segunda-feira, 1 de abril de 2013

Resumo da lição número 1 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

TITULO: Adultério Espiritual (Oseias)

TEXTO CHAVE: “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da desfavorecida, e a Não-Meu-Povo direi: Tu és o Meu Povo! Ele dirá: Tu és o meu Deus.” Oseias 2:23

OBJETIVOS:

1º Conhecer a intolerância de Deus para com o pecado e seu amor para com seu povo.

2º Promover o sentimento de amor para com os pecadores, a exemplo do amor divino.

3º Submeter-se ao plano de Deus e louvá-lo porque Ele nos aceita.

VERDADE CENTRAL:

Quando nos voltamos para Deus em resposta ao seu chamado de amor, Ele perdoa, muda nossa condição, nos abençoa e conduz a uma vida nova. DOMINGO: Uma estranha ordem

Leia Oseias 1:2,3 Não sabemos ao certo. Uma coisa, porém, é certa: quando o Senhor falou a Oseias e por meio dele, queria desviar a atenção das pessoas da história de Oseias para a história do seu amor por Israel.

O seias foi chamado a suportar tristeza de coração e rompimento do casamento.

Ele deve ter sofrido indignação e vergonha publicas. No entanto, quanto mais ele experimentava a infidelidade de Gomer, mais profunda era sua compreensão da tristeza e frustação de Deus com Israel.

Que tipo de testemunho você dá não apenas por suas palavras, mas também por suas ações? Que aspectos de sua vida revelam que você é não apenas uma boa pessoa, mas um seguidor de Jesus?

RESUMO DA SEMANA:

Segunda-feira: Traição espiritual

Que advertências é dada em Oseias 2:8-13? Estamos em perigo de fazer essencialmente a mesma coisa?

Quando Gomer, esposa de Oseias, cometeu adultério, ele sofreu a agonia da traição, humilhação e vergonha.

No tempo de Oseias, as pessoas eram tão ingratas para com Deus, tão envolvidas com o mundo, que estavam apresentando essas dádivas aos seus falsos ídolos.

Você acha fácil usar as dádivas recebidas de Deus de forma egoísta, ou até mesmo de maneira idolatra? Na pratica, como podemos evitar esse pecado?

Terça-feira: Promessa de restauração

Leia Oseias 2. Qual é a mensagem principal de Deus para seu povo nesse texto? Como o evangelho é revelado nesse capitulo?

A mensagem de Oseias apresenta a profunda verdade do constante amor de Deus por um povo indigno.

O capitulo 2 contém um longo discurso do senhor sobre a apostasia de Israel, que é então comparada com esse amor infalível.

O capitulo termina com a descrição de um tempo futuro, depois do Juízo, quando Deus atrairá Israel para ama-lo como antes (Oseias 2:12-15).

Os animais selvagens não mais devorarão as vinhas e figueiras da esposa, mas se tornarão parceiros da esposa (Oseias 2:18).

Cada filho receberá um novo nome, revelando novamente a vontade divina de curar e perdoar as transgressões passadas de seu povo.

Quarta-feira: Acusação contra Israel

No antigo Testamento, adoração de ídolos era considerada o pecado mais grave porque negava o papel do Senhor Deus na vida da nação e do indivíduo.

Oseias 4:1-3 apresenta Deus como Aquele que traz uma acusação ou uma questão jurídica contra Israel. A nação escolhida era culpada diante de Deus porque o povo não havia conseguido viver de acordo com os termos da aliança.

A injustiça social se alastrava sobre a terra, classes ricas em Israel exploravam os camponeses a fim de conseguir pagar tributo a assíria.

Muitos recorriam a fraude e ao engano (Oseias 12:7,8). Foi em virtude dessas coisas que o período anteriormente pacífico e prospero se tornou um momento de turbulência politica e social, o país estava a beira do caos total.

Seja qual for nossa posição financeira, como podemos nos proteger contra os perigos que o dinheiro sempre apresenta aos seguidores de Cristo?

Quinta-feira: Chamado ao arrependimento.

Qual a diferença entre saber coisas a respeito de Deus e conhecer a Deus? Como essa diferença se reflete na nossa vida Prática?

Costumamos a pensar que idolatria é se curvar a estátuas. De que forma a idolatria pode ser algo muito mais sutil e enganoso do que isso?

O projeta chama o povo a rejeitar o pecado e encontrar refúgio no Senhor seu Deus, porque Ele é seu criador e redentor.

O propósito do Juízo divino era lembrar aos pecadores que sua vida e força provinham Daquele a quem eles deviam voltar.

Foi a falta de conhecimento de Deus que levou o povo a rebelião e acabou resultando no juízo. Oseias 4:6.

CONCLUSÃO:

O problema do pecado trouxe uma terrível separação entre Deus e a humanidade. Mas, pela morte de Jesus na cruz, um caminho foi feito para que caminhemos lado a lado com o senhor. Podemos, de fato, conhece-lo por nós mesmos.

Pr. Celio Longo 
Escola Sabatina e Ministério Pessoal
Associação Central Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More