domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resumo da lição 8 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O TEXTO

Título: Jesus, Provedor e Mantenedor

Texto chave: “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp. 4:19).

Objetivos:

1. Mostrar que Deus Criou e mantém todas as coisas no universo.

2. Que sintamos a importância do poder de Deus em nossa vida, principalmente na caminhada espiritual.

3. Que sejamos dependentes do poder de Deus para vencer, e o busquemos de todo o nosso coração. Verdade Central: Deus é o criador do mundo, não apenas por sua origem, mas pela contínua manutenção, possibilitando aos seres humanos viverem em um estado de dependência, através da comunhão pessoal, e alcancem: a justificação pela fé, a santificação e por fim a glorificação.

Domingo: O Mantenedor.

A Bíblia ensina que Jesus governa e sustenta o universo que Ele criou, isso não é compatível com filosofias e crenças humanas. Como isso afeta nosso relacionamento com Ele?

A – O universo depende de Deus, mas Deus não depende do universo. “Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste” (Col. 1:17).

B - Dependemos do poder mantenedor de Jesus, cada dia de nossa vida. “pois nele vivemos, nos movemos e existimos”... (Atos 17:28).

C - “O mesmo poder que mantém a natureza, opera também no homem. As mesmas grandes leis que guiam tanto as estrelas, como o átomo, dirigem a vida humana. As leis que presidem o coração, regendo o fluxo da corrente da vida no corpo, são as leis da inteligência do todo poderoso, as quais presidem as funções da alma. Dele procede toda a vida. (EGW, Ed. Pg. 99).

Segunda-feira: Generoso Provedor.

O evolucionismo, Deismo, panteísmo, e outras filosofias humanas, negam ou descrevem de forma errada a atuação poderosa de Deus na criação e manutenção do universo. O que a Bíblia e o Espírito de Profecia falam sobre Deus, como generoso provedor?

1. O evolucionismo ensina que os seres humanos são o resultado do acaso e que subsistem através de um violento processo de predação, sobrevivendo os mais aptos. A Bíblia diz que Deus criou o ser humano e providenciou alimento para ele sobreviver. (Gen. 1:11 a 2:09).

2. “Ele nos cumula de benefícios seus. Somos-lhe devedores do alimento que comemos, da água que bebemos, da roupa que vestimos, do ar que respiramos. Sem a sua especial providência, o ar estaria cheio de pestilência e de veneno. Ele é generoso benfeitor e preservador” ( EGW, CSM pg. 17). 3. “As misericórdias do Senhor, são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã. Grande é tua fidelidade” ( Lam. 3:22,23).

Terça-feira: Mal Natural.

A natureza, palco da revelação da glória de Deus (Salmos 19: 01) está gemendo devido ao pecado e a ação da mão do homem. Se Deus está no controle de tudo, porque acontecem terremotos, furacões, inundações, secas, tsunamis, tornados, ceifando milhares de vidas, causando dor e sofrimento?

A – “Deus tem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituem um de seus meios para chamar homens e mulheres à razão e ao arrependimento” (EGW, EF pg. 26).

B – “ Deus não respondeu todas as perguntas e inquietações de Jó, mas o fez compreender que existem coisas que vão além do nosso entendimento finito, mas que precisamos continuar confiando Nele. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8:28).

Quarta-feira: Governando uma Criação Danificada.

De que forma Deus atua na criação, para manter seus filhos? O que isso nos fala sobre seu caráter e preocupação com suas criaturas?

1. Deus está no controle de tudo e ativamente suprindo as necessidades de seus filhos e filhas, envia sol e chuva para terra produzir alimento a seus moradores.

2. “Cada momento somos mantidos pelo cuidado de Deus e sustentados pelo seu poder. Ele enche nossa mesa de alimento. Dá-os sono pacífico e refrigerador. Semanalmente traz-nos o sábado, a fim de que possamos descansar de nossos trabalhos temporais e adorá-lo em sua própria casa” (EGW, CSM pg. 18).

3. Promessa de Deus: “Fui moço e já, agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37:25).

Quinta-feira: Provedor para uma criação danificada.

O pecado afetou os seres criados e toda a natureza. Embora tendo que passar por lutas, tragédias e provações, que esperança Jesus nos oferece se crermos em sua palavra?

A – Deus não promete uma vida livre de sofrimento ou somente de luxo, mas promete suprir todas as nossas necessidades. Precisamos confiar inteiramente nele, mesmo em momentos difíceis.

B - “O nosso Deus tem o céu e a terra sob o seu comando, e sabe justamente de que necessitamos” (EGW, TI Vol VIII, pg. 272).

C - “Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (2Co. 9:10).

Estudo Adicional:

Pense nas seguintes citações: “O Deus do céu está continuamente em atividade. É pelo seu poder que a vegetação cresce, que cada folha brota e toda a flor desabrocha. Toda a gota de chuva ou floco de neve, cada haste de grama, folha, flor e arbusto, testifica de Deus. Essas pequeninas coisas, tão comuns em torno de nós, ensinam a lição de que nada escapa à consideração do infinito Deus, nada é insignificante demais para sua atenção” (EGW, TI Vol VIII pg. 260).

Deus é que faz o sol surgir no céu, Ele abre as janelas do céu e dá chuva. Ele faz crescer a vegetação sobre os montes.” Ele dá a neve como lã, esparge a geada como cinza”(Sl 147:16). Como não confiar nesse pai tão maravilhoso que nos criou e nos mantém? Devemos sempre confiar em Deus, mesmo que não entendamos seus propósitos, pois: “Tanto na divina revelação, como na natureza, Deus deixou aos homens mistérios para lhes exigir fé. Assim deve ser. Podemos estar sempre pesquisando, sempre inquirindo, sempre aprendendo, e sempre haverá, além um infinito”(EGW, TI Vol. VIII, pg. 261).

Conclusão:

Jesus é nosso provedor e mantenedor, porque nos ama e atribui grande valor a cada um de nós. “Observai as aves do céu, não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo vosso pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que aves? (Mt. 6:26).

Devemos ser humildes e dependermos totalmente do poder mantenedor de Deus, como diz a Bíblia: “humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele em tempo oportuno vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:6). Nossa vida deve ser um testemunho vivo do poder provedor e mantenedor de Jesus, afinal, somos dele duas vezes, por criação e por redenção, realizada na cruz do calvário. Sejamos fiéis a Deus, seguindo seu conselho: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele , e o mais ele fará”(Sl 37:05).

Pr. José Garcia  
Pastor Distrital em Campo Bom – RS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More