

• Toda a criação de Deus é boa, mas só está completa quando se evita o que não é bom.

• Deus criou Eva para completar o que faltava em Adão.

Segunda-feira: Uma companheira para Adão

Pergunta: Que significado encontramos no método usado por Deus para criar uma companheira para Adão? Gn. 2:21-22

• Da mesma forma que criou Adão, Deus pessoalmente formou o corpo de Eva, o que mudou foi o material usado.

• A carne compartilhada pelos dois indicava que deveriam estar unidos, pois foram planejados para ser “uma só carne”.

• A forma com que Deus criou Eva mostrou claramente, que Ele poderia prover qualquer companheira que Adão necessitasse.

Terça-feira: Casamento ideal
Pergunta: De acordo com os textos de Mc.10:7-9 e Gn. 2:24. Quais são os elementos básicos para ter um bom casamento?

• O primeiro elemento básico é: Deixar pai e mãe. Problemas com os sogros são uma das principais causas de discórdia conjugal

• Segundo elemento: Unir-se a sua mulher. Estar unidos no propósito de fazer o melhor um pelo outro e por sua união

• Terceiro: Tornar-se uma só carne. A relação sexual é exclusiva ao casamento. Estes elementos aparecem na Bíblia de forma progressiva: Primeiro deixar pai e mãe, segundo, unir-se a sua mulher e depois, tornar-se uma só carne.

Quarta-feira: Protegendo o que é precioso

Pergunta: Leia Mateus 5:27-30. De acordo com o texto, o que Jesus trata com extrema seriedade? O que está em jogo?

• A seriedade com que Jesus trata o tema do adultério é extrema, isto se vê ao Ele indicar um ato extremo para não se perder a salvação.

• Por mais que enfatizemos a graça e o perdão que Jesus concede aos pecadores, não podemos nos esquecer da moralidade que Jesus requer.

Quinta-feira: Casamento como uma metáfora da igreja

Pergunta: O que os casais devem aprender com o relacionamento entre Cristo e Sua igreja? Ef. 5:28-32; Ap. 19:5-9

• A primeira lição é que o marido deve amar sua esposa, como ele ama a si mesmo.

• A segunda lição é que a esposa deve respeitar seu marido, assim como respeitam o Senhor.

• Amor abnegado será retribuído com amoroso respeito e felicidade mútua.

Conclusão

1. O casamento é uma instituição divina estabelecida pelo próprio Deus, antes da queda, quando tudo, inclusive o casamento, “era muito bom”.

2. Deus tencionava que o casamento de Adão e Eva servisse de modelo para todos os casamentos posteriores.

3. Uma compreensão adequada da moralidade, especialmente sexual, está claramente ligada à compreensão adequada de nossas origens.

4. Para ter um casamento feliz, é necessário seguir as orientações de Deus: Deixar pai e mãe, Se unir a sua mulher e ser uma só carne. (Gn.2:24).

Pr. Gerson dos Santos Distrito Bairro Taboão – Rio do Sul Associação Norte Catarinense

1 comentários:

Agora, como professor da Escola Sabatina, este recurso é excelente para a recapitulação da lição e crescimento espiritual.
Que o SENHOR abençoe esse site e todos que nele cooperam!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More